Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3. Reitoria (CSU)

Marialva do Socorro Ramalho de Oliveira de Almeida (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

 


3.1 GABINETE DA REITORIA

 

Chefe de Gabinete: Karina Pingarilho Pascholin (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2152

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

Mais informações:

http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-teste/reitoria

http://www.ifap.edu.br/index.php/enderecos-telefones-e-e-mails

 


3.1.1 DEPARTAMENTO DE EXPEDIENTE

 

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (expediente externo), 14h às 18h (expediente interno)

Telefone: (96) 3198-2152

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


 3.1.2 DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EVENTOS – DEICE

 

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Por telefone: (96) 3198-6125

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.1.3 AUDITORIA INTERNA – AUDIN

 

Auditora Interna: Patrícia Paranhos Barbosa (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2165

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

Mais informações:http://ifap.edu.br/index.php/component/content/article/procuradoria-institucional/apresentacao?id=494

 


3.1.4 PROCURADORIA JURÍDICA – PJ

 

Serviços prestados: representação judicial e extrajudicial e atividades de consultoria e assessoramento jurídicos, apuração da liquidez e certeza dos créditos, de qualquer natureza, inerentes às suas atividades, inscrevendo-os em dívida ativa.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2150

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo.

 


3.1.5 OUVIDORIA

 

Serviços prestados: Facilitar o processo de comunicação entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados. Ao registrar uma manifestação, você pode se identificar, informando seus dados, sem qualquer restrição de identidade, manifestar-se anonimamente ou optar por solicitar restrição de acesso a seus dados.

 

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2166

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

Legislação Ouvidoria: http://www.ifap.edu.br/index.php/ouvidoria/legislacao

Perguntas frequentes: http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=28

Mais informações: http://www.ifap.edu.r/index.php/component/content/article/menu-teste/reitoria?id=495

 


 

3.1.6 SERVIÇO DE INFORMAÇÃO ELETRÔNICO E-SIC

 

Serviços prestados: O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada aos órgãos e entidades do Executivo Federal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

 

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Por telefone: (96) 3198-2150

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

Mais informações: https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx

http://www.ifap.edu.br/index.php/acesso-a-informacao/servico-de-informacao-ao-cidadao

Outras informações:

Cadastre-se: https://esic.cgu.gov.br/sistema/Pessoa/CadastrarPessoa.aspx

Download de Dados: https://esic.cgu.gov.br/sistema/Relatorios/Anual/DownloadDados.aspx

Manual do Usuário: https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/dicas_pedido.html

Passo a Passo: https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/primeiro_acesso.html

Relatórios Estatístico:  https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/relatorios_estatisticos.html

 


3.1.7 PROTOCOLO

 

Serviços prestados: Receber documentos e processos externos dos campi e de outros órgãos; expedir documentos e processos internos para os campi e outros órgãos; organizar, classificar, controlar e guardar os arquivos da Reitoria e dos campi; receber as correspondências destinadas à Reitoria e controlar a sua guarda e distribuição.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Por telefone: (96) 3198-2152

Por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:  http://www.ifap.edu.br/index.php/enderecos-telefones-e-e-mails


 

3.2 DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DIEAD

 

Diretor: Marcos Almeida

Serviços prestados: Supervisionar a execução de programas e projetos institucionais na área de Educação a Distância (EaD) no Ifap; Articular com os campi ações referentes à implantação e execução de projetos inerentes à Educação a Distância; Acompanhar os processos de elaboração de projetos de criação, implantação, reformulação e/ou extinção de cursos no âmbito de sua competência; Fazer interlocução entre Setec e Ifap quanto às políticas de EaD; Supervisionar e executar a utilização dos recursos financeiros, após aprovação, prestando contas ao reitor e à Setec; Assessorar todos os polos EaD do Ifap; Propor alterações nos planos de curso ofertados pelos campi/polos; Manter atualizado um acervo referente aos planos de cursos na modalidade EaD; Promover a realização de eventos cujas temáticas sejam relacionadas à Educação a Distância; Buscar e manter, no que for pertinente a esta diretoria, parcerias dos campi/polos com instituições públicas ou privadas, nacionais e internacionais, relacionadas à EaD; Promover reuniões com os campi, buscando a qualidade e a eficiência das atividades pedagógicas e/ou administrativas.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: 96-99193-6432

Por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398

mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/educacao-a-distancia

 


3.2.1 SETOR DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serviços prestados: É responsável por acompanhar a execução de programas e projetos institucionais na área de Educação a Distância no Ifap; Elaborar, lançar e acompanhar os processos seletivos relacionados à EaD; Assessorar a Diretoria de Educação a Distância nos assuntos relacionados a políticas de Ensino a Distância; Estimular a aplicação de inovações tecnológicas no ensino, nas modalidades presencial e a distância, oferecido pelo Ifap; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos cursos de educação a distância ofertados nos campi/Polos do Ifap.

Telefone: 96-99193-64

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.2.2 SETOR DE PRODUÇÃO DE MULTIMÍDIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serviços prestados: É responsável por apoiar, elaborar, orientar, avaliar e difundir todos os materiais impressos produzidos pela EaD; Apoiar, elaborar, orientar, avaliar e difundir todos os materiais audiovisuais, as videoaulas e objetos de aprendizagem produzidos pela EaD; Apoiar, elaborar, orientar e avaliar as ferramentas metodológicas desenvolvidas pelo Ifap para EaD; Prover suporte didático metodológico às questões relativas às práticas pedagógicas no âmbito da EaD; Disponibilizar conteúdos multimídias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Ifap.

Telefone: 96-99193-6432

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.2.3 COORDENAÇÃO DE APOIO AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serviços prestados: Repassar informações administrativas, de ensino, de pesquisa e extensão à Diretoria de EaD e ao Campus Porto Grande; Coletar documentos relacionados à folha de ponto e de pessoal para a Diretoria de Gestão de Pessoas; Atuar como entreposto de informações entre as instituições municipais com o Campus Porto Grande e Diretoria de EaD; Acompanhar a execução de programas e projetos institucionais na área de Educação a Distância no Ifap; Promover e articular as políticas de EaD.

 


3.2.4 COORDENAÇÃO-GERAL DA REDE E-TEC

Telefone: 96 99193 6432

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.2.5 COORDENAÇÃO-GERAL DO MEDIOTEC

 Telefone: 96 99193 6432

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/pronatec-mediotec


 

3.2.6 CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

A Educação a Distância do Ifap iniciou-se em 2012 com a oferta de vagas dos cursos técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar do Profuncionário, que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.

 

Inicialmente foi realizada uma parceria com o Governo do Estado do Amapá, que se tornou o demandante das vagas, funcionando em um único polo de apoio no Campus Macapá. A partir de 2013, o Ifap começa a oferta dos cursos técnicos subsequentes da Rede e-Tec e consequentemente a expansão da EaD no estado com a abertura de mais um polo no Campus Laranjal do Jari. Os cursos ofertados naquele momento foram técnico em: Serviços Públicos, Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte de Informática e Informática para Internet.

Em 2014 a expansão da Rede EaD do Ifap continuou com a abertura de mais três polos: Tartarugalzinho, Cutias do Araguari e Santana, todos ofertando cursos do Profuncionário. Dessa maneira, o Ifap vem conseguindo alcançar seu objetivo, que é oferecer oportunidade de capacitação de qualidade para seus alunos, principalmente na expansão para os municípios que não têm como ofertar nada além do ensino fundamental e médio aos seus moradores.

 

No ano de 2015, foi inaugurado mais um polo da Rede e-Tec no Campus Porto Grande, ofertando cursos do Profuncionário e Técnico em Segurança do Trabalho, com a Prefeitura de Porto Grande sendo a demandante da oferta do Profuncionário. O polo Santana ofertou novos cursos como: Técnico em Meio Ambiente, Finanças Públicas, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos e Contabilidade. Os cursos da Rede e-Tec Brasil são ofertados de modo semipresencial, onde 80% da carga horária é ministrada a distância e 20% presencial.

 

O Ifap ainda ofertou dois cursos de pós-graduação à comunidade amapaense, que são: Educação de Jovens e Adultos da Educação Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos da Diversidade Social, todos selecionados via edital do MEC.

 

Em 2016 iniciou a oferta de cursos EaD institucional no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari, continuando assim a política de expansão da Rede Federal e a oferta de ensino de qualidade para população.

 

Em 2017 passou a ofertar cursos do MedioTec, sendo os cursos de Técnico em Informática para Internet (Macapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande) e Manutenção e Suporte em Informática (Santana). Além disso, a partir desse, ano o Ifap passou a ofertar 20% da carga horária de seus cursos presenciais, por meio da EaD.

 

Em 2017 também foi aprovado a criação do polo no Município do Amapá. O que demonstra mais um passo na expansão dos cursos a distância do Ifap.

 

Em 2018 foram ofertados, através do Programa UAB, os cursos: Licenciatura em

Pedagogia e Formação Pedagógica para formação de professores.

 

A EaD do Ifap oferta cursos de nível médio, subsequente, concomitante, integrado e EJA.

Atualmente, para profissionalizar e dar oportunidade de inserção no mundo do trabalho para jovens e adultos, a EaD do Ifap oferta cursos técnicos Subsequentes pela Rede e-Tec Brasil, cursos técnicos concomitantes pelo MedioTec e cursos técnicos integrados pelo Proeja.

 


3.2.7 CURSOS OFERTADOS

 

Técnico em Informática para Internet

Polo: Macapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande

Nível de escolaridade: Médio Técnico Concomitante

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Polo: Macapá

Nível de escolaridade: Médio Técnico Subsequente

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico de Nível Médio em Agronegócio na Forma Integrada

Polo: Campus Laranjal do Jari

Nível de escolaridade: Médio Técnico Integrado (Proeja)

Duração Média: 6 módulos (3 anos)

 

Técnico em Segurança do Trabalho

Polo: Macapá e Pedra Branca do Amapari

Nível de escolaridade: Médio Técnico Subsequente

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico em Serviços Públicos

Polo: Santana

Nível de escolaridade: Médio Técnico Subsequente

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Polo: Santana

Nível de escolaridade: Médio Técnico Concomitante

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 


3.2.8 PROGRAMAS FEDERAIS VINCULADOS À DIEAD

 

Mediotechttp://portal.mec.gov.br/mediotec

Rede e-techttp://portal.mec.gov.br/pronatec/rede-e-tec-brasil

UAB – Universidade Aberta do Brasilhttp://www.capes.gov.br/uab

 


3.2.9 POLOS REDE E-TEC

 Polo Macapá

Polo Pedra Branca do Amapari

 


3.2.10 POLOS MEDIOTEC

 

Polo Macapá http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/pronatec-mediotec

Polo Santana

Polo Campus Laranjal do Jari

Polo Pedra Branca do Amapari

Polo Porto Grande

 


3.2.11 CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC

 Nível Médio: 50% das vagas destinadas a cursos técnicos articulados ao ensino médio (integrado, subsequente e concomitante)

Nível Superior: 30% das vagas destinadas a cursos de bacharelados e tecnológicos; 20% das vagas destinadas a licenciaturas

Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article/cursos/tecnicos?id=504

Mais informações:

Histórico: http://www.ifap.edu.br/index.php/quem-somos/historico

Reitoria: http://www.ifap.edu.br/index.php/quem-somos/reitoria

Estatuto: http://www.ifap.edu.br/index.php/quem-somos/estatuto

Regimento-Geral: http://www.ifap.edu.br/index.php/quem-somos/regimento-geral

PDI: http://www.ifap.edu.br/index.php/quem-somos/pdi

EstudenoIfap: http://ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=501

Twitter: @ifap_oficial

Facebook:/institutofederaldoamapa


 3.3 DIRETORIA DE ENGENHARIA – DIEN

 

Diretor: Alexandre Salomão Barile Sobral (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Serviços prestados: Atua no planejamento, projeto e orçamento de obras na Reitoria e dos campi do Ifap, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari; Fiscaliza obras em execução na Reitoria e nos campi do Ifap, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari; Apoia as atividades de manutenção na Reitoria e nos campi do Ifap, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Pedra Branca do Amapari; Apoia as licitações de obras realizadas pelo Ifap; age no apoio e assessoria aos campi em assuntos relativos à diretoria; Emite parecer técnico sobre as propostas apresentadas para obras e serviços a serem executados; Emite e assina termos de recebimento de obras.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: 96 99175-2510

Por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398

 


3.4 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – DINST

 

Serviços prestados: Atuar no planejamento estratégico, com vista a subsidiar a definição das prioridades de desenvolvimento do Ifap; Orientar, supervisionar, assessorar, acompanhar e auxiliar as unidades da Reitoria e dos campi na elaboração do Plano de Ação, Relatório de Atividades, de Gestão, Relato Institucional, dentre outros instrumentos de gestão do Ifap; Protocolar o Relatório de Gestão no Sistema e-Contas; Atuar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e, anualmente, o Plano de Ação Institucional; Zelar pelo cumprimento das metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifap e demais documentos que estabeleçam o planejamento institucional; Coordenar, monitorar, avaliar e propor ações corretivas ao PDI do Ifap; Consolidar o Plano de Ação do Ifap anualmente e submetê-lo à apreciação do Consup.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2164

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

 


3.4.1 COORDENAÇÃO DE CONTROLE INTERNO DE GESTÃO

 

Serviços prestados: Implementar ações de controle de gestão que permeiam as atividades, planos, políticas, sistemas e recursos do Ifap, com vista a mitigar os riscos identificados; Identificar, avaliar, e gerenciar os riscos que possam impactar na consecução dos objetivos do Ifap; Articular com as unidades do Ifap a operacionalização dos controles internos da gestão e pela identificação e comunicação de deficiências às instâncias superiores; Acompanhar e supervisionar os controles internos preventivos e detectivos da gestão, assim como os planos de contingência e resposta à materialização dos riscos; Auxiliar no mapeamento de processos institucionais, de forma a identificar adequadamente os riscos a serem geridos.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2164

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

 


3.4.2 SETOR DE PROCESSOS E NORMAS

 

Serviços prestados: Fomentar o desenvolvimento da cultura de compartilhamento de conhecimentos, de informações e práticas de gestão no Ifap; Implementar ações de controle de gestão nas atividades, planos, políticas, sistemas e recursos do Ifap que contribuam para a obtenção de níveis aceitáveis de riscos; Identificar e comunicar as deficiências do controle à Coordenação de Controle Interno de Gestão; Organizar, documentar, publicar e manter atualizados os procedimentos relacionados a sua área.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2164

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

 


3.4.3 SETOR DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

 

Serviços prestados: Acompanhar a implementação e os mecanismos de monitoramento PLS; Estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos na Administração Pública; Reduzir o impacto negativo das atividades do órgão no meio ambiente; Incentivar o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2164

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

 


3.4.4 COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

 

Serviços prestados: Assessorar, articular e auxiliar a Comissão Própria de Avaliação (CPA) na construção de parâmetro e indicadores que subsidiarão a análise e interpretação dos dados coletados na autoavaliação; Coordenar, assessorar e participar da elaboração do Relato Institucional do Ifap; Assessorar a CPA na construção de parâmetros e indicadores que subsidiarão a análise e a interpretação dos dados coletados.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2164

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

 


3.4.5 SETOR DE ESTATÍSTICA E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

 

Serviços prestados: Apoiar e operacionalizar ações de avaliação propostas pela CPA nas unidades de ensino; Executar ações que visem sensibilizar e orientar a comunidade interna e externa sobre políticas e procedimentos referentes à avaliação institucional; Planejar, coordenar e manter bases de dados para coleta, cadastro, armazenamento, organização e controle das informações geradas pela aplicação dos instrumentos de avaliação institucional.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h Telefone: (96) 3198-2164

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

 


3.5 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO – PROAD

 

Pró-Reitora: Ana Paula Chaves

Serviços prestados: Planeja, superintende e fomenta as políticas e a execução das atividades relativas à contabilidade, orçamento e finanças, infraestrutura física, abastecimento de materiais, equipamentos e serviços necessários ao pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e ao funcionamento dos campi no âmbito do Ifap, conforme diretrizes máximas estabelecidas.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2170

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pro-reitorias/proad

 


3.5.1 DIRETORIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

 

Serviços prestados: planejar e dirigir a execução das atividades relativas ao planejamento e modernização administrativa nas áreas de compras e contratações, licitações, contratos, almoxarifado e patrimônio, execução orçamentária, socioambiental, serviços gerais e logísticos do Ifap, sendo responsável também pela definição de suas políticas específicas, observados os objetivos macros da instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Telefone: (96) 3198-2179

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

3.5.2 SECRETARIA DA PROAD

 Serviços prestados: Executa as atividades de rotinas administrativas e de assessoria ao Gabinete da Pró-Reitoria de Administração e à Diretoria de Planejamento e Gestão, observados os objetivos específicos da instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2167

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.5.3 DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES

 

Serviços prestados: Coordena e fiscaliza as atividades dos procedimentos de instrução dos processos de compras e contratações da Reitoria e de interesse comum do Ifap, sendo responsável pela definição de suas tarefas específicas, observados os objetivos macros da instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2158

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.5.4 DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E FINANÇAS – DECOF

 

Serviços prestados: Coordena e fiscaliza as atividades das áreas orçamentária, financeira e contábil da Reitoria do Ifap, sendo responsável pela definição de suas tarefas específicas, observados os objetivos macros da instituição.

Telefone: (96) 3198-2157

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.5.5 DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS – DELIC

 

Serviços prestados: Coordena e fiscaliza as atividades dos procedimentos licitatórios, de atas e contratos de obras, de bens permanentes, de material de consumo e serviços a serem utilizados pela Reitoria e campi do Ifap, sendo responsável pela definição de suas tarefas específicas, observados os objetivos macros da instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2150

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.5.6 COORDENAÇÃO DE ATAS, CONTRATOS E CONVÊNIOS – CACC

 

Serviços prestados: Coordena, fiscaliza e executa as atividades relacionadas à gestão de contratos, atas de registro de preços e convênios da Reitoria e campi do Ifap, sendo responsável pela coordenação de suas tarefas, observados os objetivos específicos da instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2172

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.5.7 COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO, LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA – COADINF

 

Serviços prestados: Coordena, fiscaliza e executa as atividades de administração, controle, fiscalização e avaliação das atividades de serviços gerais, transporte, limpeza, segurança e infraestrutura nas unidades da Reitoria do Ifap, observados os objetivos específicos da instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2150

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.5.8 COORDENAÇÃO DE BENS E MATERIAIS – COBEM

 

Serviços prestados: Coordena, fiscaliza e executa as atividades referentes à gestão de bens e materiais do Instituto Federal do Amapá, sendo responsável pela coordenação de suas tarefas, observados os objetivos específicos da instituição.

Horário de Atendimento: das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2150

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.6 PRÓ-REITORIA DE ENSINO – PROEN

 

Pró-Reitor: Romaro Antonio Silva (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Serviços prestados: planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de ensino. É responsável pelas atividades e políticas de ensino no âmbito do Ifap, em consonância com as diretrizes emanadas pelo MEC/Setec, controla e avalia a execução das políticas de ensino homologadas pelo Conselho Superior e, em consonância com as diretrizes emanadas do Ministério da Educação, promove ações que garantem a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pro-reitorias/proen


 

3.6.1 PROCESSOS SELETIVOS

 

Os processos seletivos ocorrem semestralmente e/ou anualmente para ingresso nos cursos técnicos ofertados pelas unidades do Ifap e são de caráter classificatório e/ou eliminatório, de acordo com edital vigente aprovado pela Pró-Reitoria de Ensino.

 

Cursos técnicos na forma integrada – ingresso anual.

Cursos técnicos na forma subsequente e concomitante – ingresso semestral. Cursos técnicos na modalidade Proeja – ingresso semestral.

 

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testee/estude-no-ifap

Cursos Técnicos: http://www.ifap.edu.br/index.php/cursos/tecnicos

Cursos de Graduação: http://www.ifap.edu.br/index.php/cursos/graduacao

Plataforma Nilo Peçanha: https://www.plataformanilopecanha.org/

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testee/sisu


3.6.2 SECRETARIA-EXECUTIVA DA PROEN

 

Serviços prestados: Contribuir na execução e controle dos serviços de reprografia, telefonia e equipamentos; Elaborar ofícios, relatórios e documentos em geral do setor.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


3.6.3 DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO – DEGRAD

 

Serviços prestados: analisar e emitir parecer técnico sobre o Projeto Pedagógico dos cursos superiores de graduação; Promover e articular as políticas de graduação; Fazer a interlocução entre o Ministério da Educação e o Ifap quanto às políticas de Graduação.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


3.6.4 SEÇÃO DE POLÍTICAS DE GRADUAÇÃO – SPGRAG

 

Serviços prestados: Análise e emissão de parecer sobre Projeto Pedagógico dos cursos de graduação; Análise e emissão de parecer sobre calendário acadêmico de cursos superiores.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.6.5 PROCURADORIA INSTITUCIONAL – PI

 

Serviços prestados: Responder pelo Censo da Educação Superior, coordenando e acompanhando a inserção de informações no sistema Censup; Articular os diferentes setores e campi do Ifap para que as informações ligadas à regulação e avaliação sejam fidedignas e coerentes entre si; Alimentar no sistema e-Mec os dados relativos ao Ifap e aos cursos ofertados, bem como cadastrar os membros da CPA; inserir o Relatório Anual de Autoavaliação Institucional e manter atualizado os dados dos dirigentes no referido sistema eletrônico.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:http://ifap.edu.br/index.php/procuradoria-institucional/apresentacao


 3.6.6 DIREÇÃO DE ENSINO TÉCNICO – DIRENT

 

Serviços prestados: Acompanhar o processo de elaboração dos planos de curso e emitir parecer técnico, tendo em vista o respaldo legal para aprovação dos mesmos; Promover discussão sobre os modelos de concepções de educação existentes e aqueles desenvolvidos nos campi do Ifap, na perspectiva de delineamento de uma educação profissional voltada para formação integral, cidadã, humana, científica e tecnológica.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


3.6.6.1 PEDAGOGA/DIRENT

 

Serviços prestados: prestar assessoria pedagógica e consultiva quanto à implantação, implementação e consolidação nos cursos técnicos e superiores do Ifap dentro dos limites das suas atribuições; Prestar assessoramento junto às equipes pedagógicas dos campi sobre questões organizacionais, funcionais e operacionais no que tange às necessidades do ensino.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.6.7 PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

 

Serviços prestados: O Parfor visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/acoes-programas/parfor

 


3.6.8 PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

 

Serviços prestados: fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/acoes-programas/pibid


3.6.9 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP

 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h Telefone: (96) 99181-2439

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Outras informações:

Certificação Encceja: http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article? layout=edit&id=636

Certificação Enem: http://www.ifap.edu.br/index.php/acoes-programas/certificacao-enem

 


3.6.10 COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO AMAPÁ – COMFOR

 

Serviços prestados: Assegurar a indução, a articulação, a coordenação e a organização de programas e ações de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, pela gestão de recursos recebidos por meio do apoio financeiro, bem como pelo incentivo a projetos de pesquisa e desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/acoes-programas/comfor

 


3.6.11 COMITÊ INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA – CIFPED

 

Programa de Permanência e Êxito: é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a discentes de graduação matriculados em instituições federais de ensino em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para discentes indígenas e/ou quilombolas.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/acoes-programas/permanencia

Processo de Assistência Estudantil: a Política de Assistência Estudantil no âmbito do Ifap objetiva democratizar as condições de permanência e a saída com êxito dos estudantes, na perspectiva de contribuir para a produção de conhecimento e melhoria do desempenho no processo formativo, para a qualidade de vida familiar e comunitária e para a equidade e justiça social.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/acoes-programas/assistencia-estudantil

Legislação

Legislação Básica – Técnico de Nível Médio: http://portal.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=539

Legislação Cursos Superiores de Tecnologia: http://portal.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=540

Legislação Bacharelados: http://portal.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=542

Legislação Licenciaturas: http://portal.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=541

Portal do Egresso: http://www.ifap.edu.br/index.php/portal-do-egressos

 

SETOR/PROEN

CONTATO

Departamento de Graduação – Degrad

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Seção de Políticas de Graduação – SPGRAG

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Procuradoria Institucional – PI

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Direção de Ensino Técnico – Dirent

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pedagoga/Dirent

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Residência Pedagógica – RP

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comitê Institucional de Formação de Professores para

Educação Básica – CIFPED

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Secretaria-Executiva da Proen

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 


3.7 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEXT

 

Pró-Reitora: Érika da Costa Bezerra (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Serviços prestados: A Pró-Reitoria de Extensão, dirigida por um Pró-Reitor nomeado pelo Reitor, é o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de extensão, relações com a sociedade e interação com processo produtivo, articuladas ao ensino e à pesquisa. Atua no planejamento estratégico e operacional do Instituto Federal do Amapá, com vistas a promover a definição das prioridades na área de extensão dos campi. Fomenta relações de intercâmbio e acordos de cooperação com instituições regionais, nacionais e internacionais. Promove e garante o desenvolvimento da extensão como espaço privilegiado para a democratização do conhecimento científico e tecnológico. Incentiva o desenvolvimento de programações científicas, artísticas, culturais, sociais e desportivas, envolvendo os campi. Viabiliza os mecanismos de acesso da sociedade às atividades desenvolvidas pela Instituição.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (96) 3198-2163

Mais informações:

Editais de Pesquisa e Inovação: http://www.ifap.edu.br/index.php/documentos-pesq/editais

Resoluções e Formulários Propesq: http://www.ifap.edu.br/index.php/documentos-pesq/resolucoes-e-formularios

Cursos FIC: http://portal.ifap.edu.br/index.php/cursos-fic

 


3.7.1 DIREÇÃO DE EXTENSÃO – DIREXT

 

Serviços prestados: Atua no planejamento, coordenação, supervisão e execução de propostas de extensão integradas, ou não, com outras instituições ou entidades públicas e privadas, em todos os níveis e modalidades de ensino. Estabelece comunicação entre a Pró-Reitoria de Extensão e as Direções de Extensão dos campi. Elabora o Plano de Ação e o orçamento da Pró-Reitoria de Extensão e acompanha sua execução, além de acompanhar as ações realizadas pelas coordenações do setor.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (96) 3198-2163


 3.7.2 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO – COEXT

 

Serviços prestados: A Coordenação de Extensão atende tanto a comunidade interna (alunos, professores e técnicos) como a comunidade externa, buscando parcerias para o fomento e desenvolvimento de projetos. Articula e acompanha as atividades de extensão dos campi que garantam o envolvimento com o ensino e a pesquisa. Analisa e emite pareceres aos projetos de extensão encaminhados pelos campi, organiza e atualiza, documenta e publica os projetos de extensão, além de auxiliar na elaboração e execução do planejamento anual das ações de Extensão do Ifap.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2163

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.7.3 COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS E EGRESSOS – COEEG

 

Serviços prestados: Atua no acompanhamento das Coordenações de Estágios dos campi, assim como no planejamento das ações de acompanhamento de seus egressos. Realiza o controle administrativo geral dos estágios, apoiando os campi na organização do evento anual sobre a temática de estágio, além de manter relacionamento com as unidades concedentes de estágio.

 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2163

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:

http://portal.ifap.edu.br/index.php/portal-do-egressos

http://portal.ifap.edu.br/index.php/estagio-e-egressos

 


3.7.4 COORDENAÇÃO DE AÇÕES EMPREENDEDORAS – COAEMP

 

Serviços prestados: Atende tanto a comunidade interna (alunos, professores e técnicos) como a comunidade externa, prestando serviços de: disseminação da cultura de empreendedorismo nos campi do Ifap; promoção da educação empreendedora e estímulo a novos negócios; promoção e disseminação da educação empreendedora nos campi por meio de cursos e capacitações; fomento ao empreendedorismo social, corporativo, criativo e inovador; fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo no apoio de novos negócios, startup, incubadora e empresas júnior; realização de eventos e competições de empreendedorismo e inovação; acompanhamento e apoio de atividades empreendedoras e inovadoras realizadas nos campi do Ifap; captação de recursos para apoio de projetos de empreendedorismo, assim como a realização de cursos para a comunidade interna e externa.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2163

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:  http://portal.ifap.edu.br/index.php/coordenadora-de-acoes-empreendedoras

 


3.7.5 SETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Serviços prestados: Atende tanto a comunidade interna (alunos, professores e técnicos) como a comunidade externa prestando serviços de: ações de relações internacionais no campo da educação, contemplando o ensino, a pesquisa e a extensão, em articulação com a Reitoria, as Pró-Reitorias e as Direções-Gerais dos campi em consonância com as metas de internacionalização da Setec/MEC; articular, orientar e prestar assistência à comunidade acadêmica em acordos e convênios de cooperação bilaterais e multilaterais com instituições estrangeiras; Incentivar comunidade interna a participar de atividades internacionais; criar e manter um banco de dados interativo, atualizado com informações sobre as ações com instituições estrangeiras conveniadas, bem como órgãos nacionais e internacionais de fomento e de desenvolvimento de projetos; Realizar visitas a instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de compartilhar experiências e promover parcerias em potencial; manter e ampliar a política de intercâmbio institucional, nacional e internacional, proporcionando o conhecimento das diversas áreas de estudos, estágios, cursos e pesquisas, extensão e trabalho nas diversas áreas do conhecimento.

 

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2163

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.7.6 SETOR DE AÇÕES INCLUSIVAS

 

Serviços prestados: Atende tanto a comunidade interna (alunos, professores e técnicos) como a comunidade externa, prestando serviços de: Promover junto às Coordenações dos Napnes do Ifap, Direções dos campi e Pró-Reitorias, observação ao cumprimento de normas e legislação vigente das Leis de Acessibilidade, principal providência para que de fato e de direito ocorra a inclusão: único e diferenciado caminho para a quebra de barreiras, sejam elas atitudinais, arquitetônicas e sociais; realizar Encontro entre os Napnes do Ifap e outras instituições afins, com o objetivo de desmitificar paradigmas que a exclusão ocasiona; Oportunizar aos profissionais do Ifap a visualização das especificidades de cada um, na comunidade escolar através de Cursos FIC, Seminários, e Simpósios na área da Inclusão e Diversidade; Articular junto às Direções dos campi Santana, Porto Grande e Oiapoque e Pró-Reitorias a implantação e normatização de Napnes; Incentivar e promover o desenvolvimento de projetos e ações nas diversas áreas das deficiências, visando a formação necessária para a atuação de acordo com as necessidades específicas de nossa clientela estudantil; Acompanhar o trabalho de atendimento dos Napnes, com relação aos alunos que precisem de acessibilidade para permanência e saída exitosa do Ifap; Propor às Coordenações dos Napnes, Direção dos campi e Pró-Reitorias, a implantação do Banco de Recursos Humanos, com relação aos egressos com necessidades Educacionais Específicas.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2163

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


3.7.7 SETOR DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

 

Serviços prestados: O Setor de Inovação Tecnológica por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) atende tanto a comunidade interna (alunos, professores e técnicos) como a comunidade externa, prestando serviços de: Identificar no setor empresarial oportunidades de realização de transferência de tecnologia e de projetos de inovação para a execução conjunta com o INPA; promover, em conjunto com a Coordenação de Cooperação e Intercâmbio alianças estratégicas, tendo como base a Lei de Inovação; acompanhar a execução e controle dos contratos relativos à inovação e transferência de tecnologias; opinar nos contratos, convênios e acordos que envolvem transferências de conhecimento entre pesquisadores e tecnologistas com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras; criar e incubar projetos de base tecnológica ou relacionados à inovação; promover eventos voltados para a disseminação da cultura da propriedade intelectual; desenvolver e implantar projetos na área de serviços tecnológicos, visitas técnicas e gerenciais; realizar de atividades de prestação de serviços especializados que envolvam a comunidade acadêmica, voltadas à comunidade externa, como produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do ensino, pesquisa e extensão.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2163

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.7.8 PROGRAMA MAIS CULTURA

 

O Programa de Bolsa do Plano de Cultura do Ifap visa apoiar o desenvolvimento de atividades de extensão na área cultural nos municípios de Santana e Macapá, através de fomento e da concessão de bolsas aos estudantes regularmente matriculados nos cursos do Ensino Médio Técnico Integrado ou Subsequente bem como no Ensino Superior do Ifap dos campi Macapá e Santana, por meio de mecanismos de integração entre os diversos saberes. Tal fomento visa à produção de conhecimentos resultantes do confronto com as demandas socioculturais, propiciando a articulação entre teoria e prática.

 


3.7.9 PRONATEC

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos são financiados pelo Governo Federal e ofertados de forma gratuita e têm os seguintes objetivos:

• expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

•fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;

• contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;

• ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;

• estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

• estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/pronatec-mediotec

 


3.7.10 PROJETO REDE BRASIL MULHER

 

O Projeto Rede Brasil Mulher foi instituído pelo Decreto nº 9.223, de 06 de dezembro de 2017 e tem como finalidade estimular ações que promovam a igualdade entre mulheres e homens, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/projeto-rede-brasail-mulher

Outras informações

Escola de Conselhos: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/escola-de-conselhos

Eventos Extensão: http://portal.ifap.edu.br/index.php/eventos

Mulheres Mil: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/programa-xeque-mate

Programa Institucional de Xadrex: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/programa-institucional-de-xadrex

Programa Institucional de Robótica: http://www.ifap.edu.br/index.php/menu-testeeee/programa-institucional-de-robotica

Portal do Egressos: http://www.ifap.edu.br/index.php/portal-do-egressos


 3.8 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS – PROGEP

 

Pró-Reitor: Diogo Branco Moura

Serviços prestados: Atua no planejamento de concursos públicos e processos seletivos para provimento de pessoal, desenvolvimento de atividades relacionadas à saúde do servidor e qualidade do ambiente de trabalho, coordena a folha de pagamento e benefícios, cadastro de pessoal, gerenciamento do desenvolvimento dos servidores na carreira, entre outras matérias diretamente relacionadas a pessoal e assuntos correlatos.

Horário de atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-39

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pro-reitorias/progep

 


3.8.1 SEÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

 

Serviços prestados: Executar e avaliar as ações de saúde e segurança no trabalho; Realizar ações preventivas e educacionais, como prevenção às doenças ocupacionais junto aos servidores; Executar e avaliar projetos de ações que promovam a qualidade de vida e segurança dos servidores ativos; Desenvolver programas de atendimento, orientação e acompanhamento biopsicossocial ao servidor; Exercer outras atividades que lhes forem designadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

Horário de Atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

3.8.2 DIRETORIA DE SELEÇÃO, INGRESSO E CARREIRA – DISIC

 

Serviços prestados: Recrutar e contratar pessoas, por meio de concurso público ou processo seletivo, de acordo com a orientação vigente e as necessidades institucionais; Acompanhar e promover a movimentação de pessoas e ocupação das vagas; Executar o programa de estagiários da Reitoria; Exercer outras atividades que lhes forem designadas pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

Horário de Atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

3.8.3 DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS – DEAPS

 

Horário de atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 3.8.4 COORDENAÇÃO DE CADASTRO DE PESSOAL – COCAP

 

Serviços prestados: Coordenar e supervisionar as atividades relativas a cadastro, aposentadoria, pensão dos servidores, lotação, remoção, atualização de registros cadastrais e de pessoal; Acompanhar os registros de vacância de cargos, redistribuição, cessão, exercício provisório, colaboração técnica, licenças, afastamentos, dentre outros; Acompanhar e coordenar o registro dos servidores nas fichas cadastrais; Demonstrar os cargos existentes no Quadro de Pessoal Permanente e Temporário; Elaborar e controlar o cronograma de férias dos servidores.

Horário de atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


3.8.5 COORDENAÇÃO DE PAGAMENTO DE PESSOAL

 

Serviços prestados: Coordenar, supervisionar, controlar e executar as atividades relativas à folha de pagamento; Coordenar, supervisionar, controlar e executar atividades relativas à aposentadoria e pensão; Manter atualizados registros financeiros de pessoal no sistema Siape; Prestar informações aos servidores sobre os procedimentos adotados para os cálculos de pagamento de diferenças das diversas gratificações e adicionais; Processar a folha de pagamento, incluindo benefícios como: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, assistência pré-escolar, ressarcimento a assistência à saúde, progressão, férias funcional, aposentadoria e pensão.

Horário de atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


3.8.6 COORDENAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA – COAC

 

Serviços prestados: Analisar, implementar e acompanhar as concessões de progressão por capacitação, por mérito profissional, incentivo à qualificação, Retribuição por Titulação, Progressão por avaliação e Aceleração da Promoção; Analisar e executar os processos relativos à licença para capacitação e os afastamentos para capacitação dos servidores do Ifap; Estabelecer canais de comunicação e de articulação com a Comissão Interna de Supervisão de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação visando à troca de informações acerca do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos do Ifap e às atividades de capacitação, de modo a preservar a correlação entre o exercício do cargo e as ações de capacitação de interesse do servidor, para fins de licença, afastamento e solicitação de progressão; Analisar e executar os processos relativos à avaliação de estágio probatório e concessão de estabilidade aos servidores do Ifap.

Horário de atendimento ao público externo: segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h

Horário de atendimento aos servidores: segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Telefone: (96) 3198-2155

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Outras informações:

Capacitações: http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=647

Editais Digep: http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article/2-uncategorised/470-editais-digep

Estágio Probatório: http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=344

Formulários (Adicional De Insalubridade; Auxílio-Transporte; Férias e outros): http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=346

Progressões: http://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=345

Trabalhe no Ifap: http://ifap.edu.br/index.php/component/content/article/acesso-a-informacao/carta-de-servico-ao-cidadao?id=502

 

 

 

 


 

3.8.9 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO – PROPESQ

 

Pró-Reitor: Themístocles Raphael Gomes Sobrinho (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Serviços prestados: Atuar no planejamento estratégico e operacional do Ifap; Garantir política de equidade entre os campi quanto à avaliação e desenvolvimento dos projetos de pesquisa, de empreendedorismo e de inovação; Manter relações de intercâmbio com as instituições responsáveis pelas políticas de fomento à pesquisa e captação de recursos para o desenvolvimento nas áreas de recursos humanos, ciência e tecnologia; Estimular e desenvolver a inovação tecnológica e o atendimento às demandas socioeconômicas; Realizar e divulgar o cadastramento de projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Pesquisa, realizados no âmbito do Instituto Federal do Amapá; Promover e supervisionar a difusão dos resultados das pesquisas junto às comunidades interna e externa, ressalvados os sigilos protegidos; Publicar os editais para seleção de bolsistas e projetos a serem apoiados pelas políticas institucionais de incentivo ao desenvolvimento de pesquisas; Supervisionar a participação de pesquisadores do Instituto Federal do Amapá em programas de pesquisas envolvendo intercâmbio e/ou cooperação técnica entre instituições congêneres; Implantar e manter o Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT; Acompanhar e garantir as políticas de inovação, propriedade intelectual e supervisionar diretrizes para o registro de patentes emanadas do Núcleo de Inovação Tecnológica; Planejar e articular a execução das políticas de pós-graduação, em consonância com as diretrizes emanadas do MEC, tanto em relação à oferta – através do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amapá (NTA/ Ifap), tem como principal finalidade fomentar ações de extensão e pesquisa para desenvolver produtos, recursos físicos e humanos, estratégias, metodologias, práticas e serviços, visando a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social, contemplando aquilo que é especificado nas Leis Federais nº 10.048/2000 e nº 10.098/2000 regulamentadas pelo Decreto nº 5296/2004, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade que é a promoção do acesso, do desenvolvimento e da inovação em Tecnologia Assistiva.

 

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-25-61

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398

Mais informaçõeshttp://www.ifap.edu.br/index.php/pro-reitorias/propesq

Resoluções e Formulários Propesq: http://www.ifap.edu.br/index.php/documentos-pesq/resolucoes-e-formularios

Editais de Pesquisa e Inovação: http://www.ifap.edu.br/index.php/documentos-pesq/editais


 

3.9.1 PÓS-GRADUAÇÃO

 

Lato Sensu

Os cursos de pós-graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá complementam a formação ofertada pela graduação institucional com o intuito de proporcionar ao estudante ensino verticalizado e de qualidade, com elevado padrão técnico, científico e profissional.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pos-graduacao/lato-sensu

Stricto Sensu

A pós-graduação stricto sensu é um sistema constituído para favorecer a pesquisa científica e o treinamento avançado. Seu objetivo imediato é proporcionar aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pos-graduacao/stricto-sensu


 

3.9.2 SETOR DE APOIO ADMINISTRATIVO

 

Serviços prestados: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; Atender usuários, fornecendo e recebendo informações; Preparar relatórios e planilhas; Executar serviços da área de escritório e assessorar as atividades de pesquisa.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-25-61

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 3.9.3 DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

 

Serviços prestados: Auxiliar na elaboração do planejamento e das metas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap; Colaborar com a promoção e realização de eventos de iniciação científica e inovação tecnológica.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 991812561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

3.9.3.1 COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO – MOPI

 

Serviços prestados: Gerenciar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), incluindo acompanhamento dos bolsistas, organização e manutenção do arquivo de iniciação científica, bem como outros programas relacionados à inovação tecnológica; Coordenar a participação de servidores e discentes em eventos científicos, quando se tratar de recurso orçamentário e financeiro da Propesq; Executar a política de pesquisa aprovada pelo Conselho Superior do Ifap; Promover a integração funcional das ações dos diversos órgãos e setores do Ifap, relacionados à pesquisa e à produção científica; Organizar, coordenar e/ou apoiar a realização de encontros, seminários, jornadas e outros eventos relacionados à iniciação científica e inovação tecnológica; Publicar, quando necessário, os editais para seleção de bolsistas e projetos a serem apoiados pelas políticas institucionais de incentivo ao desenvolvimento de pesquisas; Promover ações com vista à captação de recursos para o financiamento de projetos junto a entidades e organizações públicas e privadas; Promover a divulgação de projetos de pesquisa junto às comunidades internas e externa.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

3.9.3.2 SEÇÃO DE APOIO À PESQUISA E INOVAÇÃO – SEAPI

 

Serviços prestados: Auxiliar a Diretoria de Pesquisa e Inovação em suas atividades; Apoiar a Coordenação de Pesquisa e Inovação nas competências atribuídas a esta Coordenação; Contribuir com a Coordenação de Pós-Graduação, no levantamento, implantação e quantificação de dados dos cursos lato sensu e stricto sensu.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.9.4 EDITORA DO IFAP – ED-IFAP

 

Serviços prestados: Editar obras nas diversas áreas do conhecimento norteado pelo inciso II do artigo 206 da Constituição Federal colaborando com a bibliografia para o ensino dos Institutos Federais e divulgando o resultado de pesquisas especializadas; Promover coedições com outras editoras que compõem o mercado editorial, em especial aquelas vinculadas ao sistema universitário, buscando manter um padrão editorial de qualidade; Promover, divulgar, distribuir e comercializar a produção editorial no âmbito acadêmico e no mercado editorial.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações:

Conselho Editorial: http://www.ifap.edu.br/index.php/editora/conselho-editorial

Equipe Editorial: http://www.ifap.edu.br/index.php/editora/equipe-editorial

Revistas científicas: http://www.ifap.edu.br/index.php/editora/revistas

Periódicos: http://www.ifap.edu.br/index.php/editora/periodicos


3.9.5 COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO – COPOG

 

Serviços prestados: Planejar, coordenar, avaliar e acompanhar a implantação dos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu no Ifap; Apresentar relatórios à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, referentes às situações relacionadas no item anterior, tanto cumprindo prazos previamente determinados, quanto atendendo a informações excepcionais; Informar aos interessados sobre cursos recomendados pela Capes no país, possibilidade de obtenção de bolsa, no país ou no exterior, prazos de solicitações, formulários necessários.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informaçõeshttp://www.ifap.edu.br/index.php/component/content/article?id=348

 


3.9.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – NTA

 

Serviços prestados: Promover o intercâmbio com instituições científicas de ensino profissional, tecnológico e superior, empresas, entidades, sociedade civil organizada e órgãos nacional e internacional; Produzir, solicitar e coordenar as ações de investimentos financeiros para a aquisição de material didático-pedagógico e recursos de acessibilidade indispensáveis aos discentes de acordo com suas necessidades educacionais; Alimentar, no sítio do Ifap, um link do Núcleo de Tecnologias Assistivas, na página principal; Promover e apoiar a realização de campanhas educativas e de conscientização sobre acessibilidade, bem como promover a participação do Núcleo em eventos da área.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/inovacao/nta

 


3.9.7 NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – NIT

 

Serviços prestados: Elaborar com a Propesq a política de propriedade intelectual do Ifap, bem como as metas e programas de trabalho dos projetos de inovação tecnológica; Firmar parceria, mediante a anuência da Propesq, para realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologias, produtos ou processos, com instituições públicas e privadas.

 

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/inovacao/nit

 

Outras informações:

•Grupos de Pesquisa: poderão compor os Grupos de Pesquisa do Ifap docentes, pesquisadores, colaboradores, estudantes e técnicos, visando a produção científica, tecnológica, artística e cultural.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pesquisa/grupos-e-projetos

•Projetos de Pesquisa e Inovação: Tem como um de seus principais objetivos fomentar e despertar à vocação científica, tecnológica e de inovação, visando assim incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação e ensino médio/técnico dos cursos dos Ifap.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pesquisa/nucleos

•Iniciação Científica: A Iniciação Científica está vinculada aos programas institucionais que têm como objetivo introduzir os estudantes tanto do nível médio técnico como do superior à pesquisa científica.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pesquisa/iniciacao-cientifica

•Comitê de Ética em Pesquisa: O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/Ifap) envolvendo seres humanos e animais é órgão colegiado dotado de múnus público, de caráter consultivo, educativo e deliberativo, instituído com o objetivo de zelar pela ética, pela integridade e pela dignidade dos seres vivos envolvidos em projetos de pesquisa.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: (96) 99181-2561

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: http://www.ifap.edu.br/index.php/pesquisa/revistas-cientificas

COPPI: http://www.ifap.edu.br/index.php/pesquisa/coppi

 

 

 Documento em PDF

 

Fim do conteúdo da página