Os Institutos Federais

fazem parte da sua vida?

Clique aqui e compartilhe com a gente a sua história!

Os Institutos Federais

fazem parte da sua vida?

Clique aqui e compartilhe com a gente a sua história!

Histórico

 

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) trouxe uma nova concepção para o sistema de ensino federal. Nesse contexto, surgiram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), um novo padrão de instituição.

 

Criados a partir da fusão de diversas instituições de EPT, como Cefets, escolas técnicas e agrotécnicas federais, os IFs aderiram ao modelo proposto pelo Ministério da Educação pela Lei nº 11.892/2008.

 

Os Institutos Federais são pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades. Além de cursos de EPT, oferecem licenciaturas, bacharelados e pós-graduação.

 

Essas instituições têm a obrigação de destinar 50% de suas vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio e 20% para licenciaturas, formando professores para a educação básica, especialmente nas áreas de ciências e matemática.

 

Os IFs também se destacam no desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas por meio de pesquisas aplicadas e ações de extensão, impulsionando o avanço econômico e social local e regional.

 

Com essa história de transformação, os Institutos Federais reafirmam seu compromisso em impulsionar a educação profissional e tecnológica no Brasil, preparando cidadãos competentes e inovadores para o mundo contemporâneo.
 

 
 
 
Tem Instituto Federal em 
todas as regiões do Brasil. 
Procure a instituição 
mais próxima de você 
e venha fazer parte 
desta história centenária!
 
 
 
 
 

Tem na Rede

Educação pública, gratuita e de qualidade. 

Você encontra na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Inovação

Aperfeiçoamento de produtos, processos e serviços.

Qualidade

Indicadores como o Enem e o PISA reforçam e atestam a qualidade do ensino ofertado nas instituições.

Pesquisa Aplicada

As pesquisas são voltadas à realidade, focadas em apresentar soluções para o dia-a-dia das pessoas.

Sustentabilidade

Estudos voltados à descoberta de processos e produtos duradouros e acessíveis que preservem os recursos renováveis.

Extensão Tecnológica

As produções desenvolvidas nas instituições são compartilhadas com a sociedade.

Inclusão Social

Nos Institutos todos têm acesso à educação profissional e tecnológica independentemente da classe social ou de necessidade específica.

Tecnologias Assistivas

Nos campi são encontrados e desenvolvidos recursos tecnológicos que facilitam a vida pessoas com deficiência ou necessidades específicas.

Verticalização do Ensino

O estudante pode cursar todas as etapas da educação profissional e tecnológica em uma mesma instituição, do curso técnico de nível médio à pós-graduação.

Internacionalização

As instituições desenvolvem ações em parceria com mais de 30 países de todo o mundo, ampliando o acesso às novas experiências por meio de intercâmbios e mobilidade acadêmica, por exemplo.

Empreendedorismo

A partir de programas de empreendedorismo e das incubadoras de empresas, vários empreendimentos em todo o Brasil surgem, são aperfeiçoados e transformados em grandes negócios com o apoio da Rede Federal.

Desenvolvimento Local

As instituições geram impactos positivos no desenvolvimento e na economia no campo e nas cidades por meio da interiorização das instituições e da valorização dos arranjos produtivos locais.

Iniciação Científica

Ingressar na Rede Federal significa adentrar em uma realidade científica e tecnológica. Sob mentoria institucional, estudantes de todos os níveis de ensino são incentivados a desenvolver pesquisas e, assim, vivenciar grandes experiências.

Perfil dos Institutos Federais

Mais de
1,4 milhão
de matrículas
Mais de
40 mil
Servidores
Mais de
11 mil
cursos
ofertados
633 unidades
acadêmicas em
578 municípios
em todo o país
14 Polos
de inovação
Mais de
7 mil projetos
de extensão
Mais de
400 depósitos
de patentes
Mais de 30 mil de servidores Técnico-Administrativos em educação
Mais de 55%
dos alunos
são pretos ou pardos
Mais de 70%
dos estudantes tem
renda familias de até
1,5 salário mínimo
Cooperação
com mais de
30 países
Mais de
11 mil projetos
de pesquisa
aplicada

Pessoas que são parte dos IFs como você

  • “Acho importante mostrar aos deficientes auditivos que é possível trabalhar em pé de igualdade com todos. Já participei, junto com outros professores, da criação de projetos para que surdos e ouvintes possam conviver melhor com toda a sociedade, além de fortalecer o ensino do nosso País”
    Diego Leonardo
    Professor de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG
  • "Tenho certeza que os quatro anos que passou no IFRJ foram fundamentais para que eu conseguisse alcançar seu sonho de estudar medicina. Meus professores tiveram uma parcela participação nessa conquista"
    Caio Medeiros
    Egresso do IFRJ e estudante de medicina da UERJ
  • “Sempre tratei todos como uma família, até porque sempre tive todo o apoio da instituição para o meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico”
    Danielle Marrieli
    Egressa do IFRO
  • “Meu maior objetivo sempre foi e sempre será levar reconhecimento ao povo indígena e melhoria para a qualidade de vida dessas pessoas, por mais que eu não tenha recursos. Sei que hoje sou uma pessoa melhor do que eu era antes por conta da pesquisa. O IF mudou minha realidade. Sou muito grata ao IFMS, aos professores, coordenadores, assistentes, zeladores, guardas e à diretora por terem sempre contribuído de alguma forma. Sei que tenho muitos caminhos a trilhar"
    Sara Yasmim Peixoto Machado
    Egressa do IFMS
  • “O IFPI é, para mim, a melhor instituição da região. O ensino é de qualidade, os professores qualificados, tem boa estrutura e oferece aos estudantes boas oportunidades”
    Aderlio Ferreira Silva
    Egresso do IFPI
  • “O IF Sul foi um lugar acolhedor e um espaço de liberdade, onde fui capaz de me descobrir e de me reinventar. O que nos torna seres humanos é o fato de que eu sou totalmente diferente de você! Nós, enquanto sociedade, não somos iguais, não vivemos a mesma coisa e não podemos ser tratados da mesma forma e a educação é a maior arma contra as desigualdades sociais. Por isso é importante que, além de ensinar sobre a diferença, se faça pesquisa sobre a diferença”
    Kai Krause
    Egressa do IF SUL
  • “A experiência que tenho no IFSP é, sem dúvida, a melhor vivência no mundo escolar e me ofereceu acesso à iniciação científica que me incentivou a engajar nesse universo por meio das pesquisas”
    Valter Camargo
    Egresso do IFSP
  • "Tenho visto que o IF tem dado atenção para diversas oportunidades de intercâmbio fora do País. Isso é ótimo. Há poucas coisas tão valiosas quanto uma experiência dessas”
    João Pedro Calazans
    Egresso do IFRJ
  • “Por meio da Rede Federal, eu tive a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, trabalhos científicos, ampliar os horizontes e ter uma maior compreensão das oportunidades que me vêm e como aproveitá-las”
    Gerson de Carvalho
    Egresso do IFG
  • “Eu amo minha escola. Fico muito feliz de ter uma nova oportunidade de aprender, pois meu primário foi muito ruim. A escola me dá mais vida. É uma escola boa e gratuita, temos que valorizar, né?”
    Dora Sousa
    Egressa do IF Baiano
  • “Os projetos de pesquisa na área de ciências florestais são de suma importância pelo atual cenário mundial, onde o homem se mostra cada vez mais dependente do equilíbrio ambiental. A extensão é a forma de transferência de tecnologia dos Institutos Federais aos produtores rurais para que ocorra equilíbrio na produção agrícola e sustentabilidade ambiental. Nossas florestas são de extrema importância para a estabilidade climática do planeta”
    Carlos Henrique Rodrigues
    Professor e pesquisador do Ifes
  • “Trabalhar no instituto foi uma mudança na minha vida, mudou tudo pra melhor. O Ifap mudou muito a minha perspectiva de vida, de ver a área que eu escolhi. O conhecimento foi além do que eu esperava e veio o emprego”
    Jairison Silva de Sousa
    Técnico em laboratório de Informática do Ifap
  • “Estudar no Ifal foi, com certeza, essencial para os desempenhos que eu tenho tido. Além da formação do ensino médio e técnico, houve a formação humana também porque a maioria dos professores incentivavam esse lado mais humano da gente”
    Aldillany Maria Rodrigues
    Egressa do Ifal
  • "Minha vida mudou completamente no IFTO. Foi o local mais importante que encontrei. Eu nunca vi um local tão inclusivo para me receber. O pessoal adaptou, por exemplo, uma van exclusivamente pra me atender a qualquer momento, com motoristas disponíveis, que são excelentes profissionais, educados"
    Eduardo Machado - com deficiência física, decorrente de uma paralisia cerebral
    Egresso do IFTO
  • "O campus Rio Pomba do IF Sudeste MG é parte do que eu sou hoje. Cada professor e cada servidor foram essenciais para meu sucesso profissional. Tenho muitas histórias boas, lembro-me em especial da dedicação de diversos professores, em especial no processo de transição de CEFET para Instituto, admiro muito a dedicação dos envolvidos e o crescimento que pude acompanhar da instituição no período que participei como aluno”
    Romaro Silva
    Professor do Ifap
  • "O IF tem um ensino diferenciado do que estamos acostumados a ver em outras escolas. Adaptei-me rápido e descobri logo uma grande paixão nas aulas; o laboratório. Desde então foi o meu refúgio lá dentro. Participei de muitas pesquisas, fui bolsista de extensão, viajei e conheci muitos lugares. Hoje, levo o que aprendi como pessoa e profissional”
    Maria Geysiane Nascimento
    Egressa do IFRN
  • “Estudar nessa instituição significou para mim uma virada de chave para a construção da minha carreira como artista e como ser humano. Lembro-me do primeiro dia de aula, onde relatei que meu sonho após a formatura seria ir embora para fazer novela. Ao logo do tempo, eu entendi a importância que é valorizar o que é nosso. A partir de 2018, vi no teatro a possibilidade de ter renda significativa em minha região. Usei praticamente todos os conhecimentos que adquiri no IFNMG”
    Allef Heberton
    Egresso do IFNMG
  • “Os desafios da população LGBTQIA+ no Brasil são muitos... A educação, é um importante instrumento de transformação de vidas, de combate aos preconceitos e de conscientização ao respeito à diversidade”
    Luana Angelo de Lima
    Egressa do IFCE
  • "A partir dos meus estudos no IF vivi grandes oportunidades, uma delas foi minha inserção no mundo do trabalho, que me possibilitou atuar profissionalmente na instituição onde estudei. Isso, sem dúvida, é bastante gratificante para mim. Ainda no decorrer deste caminho, graças às políticas de incentivo à internacionalização dentro do IF, fui selecionado e vivi grande experiência acadêmica em Portugal, no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, local que realizei estágio em pesquisa"
    Thiago Duarte Mielke
    Egresso do IFRO
  • “Acho importante mostrar aos deficientes auditivos que é possível trabalhar em pé de igualdade com todos. Já participei, junto com outros professores, da criação de projetos para que surdos e ouvintes possam conviver melhor com toda a sociedade, além de fortalecer o ensino do nosso País”
    Diego Leonardo
    Professor de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG
  • "Tenho certeza que os quatro anos que passou no IFRJ foram fundamentais para que eu conseguisse alcançar seu sonho de estudar medicina. Meus professores tiveram uma parcela participação nessa conquista"
    Caio Medeiros
    Egresso do IFRJ e estudante de medicina da UERJ
  • “Sempre tratei todos como uma família, até porque sempre tive todo o apoio da instituição para o meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico”
    Danielle Marrieli
    Egressa do IFRO
  • “Meu maior objetivo sempre foi e sempre será levar reconhecimento ao povo indígena e melhoria para a qualidade de vida dessas pessoas, por mais que eu não tenha recursos. Sei que hoje sou uma pessoa melhor do que eu era antes por conta da pesquisa. O IF mudou minha realidade. Sou muito grata ao IFMS, aos professores, coordenadores, assistentes, zeladores, guardas e à diretora por terem sempre contribuído de alguma forma. Sei que tenho muitos caminhos a trilhar"
    Sara Yasmim Peixoto Machado
    Egressa do IFMS
  • “O IFPI é, para mim, a melhor instituição da região. O ensino é de qualidade, os professores qualificados, tem boa estrutura e oferece aos estudantes boas oportunidades”
    Aderlio Ferreira Silva
    Egresso do IFPI
  • “O IF Sul foi um lugar acolhedor e um espaço de liberdade, onde fui capaz de me descobrir e de me reinventar. O que nos torna seres humanos é o fato de que eu sou totalmente diferente de você! Nós, enquanto sociedade, não somos iguais, não vivemos a mesma coisa e não podemos ser tratados da mesma forma e a educação é a maior arma contra as desigualdades sociais. Por isso é importante que, além de ensinar sobre a diferença, se faça pesquisa sobre a diferença”
    Kai Krause
    Egressa do IF SUL
  • “A experiência que tenho no IFSP é, sem dúvida, a melhor vivência no mundo escolar e me ofereceu acesso à iniciação científica que me incentivou a engajar nesse universo por meio das pesquisas”
    Valter Camargo
    Egresso do IFSP
  • "Tenho visto que o IF tem dado atenção para diversas oportunidades de intercâmbio fora do País. Isso é ótimo. Há poucas coisas tão valiosas quanto uma experiência dessas”
    João Pedro Calazans
    Egresso do IFRJ
  • “Por meio da Rede Federal, eu tive a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, trabalhos científicos, ampliar os horizontes e ter uma maior compreensão das oportunidades que me vêm e como aproveitá-las”
    Gerson de Carvalho
    Egresso do IFG
  • “Eu amo minha escola. Fico muito feliz de ter uma nova oportunidade de aprender, pois meu primário foi muito ruim. A escola me dá mais vida. É uma escola boa e gratuita, temos que valorizar, né?”
    Dora Sousa
    Egressa do IF Baiano
  • “Os projetos de pesquisa na área de ciências florestais são de suma importância pelo atual cenário mundial, onde o homem se mostra cada vez mais dependente do equilíbrio ambiental. A extensão é a forma de transferência de tecnologia dos Institutos Federais aos produtores rurais para que ocorra equilíbrio na produção agrícola e sustentabilidade ambiental. Nossas florestas são de extrema importância para a estabilidade climática do planeta”
    Carlos Henrique Rodrigues
    Professor e pesquisador do Ifes
  • “Trabalhar no instituto foi uma mudança na minha vida, mudou tudo pra melhor. O Ifap mudou muito a minha perspectiva de vida, de ver a área que eu escolhi. O conhecimento foi além do que eu esperava e veio o emprego”
    Jairison Silva de Sousa
    Técnico em laboratório de Informática do Ifap
  • “Estudar no Ifal foi, com certeza, essencial para os desempenhos que eu tenho tido. Além da formação do ensino médio e técnico, houve a formação humana também porque a maioria dos professores incentivavam esse lado mais humano da gente”
    Aldillany Maria Rodrigues
    Egressa do Ifal
  • "Minha vida mudou completamente no IFTO. Foi o local mais importante que encontrei. Eu nunca vi um local tão inclusivo para me receber. O pessoal adaptou, por exemplo, uma van exclusivamente pra me atender a qualquer momento, com motoristas disponíveis, que são excelentes profissionais, educados"
    Eduardo Machado - com deficiência física, decorrente de uma paralisia cerebral
    Egresso do IFTO
  • "O campus Rio Pomba do IF Sudeste MG é parte do que eu sou hoje. Cada professor e cada servidor foram essenciais para meu sucesso profissional. Tenho muitas histórias boas, lembro-me em especial da dedicação de diversos professores, em especial no processo de transição de CEFET para Instituto, admiro muito a dedicação dos envolvidos e o crescimento que pude acompanhar da instituição no período que participei como aluno”
    Romaro Silva
    Professor do Ifap
  • "O IF tem um ensino diferenciado do que estamos acostumados a ver em outras escolas. Adaptei-me rápido e descobri logo uma grande paixão nas aulas; o laboratório. Desde então foi o meu refúgio lá dentro. Participei de muitas pesquisas, fui bolsista de extensão, viajei e conheci muitos lugares. Hoje, levo o que aprendi como pessoa e profissional”
    Maria Geysiane Nascimento
    Egressa do IFRN
  • “Estudar nessa instituição significou para mim uma virada de chave para a construção da minha carreira como artista e como ser humano. Lembro-me do primeiro dia de aula, onde relatei que meu sonho após a formatura seria ir embora para fazer novela. Ao logo do tempo, eu entendi a importância que é valorizar o que é nosso. A partir de 2018, vi no teatro a possibilidade de ter renda significativa em minha região. Usei praticamente todos os conhecimentos que adquiri no IFNMG”
    Allef Heberton
    Egresso do IFNMG
  • “Os desafios da população LGBTQIA+ no Brasil são muitos... A educação, é um importante instrumento de transformação de vidas, de combate aos preconceitos e de conscientização ao respeito à diversidade”
    Luana Angelo de Lima
    Egressa do IFCE
  • "A partir dos meus estudos no IF vivi grandes oportunidades, uma delas foi minha inserção no mundo do trabalho, que me possibilitou atuar profissionalmente na instituição onde estudei. Isso, sem dúvida, é bastante gratificante para mim. Ainda no decorrer deste caminho, graças às políticas de incentivo à internacionalização dentro do IF, fui selecionado e vivi grande experiência acadêmica em Portugal, no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, local que realizei estágio em pesquisa"
    Thiago Duarte Mielke
    Egresso do IFRO
  • “Acho importante mostrar aos deficientes auditivos que é possível trabalhar em pé de igualdade com todos. Já participei, junto com outros professores, da criação de projetos para que surdos e ouvintes possam conviver melhor com toda a sociedade, além de fortalecer o ensino do nosso País”
    Diego Leonardo
    Professor de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG
  • "Tenho certeza que os quatro anos que passou no IFRJ foram fundamentais para que eu conseguisse alcançar seu sonho de estudar medicina. Meus professores tiveram uma parcela participação nessa conquista"
    Caio Medeiros
    Egresso do IFRJ e estudante de medicina da UERJ
  • “Sempre tratei todos como uma família, até porque sempre tive todo o apoio da instituição para o meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico”
    Danielle Marrieli
    Egressa do IFRO
  • “Meu maior objetivo sempre foi e sempre será levar reconhecimento ao povo indígena e melhoria para a qualidade de vida dessas pessoas, por mais que eu não tenha recursos. Sei que hoje sou uma pessoa melhor do que eu era antes por conta da pesquisa. O IF mudou minha realidade. Sou muito grata ao IFMS, aos professores, coordenadores, assistentes, zeladores, guardas e à diretora por terem sempre contribuído de alguma forma. Sei que tenho muitos caminhos a trilhar"
    Sara Yasmim Peixoto Machado
    Egressa do IFMS
  • “O IFPI é, para mim, a melhor instituição da região. O ensino é de qualidade, os professores qualificados, tem boa estrutura e oferece aos estudantes boas oportunidades”
    Aderlio Ferreira Silva
    Egresso do IFPI
  • “O IF Sul foi um lugar acolhedor e um espaço de liberdade, onde fui capaz de me descobrir e de me reinventar. O que nos torna seres humanos é o fato de que eu sou totalmente diferente de você! Nós, enquanto sociedade, não somos iguais, não vivemos a mesma coisa e não podemos ser tratados da mesma forma e a educação é a maior arma contra as desigualdades sociais. Por isso é importante que, além de ensinar sobre a diferença, se faça pesquisa sobre a diferença”
    Kai Krause
    Egressa do IF SUL
  • “A experiência que tenho no IFSP é, sem dúvida, a melhor vivência no mundo escolar e me ofereceu acesso à iniciação científica que me incentivou a engajar nesse universo por meio das pesquisas”
    Valter Camargo
    Egresso do IFSP
  • "Tenho visto que o IF tem dado atenção para diversas oportunidades de intercâmbio fora do País. Isso é ótimo. Há poucas coisas tão valiosas quanto uma experiência dessas”
    João Pedro Calazans
    Egresso do IFRJ
  • “Por meio da Rede Federal, eu tive a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, trabalhos científicos, ampliar os horizontes e ter uma maior compreensão das oportunidades que me vêm e como aproveitá-las”
    Gerson de Carvalho
    Egresso do IFG
  • “Eu amo minha escola. Fico muito feliz de ter uma nova oportunidade de aprender, pois meu primário foi muito ruim. A escola me dá mais vida. É uma escola boa e gratuita, temos que valorizar, né?”
    Dora Sousa
    Egressa do IF Baiano
  • “Os projetos de pesquisa na área de ciências florestais são de suma importância pelo atual cenário mundial, onde o homem se mostra cada vez mais dependente do equilíbrio ambiental. A extensão é a forma de transferência de tecnologia dos Institutos Federais aos produtores rurais para que ocorra equilíbrio na produção agrícola e sustentabilidade ambiental. Nossas florestas são de extrema importância para a estabilidade climática do planeta”
    Carlos Henrique Rodrigues
    Professor e pesquisador do Ifes
  • “Trabalhar no instituto foi uma mudança na minha vida, mudou tudo pra melhor. O Ifap mudou muito a minha perspectiva de vida, de ver a área que eu escolhi. O conhecimento foi além do que eu esperava e veio o emprego”
    Jairison Silva de Sousa
    Técnico em laboratório de Informática do Ifap
  • “Estudar no Ifal foi, com certeza, essencial para os desempenhos que eu tenho tido. Além da formação do ensino médio e técnico, houve a formação humana também porque a maioria dos professores incentivavam esse lado mais humano da gente”
    Aldillany Maria Rodrigues
    Egressa do Ifal
  • "Minha vida mudou completamente no IFTO. Foi o local mais importante que encontrei. Eu nunca vi um local tão inclusivo para me receber. O pessoal adaptou, por exemplo, uma van exclusivamente pra me atender a qualquer momento, com motoristas disponíveis, que são excelentes profissionais, educados"
    Eduardo Machado - com deficiência física, decorrente de uma paralisia cerebral
    Egresso do IFTO
  • "O campus Rio Pomba do IF Sudeste MG é parte do que eu sou hoje. Cada professor e cada servidor foram essenciais para meu sucesso profissional. Tenho muitas histórias boas, lembro-me em especial da dedicação de diversos professores, em especial no processo de transição de CEFET para Instituto, admiro muito a dedicação dos envolvidos e o crescimento que pude acompanhar da instituição no período que participei como aluno”
    Romaro Silva
    Professor do Ifap
  • "O IF tem um ensino diferenciado do que estamos acostumados a ver em outras escolas. Adaptei-me rápido e descobri logo uma grande paixão nas aulas; o laboratório. Desde então foi o meu refúgio lá dentro. Participei de muitas pesquisas, fui bolsista de extensão, viajei e conheci muitos lugares. Hoje, levo o que aprendi como pessoa e profissional”
    Maria Geysiane Nascimento
    Egressa do IFRN
  • “Estudar nessa instituição significou para mim uma virada de chave para a construção da minha carreira como artista e como ser humano. Lembro-me do primeiro dia de aula, onde relatei que meu sonho após a formatura seria ir embora para fazer novela. Ao logo do tempo, eu entendi a importância que é valorizar o que é nosso. A partir de 2018, vi no teatro a possibilidade de ter renda significativa em minha região. Usei praticamente todos os conhecimentos que adquiri no IFNMG”
    Allef Heberton
    Egresso do IFNMG
  • “Os desafios da população LGBTQIA+ no Brasil são muitos... A educação, é um importante instrumento de transformação de vidas, de combate aos preconceitos e de conscientização ao respeito à diversidade”
    Luana Angelo de Lima
    Egressa do IFCE
  • "A partir dos meus estudos no IF vivi grandes oportunidades, uma delas foi minha inserção no mundo do trabalho, que me possibilitou atuar profissionalmente na instituição onde estudei. Isso, sem dúvida, é bastante gratificante para mim. Ainda no decorrer deste caminho, graças às políticas de incentivo à internacionalização dentro do IF, fui selecionado e vivi grande experiência acadêmica em Portugal, no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, local que realizei estágio em pesquisa"
    Thiago Duarte Mielke
    Egresso do IFRO
  • “Acho importante mostrar aos deficientes auditivos que é possível trabalhar em pé de igualdade com todos. Já participei, junto com outros professores, da criação de projetos para que surdos e ouvintes possam conviver melhor com toda a sociedade, além de fortalecer o ensino do nosso País”
    Diego Leonardo
    Professor de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG
  • "Tenho certeza que os quatro anos que passou no IFRJ foram fundamentais para que eu conseguisse alcançar seu sonho de estudar medicina. Meus professores tiveram uma parcela participação nessa conquista"
    Caio Medeiros
    Egresso do IFRJ e estudante de medicina da UERJ
  • “Sempre tratei todos como uma família, até porque sempre tive todo o apoio da instituição para o meu crescimento pessoal, profissional e acadêmico”
    Danielle Marrieli
    Egressa do IFRO
  • “Meu maior objetivo sempre foi e sempre será levar reconhecimento ao povo indígena e melhoria para a qualidade de vida dessas pessoas, por mais que eu não tenha recursos. Sei que hoje sou uma pessoa melhor do que eu era antes por conta da pesquisa. O IF mudou minha realidade. Sou muito grata ao IFMS, aos professores, coordenadores, assistentes, zeladores, guardas e à diretora por terem sempre contribuído de alguma forma. Sei que tenho muitos caminhos a trilhar"
    Sara Yasmim Peixoto Machado
    Egressa do IFMS
  • “O IFPI é, para mim, a melhor instituição da região. O ensino é de qualidade, os professores qualificados, tem boa estrutura e oferece aos estudantes boas oportunidades”
    Aderlio Ferreira Silva
    Egresso do IFPI
  • “O IF Sul foi um lugar acolhedor e um espaço de liberdade, onde fui capaz de me descobrir e de me reinventar. O que nos torna seres humanos é o fato de que eu sou totalmente diferente de você! Nós, enquanto sociedade, não somos iguais, não vivemos a mesma coisa e não podemos ser tratados da mesma forma e a educação é a maior arma contra as desigualdades sociais. Por isso é importante que, além de ensinar sobre a diferença, se faça pesquisa sobre a diferença”
    Kai Krause
    Egressa do IF SUL
  • “A experiência que tenho no IFSP é, sem dúvida, a melhor vivência no mundo escolar e me ofereceu acesso à iniciação científica que me incentivou a engajar nesse universo por meio das pesquisas”
    Valter Camargo
    Egresso do IFSP
  • "Tenho visto que o IF tem dado atenção para diversas oportunidades de intercâmbio fora do País. Isso é ótimo. Há poucas coisas tão valiosas quanto uma experiência dessas”
    João Pedro Calazans
    Egresso do IFRJ
  • “Por meio da Rede Federal, eu tive a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, trabalhos científicos, ampliar os horizontes e ter uma maior compreensão das oportunidades que me vêm e como aproveitá-las”
    Gerson de Carvalho
    Egresso do IFG
  • “Eu amo minha escola. Fico muito feliz de ter uma nova oportunidade de aprender, pois meu primário foi muito ruim. A escola me dá mais vida. É uma escola boa e gratuita, temos que valorizar, né?”
    Dora Sousa
    Egressa do IF Baiano
  • “Os projetos de pesquisa na área de ciências florestais são de suma importância pelo atual cenário mundial, onde o homem se mostra cada vez mais dependente do equilíbrio ambiental. A extensão é a forma de transferência de tecnologia dos Institutos Federais aos produtores rurais para que ocorra equilíbrio na produção agrícola e sustentabilidade ambiental. Nossas florestas são de extrema importância para a estabilidade climática do planeta”
    Carlos Henrique Rodrigues
    Professor e pesquisador do Ifes
  • “Trabalhar no instituto foi uma mudança na minha vida, mudou tudo pra melhor. O Ifap mudou muito a minha perspectiva de vida, de ver a área que eu escolhi. O conhecimento foi além do que eu esperava e veio o emprego”
    Jairison Silva de Sousa
    Técnico em laboratório de Informática do Ifap
  • “Estudar no Ifal foi, com certeza, essencial para os desempenhos que eu tenho tido. Além da formação do ensino médio e técnico, houve a formação humana também porque a maioria dos professores incentivavam esse lado mais humano da gente”
    Aldillany Maria Rodrigues
    Egressa do Ifal
  • "Minha vida mudou completamente no IFTO. Foi o local mais importante que encontrei. Eu nunca vi um local tão inclusivo para me receber. O pessoal adaptou, por exemplo, uma van exclusivamente pra me atender a qualquer momento, com motoristas disponíveis, que são excelentes profissionais, educados"
    Eduardo Machado - com deficiência física, decorrente de uma paralisia cerebral
    Egresso do IFTO
  • "O campus Rio Pomba do IF Sudeste MG é parte do que eu sou hoje. Cada professor e cada servidor foram essenciais para meu sucesso profissional. Tenho muitas histórias boas, lembro-me em especial da dedicação de diversos professores, em especial no processo de transição de CEFET para Instituto, admiro muito a dedicação dos envolvidos e o crescimento que pude acompanhar da instituição no período que participei como aluno”
    Romaro Silva
    Professor do Ifap
  • "O IF tem um ensino diferenciado do que estamos acostumados a ver em outras escolas. Adaptei-me rápido e descobri logo uma grande paixão nas aulas; o laboratório. Desde então foi o meu refúgio lá dentro. Participei de muitas pesquisas, fui bolsista de extensão, viajei e conheci muitos lugares. Hoje, levo o que aprendi como pessoa e profissional”
    Maria Geysiane Nascimento
    Egressa do IFRN
  • “Estudar nessa instituição significou para mim uma virada de chave para a construção da minha carreira como artista e como ser humano. Lembro-me do primeiro dia de aula, onde relatei que meu sonho após a formatura seria ir embora para fazer novela. Ao logo do tempo, eu entendi a importância que é valorizar o que é nosso. A partir de 2018, vi no teatro a possibilidade de ter renda significativa em minha região. Usei praticamente todos os conhecimentos que adquiri no IFNMG”
    Allef Heberton
    Egresso do IFNMG
  • “Os desafios da população LGBTQIA+ no Brasil são muitos... A educação, é um importante instrumento de transformação de vidas, de combate aos preconceitos e de conscientização ao respeito à diversidade”
    Luana Angelo de Lima
    Egressa do IFCE
  • "A partir dos meus estudos no IF vivi grandes oportunidades, uma delas foi minha inserção no mundo do trabalho, que me possibilitou atuar profissionalmente na instituição onde estudei. Isso, sem dúvida, é bastante gratificante para mim. Ainda no decorrer deste caminho, graças às políticas de incentivo à internacionalização dentro do IF, fui selecionado e vivi grande experiência acadêmica em Portugal, no Instituto Politécnico de Bragança – IPB, local que realizei estágio em pesquisa"
    Thiago Duarte Mielke
    Egresso do IFRO

Polos de Inovação

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Rede Federal possui 14 polos de inovação que atuam para o desenvolvimento da pesquisa aplicada e ampliação da competitividade e produtividade nacional. Os projetos envolvem estudantes, professores, profissionais da indústria e pesquisadores do Brasil e do exterior.

O Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) atua técnica e estrategicamente em prol da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.

 

É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas para o desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, da pesquisa e da inovação. São objetivos do Conselho: a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições associadas.