Unidades do Ifap de Porto Grande e Pedra Branca recebem edição do projeto Reitoria Itinerante

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 20h30 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2018, 20h51

O Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari (CREaD) e o campus Porto Grande do Ifap receberam nos dias 9, 10 e 11/10, respectivamente, mais uma edição do projeto Reitoria Itinerante. A iniciativa tem como principal objetivo aproximar os gestores do Ifap das demandas específicas de cada unidade da instituição e, ao mesmo tempo, ouvir dúvidas, questionamentos e sugestões da comunidade escolar.

Em Pedra Branca do Amapari, o evento foi aberto com a fala da reitora Marialva Almeida que destacou, para uma plateia composta por docentes, técnicos administrativos e estudantes, a importância do encontro. “Administrar uma instituição do porte do Ifap não é uma tarefa simples. É um trabalho diário de aprendizado e desafios. Nem sempre as coisas acontecem como queremos e nem na velocidade que gostaríamos. Esse projeto foi criado exatamente para nos manter próximos uns dos outros, para que possamos achar soluções de forma coletiva e também para que possamos conversar de maneira direta, sem intermediários. Essa foi a maneira que encontramos de conhecer as necessidades de cada uma de nossas unidades e de poder, também, dar respostas presenciais aos possíveis questionamentos de vocês.”

Na sequência, cada pró-reitoria e cada diretoria sistêmica apresentou seus organogramas e principais ações. Começando pela Pró-reitoria de Administração cuja Pró-reitora, Tatiane Cardoso, apresentou dados orçamentárias do C.R.EaD de Pedra Branca desde o início da gestão atual, mostrando a queda no orçamento e, apesar desse cenário, o crescimento da estrutura da unidade.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) foi representada por Themistocles Raphael que apresentou os programas de fomento Pibic e Pibiti, as atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e eventos que foram e que serão realizados ao longo de 2018 como: Simpósio de Inovação Tecnológica (Simit), Jornada de Iniciação Científica (JIC), Mostra de pesquisa e pós-graduação, além das oportunidades de pós-graduação ofertadas tanto ao público interno quanto externo do Ifap.

A terceira Pró-reitoria a se apresentar foi a Pró-reitoria de Extensão (Proext), representada por Diego Belo. Além do organograma da Pró-reitoria e da equipe, Belo explicou aos presentes as diretrizes que pautam as ações da extensão como a realização de cursos, eventos, projetos, acompanhamentos dos egressos do Ifap (Portal do Egresso), Programa de rádio Conexão Instituto Federal e o programa Rede Brasil Mulher.

Diogo Moura, Pró-reitor de Gestão e Pessoas (Progep) explanou sobre a portaria que impediu a convocação de novos servidores, demanda antiga do CREaD De Pedra Branca. Moura explicou como a Progep tem gerido os recursos destinados a capacitações. Uma das soluções mais usadas é a oferta de cursos in company.

O encontro encerrou com a fala de Marco Pantoja, diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Diti) que apresentou os sistemas institucionais desenvolvidos pela Diti (Siga-adm, Siscomp, Sisgip, Portal, Suap). Pantoja explanou também sobre o desenvolvimento da TI no intuito de aprimorar os processos e operacionalização das ações institucionais, assim como módulos educacionais, para melhorar a acessibilidade do sistema aos alunos.

Na reunião de Porto Grande o projeto aconteceu em um formato diferente: cada pró-reitoria e diretoria sistêmica montou um balcão de atendimento ao qual servidores e discentes dirigiram-se para esclarecer suas respectivas dúvidas. Em cada balcão a equipe do referido setor ficou a postos para atender a comunidade escolar em suas demandas.