Nota Oficial: Protocolo Coronavírus

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 11h09 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 13h45

O Ministério da Saúde já contabiliza 77 casos confirmados de coronavírus no Brasil, segundo balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (12). O número de casos começa a crescer rapidamente no país, uma vez que o vírus é de fácil transmissão.

Considerando esse cenário, o Ministério da Educação (MEC) lançou uma nota nesta última quarta-feira (11) na qual recomenda que as instituições de ensino reforcem as ações preventivas contra o novo coronavírus, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Além disso, o MEC instituiu o Comitê Operativo de Emergência (COE/MEC) com o objetivo de gerenciar assuntos sensíveis, de repercussão nacional.

Apesar de não termos casos suspeitos ou confirmados no estado, o Instituto de Federal do Amapá (Ifap) reitera todas as recomendações do Ministério da Saúde no sentido de prevenir a transmissão do vírus. Para tanto, o Ifap adotará, com serenidade, medidas preventivas para proteger seus servidores e estudantes.

Nesse sentido, serão suspensas, pelos próximos 30 dias (a contar de 16/3/2020), em todas as unidades do Ifap:

- Viagens dentro e fora do estado;
- Colações de grau e formaturas;
- Eventos com aglomeração de público nas dependências do Ifap;

Enfatizamos que as atividades pedagógicas (em sala de aula e laboratórios) e administrativas estão mantidas.

As medidas preventivas listadas nesta nota poderão ser suspensas, modificadas ou ampliadas a qualquer tempo em função das avaliações diárias que a gestão do Ifap fará, seguindo as orientações dos órgãos federais que estão coordenando os esforços de controle epidemiológico.

O Governo Federal disponibilizou um site com informações sobre o vírus, como se proteger dele e o que fazer caso você identifique algum dos sintomas (https://saude.gov.br/coronavirus).