Orçamento do Ifap sofre bloqueio

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 07h36 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 09h50

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) informa à sociedade amapaense que teve 30% de seu orçamento para o segundo semestre deste ano bloqueado pelo governo federal no último dia 30/4. Esse bloqueio também afetou os demais Institutos e Universidades Federais em todo o país.

A manutenção dessa decisão impactará negativamente todas as sete unidades (reitoria e seis campi) que compõem atualmente o Ifap. Contratos como os de limpeza, manutenção predial e vigilância precisarão ser redimencionados para sua continuidade.

De maneira semelhante, a aquisição de equipamentos novos, contratação de novas obras e a concessão de bolsas de pesquisa, inovação e extensão precisarão ser reduzidas para caberem no novo cenário orçamentário da instituição.

O Ifap está empenhando esforços através do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para tentar reverter esse quadro de redução orçamentária. Nesse sentido, quatro reuniões importantes já estão agendadas:

- Terça-feira (7/5): reunião entre o Conif e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC);

- Quarta-feira (8/5): participação de todos os reitores da Rede Federal, em uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, na Câmara Federal;

- Quinta-feira (9/5): reunião do Conif para definir ações e encaminhamentos para reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub;

- Sexta-feira (10/5) - reunião da diretoria executiva do Conif com o ministro da Educação, Abraham Weintraub;

Durante toda a semana, membros da gestão do Ifap cumprirão agendas com senadores e deputados federais da bancada do Amapá no Congresso Nacional em busca de apoio para que o Poder Executivo Federal reconsidere sua decisão de realizar contingenciamento no orçamento dos Institutos e das Universidades Federais.

O diálogo, principalmente em momentos como esse, desempenha papel estratégico para que a Rede Federal apresente seus argumentos, números e ações estratégicas que contribuem direta e indiretamente com a economia do país. O Ifap atua nesse sentido, favorecendo o diálogo com os atores sociais e contribuindo para o crescimento do Amapá através do seu compromisso em ofertar educação pública, gratuita e de qualidade.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice