Pesquisa, inovação e pós-graduação são mantidas somente a distância

Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 11h09 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2020, 15h37
A suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, por tempo indeterminado, em função da pandemia de Covid-19, também abrange a execução dos projetos de pesquisa, inovação e pós-graduação, bem como o funcionamento da editora, no Instituto Federal do Amapá (Ifap). As atividades experimentais ou de elaboração de projetos, relatórios e artigos científicos, além de orientação de iniciação científica, podem ser mantidas apenas se forem a distância. É o que determina a Instrução Normativa nº 1/2020 da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), publicada no dia 26 de março.

A Propesq orienta os pesquisadores com atividades experimentais, tanto no âmbito da pesquisa como na inovação, a buscar os meios possíveis para a adequada manutenção dos experimentos, evitando-se prejuízo às atividades de coleta de dados. Caso necessário, devem encaminhar e-mail ao coordenador ou ao diretor de pesquisa ou inovação do campus de sua lotação, solicitando auxílio para as atividades necessárias. A impossibilidade de continuação remota deve ser informada imediatamente, bem como deve ser solicitado o cancelamento imediato do projeto, com a devida justificativa, o que implicará a interrupção da concessão do pagamento de bolsa.

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ifap com carga horária na modalidade a distância, permanecem sem interrupção, à exceção dos encontros presenciais e das avaliações que deverão ser ofertadas após o período de suspensão das atividades. As orientações de TCC poderão ser mantidas, desde que a atividade seja realizada a distância e que os registros possam ser feitos no Suap. As defesas de TCC também poderão ser realizadas a distância. O cadastro de servidor cursando pós-graduação ocorrerá remotamente, devendo ser solicitado através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., acompanhado da documentação obrigatória.

A Editora do Ifap (Edifap) não receberá, no período de suspensão das atividades presenciais, novos processos de submissões de produtos autorais para publicação. Os processos protocolados com a data anterior à Portaria nº 533/2020 serão mantidos, ficando o Conselho Editorial responsável pela execução e tramitação dos processos.

Para ler a Instrução Normativa Propesq nº 1/2020 na íntegra, clique aqui.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria