Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3.2 Diretoria de Educação a Distância - DIEAD (CSU)

 

Diretor: Marcos Araújo de Almeida (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Serviços prestados: Supervisionar a execução de programas e projetos institucionais na área de Educação a Distância (EaD) no Ifap; Articular com os campi ações referentes à implantação e execução de projetos inerentes à Educação a Distância; Acompanhar os processos de elaboração de projetos de criação, implantação, reformulação e/ou extinção de cursos no âmbito de sua competência; Fazer interlocução entre Setec e Ifap quanto às políticas de EaD; Supervisionar e executar a utilização dos recursos financeiros, após aprovação, prestando contas ao reitor e à Setec; Assessorar todos os polos EaD do Ifap; Propor alterações nos planos de curso ofertados pelos campi/polos; Manter atualizado um acervo referente aos planos de cursos na modalidade EaD; Promover a realização de eventos cujas temáticas sejam relacionadas à Educação a Distância; Buscar e manter, no que for pertinente a esta diretoria, parcerias dos campi/polos com instituições públicas ou privadas, nacionais e internacionais, relacionadas à EaD; Promover reuniões com os campi, buscando a qualidade e a eficiência das atividades pedagógicas e/ou administrativas.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, 14h às 18h

Telefone: 96-99193-6432

Por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço: Rodovia BR 210 KM 3, s/n – bairro Brasil Novo. CEP: 68.909-398

mais informações

 


3.2.1 SETOR DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serviços prestados: É responsável por acompanhar a execução de programas e projetos institucionais na área de Educação a Distância no Ifap; Elaborar, lançar e acompanhar os processos seletivos relacionados à EaD; Assessorar a Diretoria de Educação a Distância nos assuntos relacionados a políticas de Ensino a Distância; Estimular a aplicação de inovações tecnológicas no ensino, nas modalidades presencial e a distância, oferecido pelo Ifap; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento dos cursos de educação a distância ofertados nos campi/Polos do Ifap.

Telefone: 96-99193-64

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.2.2 SETOR DE PRODUÇÃO DE MULTIMÍDIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serviços prestados: É responsável por apoiar, elaborar, orientar, avaliar e difundir todos os materiais impressos produzidos pela EaD; Apoiar, elaborar, orientar, avaliar e difundir todos os materiais audiovisuais, as videoaulas e objetos de aprendizagem produzidos pela EaD; Apoiar, elaborar, orientar e avaliar as ferramentas metodológicas desenvolvidas pelo Ifap para EaD; Prover suporte didático metodológico às questões relativas às práticas pedagógicas no âmbito da EaD; Disponibilizar conteúdos multimídias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Ifap.

Telefone: 96-99193-6432

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.2.3 COORDENAÇÃO DE APOIO AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Serviços prestados: Repassar informações administrativas, de ensino, de pesquisa e extensão à Diretoria de EaD e ao Campus Porto Grande; Coletar documentos relacionados à folha de ponto e de pessoal para a Diretoria de Gestão de Pessoas; Atuar como entreposto de informações entre as instituições municipais com o Campus Porto Grande e Diretoria de EaD; Acompanhar a execução de programas e projetos institucionais na área de Educação a Distância no Ifap; Promover e articular as políticas de EaD.

 


3.2.4 COORDENAÇÃO-GERAL DA REDE E-TEC

Telefone: 96 99193 6432

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


3.2.5 COORDENAÇÃO-GERAL DO MEDIOTEC

 Telefone: 96 99193 6432

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações


 

3.2.6 CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

A Educação a Distância do Ifap iniciou-se em 2012 com a oferta de vagas dos cursos técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Alimentação Escolar do Profuncionário, que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola.

 

Inicialmente foi realizada uma parceria com o Governo do Estado do Amapá, que se tornou o demandante das vagas, funcionando em um único polo de apoio no Campus Macapá. A partir de 2013, o Ifap começa a oferta dos cursos técnicos subsequentes da Rede e-Tec e consequentemente a expansão da EaD no estado com a abertura de mais um polo no Campus Laranjal do Jari. Os cursos ofertados naquele momento foram técnico em: Serviços Públicos, Segurança do Trabalho, Manutenção e Suporte de Informática e Informática para Internet.

Em 2014 a expansão da Rede EaD do Ifap continuou com a abertura de mais três polos: Tartarugalzinho, Cutias do Araguari e Santana, todos ofertando cursos do Profuncionário. Dessa maneira, o Ifap vem conseguindo alcançar seu objetivo, que é oferecer oportunidade de capacitação de qualidade para seus alunos, principalmente na expansão para os municípios que não têm como ofertar nada além do ensino fundamental e médio aos seus moradores.

 

No ano de 2015, foi inaugurado mais um polo da Rede e-Tec no Campus Porto Grande, ofertando cursos do Profuncionário e Técnico em Segurança do Trabalho, com a Prefeitura de Porto Grande sendo a demandante da oferta do Profuncionário. O polo Santana ofertou novos cursos como: Técnico em Meio Ambiente, Finanças Públicas, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos e Contabilidade. Os cursos da Rede e-Tec Brasil são ofertados de modo semipresencial, onde 80% da carga horária é ministrada a distância e 20% presencial.

 

O Ifap ainda ofertou dois cursos de pós-graduação à comunidade amapaense, que são: Educação de Jovens e Adultos da Educação Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos da Diversidade Social, todos selecionados via edital do MEC.

 

Em 2016 iniciou a oferta de cursos EaD institucional no Centro de Referência Pedra Branca do Amapari, continuando assim a política de expansão da Rede Federal e a oferta de ensino de qualidade para população.

 

Em 2017 passou a ofertar cursos do MedioTec, sendo os cursos de Técnico em Informática para Internet (Macapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande) e Manutenção e Suporte em Informática (Santana). Além disso, a partir desse, ano o Ifap passou a ofertar 20% da carga horária de seus cursos presenciais, por meio da EaD.

 

Em 2017 também foi aprovado a criação do polo no Município do Amapá. O que demonstra mais um passo na expansão dos cursos a distância do Ifap.

 

Em 2018 foram ofertados, através do Programa UAB, os cursos: Licenciatura em

Pedagogia e Formação Pedagógica para formação de professores.

 

A EaD do Ifap oferta cursos de nível médio, subsequente, concomitante, integrado e EJA.

Atualmente, para profissionalizar e dar oportunidade de inserção no mundo do trabalho para jovens e adultos, a EaD do Ifap oferta cursos técnicos Subsequentes pela Rede e-Tec Brasil, cursos técnicos concomitantes pelo MedioTec e cursos técnicos integrados pelo Proeja.

 


3.2.7 CURSOS OFERTADOS

 

Técnico em Informática para Internet

Polo: Macapá, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande

Nível de escolaridade: Médio Técnico Concomitante

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Polo: Macapá

Nível de escolaridade: Médio Técnico Subsequente

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico de Nível Médio em Agronegócio na Forma Integrada

Polo: Campus Laranjal do Jari

Nível de escolaridade: Médio Técnico Integrado (Proeja)

Duração Média: 6 módulos (3 anos)

 

Técnico em Segurança do Trabalho

Polo: Macapá e Pedra Branca do Amapari

Nível de escolaridade: Médio Técnico Subsequente

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico em Serviços Públicos

Polo: Santana

Nível de escolaridade: Médio Técnico Subsequente

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Polo: Santana

Nível de escolaridade: Médio Técnico Concomitante

Duração Média: 3 módulos (1 ano e meio)

 


3.2.8 PROGRAMAS FEDERAIS VINCULADOS À DIEAD

 

Mediotec 

Rede e-tec 

UAB – Universidade Aberta do Brasil 

 


3.2.9 POLOS REDE E-TEC

 Polo Macapá

Polo Pedra Branca do Amapari

 


3.2.10 POLOS MEDIOTEC

 

Polo Macapá

Polo Santana

Polo Campus Laranjal do Jari

Polo Pedra Branca do Amapari

Polo Porto Grande

 


3.2.11 CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC

 Nível Médio: 50% das vagas destinadas a cursos técnicos articulados ao ensino médio (integrado, subsequente e concomitante)

Nível Superior: 30% das vagas destinadas a cursos de bacharelados e tecnológicos; 20% das vagas destinadas a licenciaturas

Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu  

Mais informações:

Histórico

Reitoria

Estatuto

Regimento-Geral

PDI

EstudenoIfap

Twitter: @ifap_oficial

Facebook:/institutofederaldoamapa

Sugestões/Alterações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

Fim do conteúdo da página