Campi iniciam calendários acadêmicos pós-greve
Foto arquivo: alunos do nível médio em sala de aula
O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) aprovou, em reunião extraordinária, no dia 30 de julho, a readequação dos calendários letivos dos cursos superiores, pós-graduação e técnicos nas formas integradas, subsequentes de todos as unidades de ensino, para compensar os dias parados devido à greve dos servidores, ocorrida de abril a junho. A medida busca garantir o cumprimento dos 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96).
Confira aqui o calendário geral em todos os campi
O período letivo inicial do calendário corresponde ao segundo bimestre de 2024, com conclusão prevista para o segundo semestre deste ano. O calendário inclui sábados letivos nos terceiros e quartos bimestres.
O primeiro semestre letivo de 2024 deve ser encerrado nos meses de agosto e setembro. Já o segundo semestre deve começar entre setembro e outubro, conforme o campus, e se encerrar até fevereiro de 2025.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) realizou o planejamento junto aos campis para possibilitar a reposição das aulas, com o ajuste das datas do Calendário Acadêmico e Escolar para lançamentos de notas e matrículas.
“Essa volta às aulas é um momento especial, de muitas oportunidades e de muito entusiasmo para continuar o período letivo. Devemos sempre lembrar que cada dia é uma chance para explorar novas ideias, fazer novas amizades e descobrir o melhor de nós. Vamos enfrentar os desafios com coragem, aproveitar as oportunidades com otimismo e, acima de tudo, apoiar uns aos outros ao longo do caminho. Sejam todos bem-vindos e vamos juntos fazer deste semestre letivo um período incrível”, declarou a pró-reitora de Ensino, Cristina Coutinho de Oliveira.
No Campus Macapá, as aulas referentes à continuação do 1º semestre de 2024 reiniciaram na segunda-feira (5/8). As reposições de aula estão previstas para os sábados letivos e para alguns contraturnos. O 2º semestre letivo está previsto para finalizar em fevereiro de 2025. Leia mais aqui
Da mesma forma, no Campus Laranjal do Jari, o novo calendário inclui sábados letivos nos terceiros e quartos bimestres para evitar a extensão do ano letivo. Leia mais aqui
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais