Concluintes realizam mostra sobre a cultura dos países de língua francesa

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 07h15

OCoral e casal de dança interpretam música francesa Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, realizou nesta segunda-feira (29/5) a Mostra Cultural Francesa, em conclusão às atividades do Curso de Francês promovido pelo Programa Pesquisadores Franceses do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Quatro turmas dos campi Santana e Macapá receberam a certificação de conclusão do curso, em uma programação diversificada sobre a cultura dos países de língua francesa, com destaque para a gastronomia, a música e o turismo.

No hall do auditório foi montada uma mesa com pratos da culinária francesaFrança, Canadá, Martinica e Guiana Francesa foram representados em exposição de banner e fotografia. A mostra também possibilitou ao público realizar um passeio virtual e cultural através da exibição de vídeos produzidos pelos estudantes que valorizaram e apresentaram as belezas dos países francófonos. Natureza, economia, geografia foram temas retratados nas produções audiovisuais.

Estudante assina certificadoDe acordo com a coordenadora do programa no Ifap, Aldenise Borges, este é o resultado do trabalho de todos, cursistas, profissionais e gestores. A coordenadora destacou que o sucesso e a realização da mostra “é a paixão pela língua francesa”.

O curso de francês nos campi Santana e Macapá foi ministrado pela estudante francesa Géraldine Etinoff, mestranda da Universidade de Sorbonne (Paris, França). Foram ofertadas 50 vagas em cada campus destinadas a estudantes e servidores do Ifap, além da comunidade externa, preferencialmente professores. O curso foi dividido em três módulos - Básico (60h), Intermediário (60h) e Avançado (40h) - executados em nove meses, de setembro de 2016 a maio de 2017, com a carga horária total de 160 horas.

Ana Arlene Nobre é professora de Língua Francesa na Escola Danielle Miterrand e participou do curso de Francês promovido pelo programa. Para ela, o curso foi importante por promover tanto o conhecimento linguístico como cultural da língua e permitiu enriquecer o conhecimento a respeito do idioma. “Para mim foi gratificante, pois já trabalho com francês em sala de aula e, certamente, vou repassar um pouco deste conhecimento, desta experiência na minha prática docente”, declarou Ana Nobre, que fez o curso no campus Santana. A turma da concluinte fez parte de um coral cantando músicas francesas.

Clássicos musicais como “Michèle”, de Gérard Lenorman, “Océan”, de Thierry Cham, e “Frontières”, de Yannick Noah, também foram cantados por corais compostos pelos participantes nas apresentações. Outro aspecto representado foi a literatura francesa. Poemas foram declamados pelas turmas concluintes destacando autores como Victor Hugo, Aimé Césaire e Alfred de Musset.

A terceira edição do Programa Pesquisadores Franceses será no campus avançado de Oiapoque em setembro de 2017 até maio de 2018.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá