Empoderamento feminino é tema de evento no Ifap

Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 17h43 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 12h32

O Dia Internacional da Mulher (8/3) se aproxima e, além de comemorar a data, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará, de 8 a 10 de março, o Encontro VirtuMulher Ifap, com o tema: Protagonismo feminino no Ifap. A programação busca promover através de palestras, relatos de experiência e curso a temática empoderamento feminino na sociedade.

As atividades do evento são destinadas ao público que compõe a comunidade interna do Ifap, mas não se limitam a ele. Como todas as atividades da programação acontecerão online, qualquer pessoa interessada no tema pode participar através do canal da instituição no Youtube.

De acordo com a Coordenadora de Ações Empreendedoras da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovsação (Proeppi), Suellen Macedo, "o VirtuMulher, é um marco para nós, é o primeiro evento institucional em comemoração ao dia Internacional da Mulher realizado em conjunto com os campi. Ele nasceu com a intenção de celebrar essa data, dando visibilidade ao protagonismo feminino dentro do Ifap. Protagonismo este, quase sempre atravessado por questões de violência, opressão, desigualdade de gênero entre outros. Apesar de anos de lutas sociais pelo reconhecimento da igualdade de direitos, nós mulheres ainda enfrentamos a mesma estrutura social racista, machista e excludente. Por isso, este evento é fundamental para reconhecer todo o brilho e maestria com os quais as mulheres têm lutado por seu espaço e para construir uma sociedade mais justa".

Para participar do mini-curso “Empoderamento feminino”, que acontecerá em sala do Google Meet as interessadas e interessados devem realizar inscrição gratuita préviamente clicando aqui. Abaixo, é possível conhecer a programação na íntegra com os dias, horários e temas de cada atividades:

Evento/ação

Palestrante/Ministrante

19h as 19h20

Abertura cultural

Silmara Lobato – Banda Negro de nós

I Mostra de pesquisa em ciência e tecnologia

14h às

Minicurso - Empoderamento Feminino

O minicurso visa debater o conceito de empoderamento feminino relacionando a construção da autonomia feminina através das lutas coletivas e acesso às políticas públicas. O curso também visa contar a estória de mulheres inspiradoras que fazem a diferença nas sociedades em que vivem.

Profª Nilcelia Amaral Leal

19:00

Relatos de experiências profissionais no ensino e na extensão

Profª Ma Samara Campelo (C. Laranjal do Jari)

Profª Ma Rafaelle Barros (C. Santana)

Profª Ma Lidiane Miranda (C. Avançado Oiapoque)

Profª Ma Lilian Carmo (C. Avançado Oiapoque)

14h às

Minicurso - Empoderamento Feminino

Profª Nilcelia Amaral Leal

19:00

Atração cultural - Música- “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim) - vídeo gravado

Alunos do Campus Avançado - Oiapoque Amanda Kelly e  Kelvin Hugo

19:10

Liderança feminina no Ifap: o protagonismo nas ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e gestão - Ifish

Reitora Profª Marialva Almeida;

Profª Lídia Dely e Aluna (representante do projeto)

Diretoria de Comunicação - Dicom