Ifap faz acordo de cooperação com universidade da Colômbia

Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 09h52

Curso de atualização em botânica será o primeiro a ser realizado e terá participação de estudantes amapaenses e de Antioquia

Foto de planta em um lago (imagem meramente ilustrativa)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) é um dos membros da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que assinaram, no dia 17 deste mês, o Acordo de Cooperação Internacional Plurilateral com a Universidade Tecnológica de Antioquia - Institución Universitária (TdeA), sediada em Medellín, na Colômbia. O primeiro projeto aprovado é o da professora Juliana dos Santos Farias, do Campus Laranjal do Jari, em parceria com o pesquisador Patrick Cantuária, do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa), que prevê a realização do curso de extensão Atualização em Botânica, com participação de estudantes amapaenses e de Antioquia.

Com carga horária de 40 horas, o curso deverá fortalecer o trabalho conjunto entre instituições brasileiras e colombianas para o ensino da botânica, além de proporcionar aos alunos uma proposta multicultural sobre o assunto e conhecimentos sobre floras locais. Por conta da pandemia, a primeira etapa das aulas será virtual e, em momento posterior, alunos do Ifap poderão ir à Colômbia e os da Colômbia virem ao Brasil.

O acordo internacional tem duração de cinco anos, período no qual outros professores do Ifap poderão submeter projetos com objetivo de desenvolver intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e transferência de tecnologia. “Sendo pensado assim, o acordo é a longo prazo, por meio de uma estratégia de internacionalização, incentivando a formação de competências globais de ensino entre os dois países. Por isso, as disciplinas ministradas devem ser da grade regular de ensino de ambos os países dos respectivos cursos”, explica a coordenadora da Seção de Gerenciamento de Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) do Ifap, Caroline Maria Costa Barros.

A cooperação é resultado da missão promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), de 2 a 8 de fevereiro, na Colômbia. A aproximação com instituições de países da América do Sul figura dentre os objetivos estratégicos do Conif. A Colômbia é tida como um dos países prioritários na região, pois já possui um histórico de proximidade com as instituições da Rede Federal. O país também é referência regional em temas educacionais, como internacionalização e multilinguismo.

Foram selecionadas doze propostas de institutos federais com a instituição colombiana, entre as quais a do Ifap. A Universidade Tecnológica de Antioquia é uma instituição pública de educação superior. Dentre seus diferenciais, destaca-se oferecer cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação para estudantes de baixa renda do país. Hoje, o corpo discente institucional alcança 11.500 alunos.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria