Ifap garante mais duas parcelas de auxílio emergencial para estudantes

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 18h45 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 11h25

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) prorrogou a concessão do auxílio emergencial por mais dois meses. De acordo com a resolução que viabilizou o auxílio, previa-se inicialmente a concessão de duas parcelas de R$ 180,00 a serem pagas nos meses de maio e junho. O documento também indicava que, caso necessário, a concessão do auxílio poderia ser estendida para mais duas parcelas de igual valor, a serem pagas nos meses de julho e agosto, o que, segundo a gestão, já está confirmado que ocorrerá.

O recebimento dessas duas parcelas adicionais será automático, não sendo necessário nenhum cadastro adicional por parte dos 1.419 estudantes aptos a recebem o recurso. De acordo com a reitora da instituição, Marialva Almeida, “o Ifap tem feito esforços em várias frentes para que as comunidades por ele atendidas, nos diversos municípios nos quais atua, possam ter o impacto da pandemia minimizado em seu dia a dia. No que diz respeito à assistência estudantil, a concessão do auxílio emergencial é a ação mais representativa desse esforço. Ao todo, destinamos mais de R$ 1 milhão de nosso orçamento para que nossos alunos de menor renda possam ter melhores condições para atravessar as dificuldades impostas por esse momento”.

Para que fosse possível a concessão desse auxílio, além da readequação orçamentária, foi necessário mobilizar o quadro de servidores vinculados à assistência estudantil da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e de todos os campi para que fosse viável formular a resolução e o edital que balizaram todo o processo de seleção dos estudantes.

Segundo Gilceli Moura, responsável pelo setor de Assistência Estudantil da Proen, “o isolamento social ocasionou o impedimento de trabalhadores informais exercerem suas atividades, acarretando em dificuldades financeiras para várias famílias de nossos estudantes. Por isso, foi importante essa decisão da instituição, pois estamos falando de garantia de sobrevivência e também de uma política de permanência de nossos alunos na instituição. Foi pensado, primeiramente, em um auxílio com duração de dois meses, porém, diante da nossa realidade, verificou-se a necessidade de prorrogação por mais dois meses”, concluiu.