Ifap inscreve estudantes para seleção no Programa Canadá/Brasil

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 07h05

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de dois estudantes para representar o Instituto Federal do Amapá (Ifap) na seleção nacional do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, realizado numa parceria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com os Colleges and Institutes Canada (CICan). Mais informações na Chamada Pública Proext nº 2 2017.

De acordo com a Chamada Pública Proext nº 2 2017, lançada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), para participar da seleção no Ifap o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso superior de Tecnologia, na modalidade presencial, ter cursado no mínimo dois semestres consecutivos, sem reprovações, notas incompletas e/ou repetições, bem como não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido por outra instituição ou pelo Ifap, entre outros critérios.

O Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil tem por objetivo oferecer aos estudantes brasileiros a oportunidade de estudar em instituições canadenses, bem como fortalecer os laços entre os sistemas de ensino superior de ambos os países. Nesta seleção atual, são ofertadas duas bolsas para estudantes de cursos superiores de tecnologia exclusivamente dos institutos federais da região Norte. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Conif, na edição anterior do programa, em 2016, não houve selecionados da região Norte, o que motivou a publicação de um edital exclusivo. Das duas vagas ofertadas, uma será para estudo em inglês e a outra para estudo em francês. Entretanto, esse número pode variar.

A duração da bolsa é de, no máximo, 16 meses, sendo quatro meses para o estudo de línguas (inglês ou francês), dois semestres acadêmicos (oito meses) e dois a quatro meses de estágio ou projeto de pesquisa. O período de atividades é de setembro deste ano a dezembro de 2018. A bolsa de estudo cobre as despesas com mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil), além de um subsídio para aquisição de material de estudo. A bolsa também inclui auxílio financeiro para o estudante se instalar, subsídio mensal e seguro-saúde emergencial durante o período de estudos no Canadá.

Consta na Chamada Pública Proext nº 2 2017 que a seleção dos candidatos no Ifap ocorrerá em duas fases. Na primeira fase serão selecionados, até 10 candidatos que apresentarem o maior Coeficiente de Rendimento Escolar. Havendo empate, será selecionado, em ordem sucessiva, o candidato que tenha o maior número de períodos cursados e/ou o candidato mais velho. Os dez candidatos que apresentarem o maior Coeficiente de Rendimento Escolar, passarão para a segunda fase. Na segunda fase, serão classificados, até dois candidatos, com a maior pontuação no teste TOEFL ITP (pontuação maior de 500) ou nas demais modalidades de teste.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria