Ifap participa de treinamento em plataformas de pesquisa e indexação

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 00h37 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 11h29

No próximo dia 22/6, das 15 às 17h, a Clarivate Analytics em parceria com o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará um treinamento gratuito para professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados da comunidade acadêmica no acesso à base de dados científicos e bibliométricos. Para participar do treinamento, os interessados deverão clicar no link, baixar e instalar o aplicativo de videoconferência Webex. A transmissão iniciará  às 14h45, com acesso por meio do mesmo link,  para que os participantes possam realizar sua inscrição e entrar na sala virtual.

O conteúdo abordado irá instruir os participantes com boas práticas de manuseio de base de dados científicos como a Web of Science (WOS), o Journal Citatio reports (JCR) e com aplicativo Kopernio, que permite ao usuário estruturar sua própria biblioteca científica virtual. Abaixo, seguem informações mais detalhadas sobre cada uma das plataformas que farão parte do treinamento.

- Web of Science (WOS), coleção principal: A WOS é a mais renomada e confiável plataforma multidisciplinar de busca de citações científicas do mundo. Vamos aprender a encontrar as referências bibliográficas e textos completo dos artigos, utilizando estratégias e filtros de pesquisa, assim como fazer algumas análises bibliométricas (com gráficos e tabelas) dos resultados encontrados.

- Journal Citation Report (JCR): O JCR é a maior fonte para avaliar revistas científicas. Vamos aprender a buscar quais as revistas mais influentes de determinadas áreas do conhecimento, verificar qual a origem dessas revistas e informações sobre indicadores de qualidade como o Fator de Impacto (JIF).

- Kopernio: Economize tempo acessando PDFs de textos completos com o plug-in gratuito do Kopernio em seu navegador. Além disso, crie seu próprio repositório on-line dos artigos encontrados.