Ifap retornará com 100% das atividades presenciais em janeiro de 2022

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 12h44 | Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 17h08

A movimentação do Instituto Federal do Amapá (Ifap) rumo ao retorno presencial de atividades administrativas e pedagógicas é guiada atualmente pelo Plano Estratégico de Retorno Gradual das atividades que, por sua vez, é viabilizado pelo que a Lei 14.040/2020 regulamenta com relação ao modelo do ensino remoto emergencial e demais normas educacionais que precisaram ser implementadas no Brasil em decorrência da pandemia da Covid-19.

No último dia 14, o presidente da república, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 14.218/2021. Esta lei limita a validade de medidas como a suspensão da obrigatoriedade dos Institutos Federais (IFs) cumprirem a quantidade mínima de dias letivos e a permissão para a implementação do ensino remoto emergencial até o final do ano letivo de 2021.

Na prática, a medida torna necessário, de forma indireta, que as instituições de ensino como os IFs retornem às atividades presenciais tão logo inicie o ano letivo de 2022. Caso não haja nenhuma mudança no cenário jurídico com a edição de uma nova lei que oriente procedimento diferente, a voltas às aulas no início do próximo ano será ser de forma presencial.

De acordo com o pró-reitor de ensino do Ifap, Victor Hugo Sales, “para o ano de 2022 precisaremos nos organizar internamente para o retorno presencial, seguindo a oferta regular e presencial dos nossos cursos. Estamos otimistas e acreditamos que será um momento muito importante e bom para a nossa instituição, bem como para toda a nossa comunidade. Mas, ao mesmo tempo, estamos traçando estratégias para que essa oferta seja realizada seguindo os protocolos de segurança para a manutenção da saúde de todos”.

Com o retorno presencial das atividades pedagógicas, as atividades administrativas seguirão o mesmo caminho. Nesse ponto particular, porém, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) está consolidando a interpretação do escopo legal vigente para elaborar, em detalhes, a forma como o retorno presencial das atividades técnicas e administrativas deverão ocorrer, já que a Lei 14.218/2021 não trata desse particular.

A medida de retorno às aulas presenciais já contemplará também os novos alunos que ingressarão no Ifap através do seu maior processo seletivo que é a porta de acesso para seu ensino médio integrado e irá disponibilizar 400 vagas. O edital desse PS tem previsão de publicação para esta quarta-feira, 20/10.

A reitora do Ifap, Marialva Almeida, ressalta que a instituição "nunca parou" desde o início da crise de saúde pública. Segundo ela , "tivemos de nos reiventar para superar tão duras provas. E vencemos, e digo isso, certa de que há ainda uma longa caminhada pela frente, mas caminharemos, juntos como sempre e seremos mais fortes para superar outros desafios que surgirem. E, é nessa perspectiva que o plano estratégico começa a executar o retorno gradual, com a garantia da necessária segurança. E, como tivemos um novo aparato legal que norteia o nosso retorno presencial, nos amoldamos, tendo o cuidado de preservar a vida ,como sempre nossas ações vêm demonstrando".

Diretoria de Comunicação - Dicom