Mesa-redonda marca início das ações do Comitê de Gestão Ambiental do Ifap

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2017, 07h35

Reitora faz a abertura do evento

Com a mesa-redonda “Sustentabilidade nas Instituições Públicas”, nesta quarta-feira (14/6), no auditório do campus Macapá, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) deu início às ações públicas do Comitê de Gestão Ambiental, que será responsável pela construção e implementação do Plano de Logística Sustentável da instituição. Durante o evento, com a participação de servidores e estudantes, foram apresentadas as experiências da Justiça Federal no Amapá e da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), bem como as metas e os próximos passos do Comitê de Gestão Ambiental, formado por servidores da Reitoria e de todos os campi do Ifap. Confira mais fotos no álbum do facebook.

“Falamos muito em pensar o mundo de maneira sustentável, mas precisamos pensar no que estamos fazendo para trazer um resultado positivo dentro da nossa instituição. Para isso os nossos projetos precisam estar institucionalizados. Quando a gente se une, fica mais prático”, afirmou a reitora Marialva Almeida, ao abrir a programação da mesa-redonda, que teve como mediador o presidente do Comitê de Gestão Ambiental do Ifap, Romaro Antonio Silva.

Ao falar sobre a implantação do Plano de Logística Sustentável na Justiça Federal, a supervisora da Seção de Modernização Administrativa, Vera Cristiane Vaz de Sales, destacou o trabalho de sensibilização realizado em todas as unidades para a economia de recursos e os resultados alcançados com o Plano de Logística Sustentável, entre 2014 e 2016. Na impressão de documentos, houve redução de 44,5% nos gastos com o consumo de papel e de 63% na compra de tôner para impressoras. Além disso, foi reduzido em 58% o uso de copos descartáveis e houve economia de 12,4% na conta de energia elétrica. Outra medida foi a doação de papel e papelão para reciclagem.

A engenheira ambiental Suelen dos Santos Fagundes falou sobre a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Ueap, e a professora Ana Karolina Pedrada, do campus Santana, explicou o passo-a-passo da implantação do Plano de Logística Sustentável do Ifap, que está na etapa inicial, com a pesquisa de dados para elaboração.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria