Professores do Ifap são autores de livro sobre o ensino do espanhol na Rede Federal

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 08h33

Capa do livroOs professores Ângela Utzig, Daniel Madureira e Karine Ribeiro, lotados no campus Santana, e a professora Thaynam Santos, do campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), são coautores da obra intitulada "Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas", organizada pelo professor Antonio Ferreira da Silva Júnior, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Vários autores com o livro na mão no evento de lançamentoPublicada pela Editora Pontes e lançada no dia 1º de junho, durante simpósio no Cefet-RJ, a coletânea reúne artigos que abordam o histórico da língua espanhola e relatam práticas pedagógicas no âmbito da rede federal de educação profissional e tecnológica. São 43 artigos de professores dos Institutos Federais, dos Cefets do Colégio Pedro II. O lançamento contou com a presença de vários autores, entre eles o professor Daniel Madureira, representando o Ifap, e do organizador da obra, Antônio Ferreira.

Os capítulos 23 e 24 são de autoria dos professores do Ifap, com reflexões de caráter teórico-prático sobre o ensino da língua espanhola. No capítulo 23, a professora Thaynam Santos assina o artigo "Enseñanza-aprendizaje de Español en el Instituto Federal de Amapá-Ifap: la importancia de la comunicación en contextos reales de habla y uso de la cultura como motivación en las clases de E/LE". O capítulo 24 traz o artigo "O ensino reflexivo e motivacional das línguas Inglesa e Espanhola através dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): abordagem comunicativa na implantação do Instituto Federal do Amapá (Ifap), campus Santana”, assinado pelos professor Ângela Utzig, Daniel Madureira e Karine Ribeiro.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria