Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Coordenação de Extensão, Cultura e Desporto - COECD

É o setor de caracter normativo, consultivo e executor da Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFAP, responsável pela estruturação e o desenvolvimento das políticas referentes às manifestações culturais, artísticas, desportivas e extensionistas necessários ao desenvolvimento de atividades complementares à formação integral do indivíduo.

 Compete a Coordenação de Cultura, Arte e Desporto:

  • Acompanhar as atualizações normativas nacionais, bem como as tendências internacionais no âmbito da extensão, cultura e desporto;
  • Acompanhar e coordenar a elaboração normativa no âmbito do IFAP sobre extensão, cultura e desporto;
  • Elaborar estratégias para a condução da política das ações de extensão, cultura e desporto;
  • Fomentar e apoiar as atividades de extensão, desportivas e de produção de arte e cultura entre os discentes, docentes e funcionários do IFAP;
  • Ampliar a participação do IFAP em eventos em diversos âmbitos, tanto em nível local, regional quanto nacional na extensão, cultura, arte e no desporto.
  • Promover momentos de intercâmbios esportivos, artístico e cultural com outras instituições;
  • Estabelecer parcerias de incentivo a cultura, a arte e ao esporte do IFAP;
  • Estimular e apoiar o desenvolvimento de projetos de cultura, arte e esporte, em sintonia com o ensino pesquisa e extensão do IFAP;

Nome do responsável: Suellen Campos de Macedo

E-mail do setor: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

{tab title="Documentos"}

Resolução nº 16.2019 Consup/Ifap Aprova a Regulamentação das Atividades de Extensão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP
Resolução n° 107/2022/Consup/Ifap  Aprova a Curricularização da Extensão nos Cursos Superiores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP
Portaria n 299/2022 SETEC/MEC Dispõe sobre os indicadores de Pesquisa e Extensão a serem utilizados pelas Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal de EPCT)
Resolução n 7/2018 Câmara de Educação Superior Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências

   

{tab title="Ações e Eventos"}

Eventos: atividades que implicam na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou do produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico dos envolvidos, conservado ou reconhecido pelo IFAP. Estão incluídos nesta categoria: campanhas, palestras, ciclos de estudos ou de palestras, circuitos, concertos, espetáculos, recitais, shows, exibições públicas, colóquios, conferências, congressos, encontros, exposições, feiras, festivais, fóruns, jornadas, lançamentos de publicações ou produtos, mesas redondas, jornadas, dias de campo, mostras, rodadas, reuniões, semanas, seminários, simpósios, debates, torneios, campeonatos dentre outros.

Eventos Extensão

  

 

Objetivos

O II Aberto do IFAP de Xadrez tem por objetivo incentivar a prática do esporte no estado, promover o desenvolvimento dos alunos do Instituto, permitindo que os mesmos troquem experiências com jogadores profissionais e de alto rendimento, distribuir pontos entre os participantes que contarão na disputa por uma das cinco vagas na segunda fase do CAXA 2017, objetivando ainda promover a interação entre os enxadristas amapaenses e de outros estados e movimentar os RATING CBX e FIDE dos mesmos.

 

 

O Startup Weekend é um evento de imersão que visa fortalecer o empreendedorismo inovador por meio de atividades práticas que possam transformar-se num modelo de negócio viável e monetizável, gerando assim desenvolvimento econômico para o Estado do Amapá. O evento ocorreu em 54 horas ininterruptas e reuniu um público de participantes de 100 pessoas, entre estudantes, designers, especialistas em marketing e potenciais empreendedores para uma competição de ideias com foco no empreendedorismo inovador.

Objetivos principais:

  • Promover integração entre Instituto e comunidade interna e externa, através do fomento ao desenvolvimento de empreendimentos inovadores e sustentáveis da Economia Digital, Criativa e Solidária.
  • Disseminar a atitude empreendedora no estado do Amapá.
  • Estimular a criação de empreendimentos criativos inovadores e sustentáveis.
  • Promover o relacionamento com pessoas inovadoras com foco na mudança de mindset.

A programação foi composta de cursos FIC, palestras, workshop, mesa-redonda, além de conversas livres, Quiz de Inovação e momentos de cultura e descontração.

Start Ifap

Evento de empreendedorismo inovador, realizado de forma itinerante em quatro municípios: Macapá, Santana, Porto Grande e Oiapoque.

Objetivos principais:

  • Promover integração entre Instituto e comunidade interna e externa, através do fomento e disseminação do ecossistema inovador das startups.
  • Disseminar a atitude empreendedora no estado do Amapá.
  • Discutir o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo digital.
  • Estimular a criação de empreendimentos criativos inovadores e sustentáveis.

 

Simpósio de Inovação Tecnológica

Evento itinerante realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propresq).

 

Jogos Internos do Instituto Federal do Amapá

 

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

 

Etapa Estadual da prova prática da OBR.

A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam

a esta tarefa. A Modalidade Prática possui dois níveis distintos:

  1. Nível 1: voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas

diretrizes do MEC ou equivalente; referente a categoria da RoboCup/CBR: RoboCup Junior Rescue

Line Primary;

  1. Nível 2: voltada aos alunos do ensino médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos

matriculados em cursinho pré-vestibular (em Instituição de Ensino). Não estão aptos a participar

alunos que estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso superior; referente a

RoboCup Junior Rescue Line Secondary.

4º Encontro de Extensão do Ifap

Com o tema “Compartilhado Ideias”, a quarta edição do Encontro de Extensão será realizada no Campus Santana, nos dias 17 e 18 de agosto de 2017.

Objetivo-Geral: interação entre a PROEXT e os Departamentos de Extensão dos campi; divulgação e discussão das ações de extensão do IFAP; validação da minuta do Plano de Ação da Proext 2018 além de troca de saberes e experiências entre os extensionistas.

 

{tab title="Programas e Projetos"}

Programas e Projetos

Programa: constitui-se em um conjunto articulado de projetos e outras atividades de extensão, preferencialmente multidisciplinar e associado à pesquisa e ao ensino. Possui caráter orgânico institucional; integração no território ou grupos populacionais; clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo;

Projeto: é o conjunto de atividades processuais e contínuas, de caráter esportivo, social, artístico, cultural, ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, podendo ser associado a um programa ou desenvolvido de forma isolada;

 

Programa Empodera Mulher

Programa Novos Caminhos

Mulheres Mil

Programa Xeque-Mate

Programa Institucional de Robótica

Programa Leitores Franceses

Programa Qualifica + Progredir

 

Forinter

Passaporte

LINKS IMPORTANTES

Centro de Línguas – CEL

Núcleo de Línguas – IsF

Toeic – Bridge

Meo - My english online

 

Fim do conteúdo da página