Ifap debate educação de jovens e adultos em evento nacional

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 17h16 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 12h02

O Instituto Federal do Amapá participou do II Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos da Rede Federal, que aconteceu em Londrina (PR), de 3 a 5 de dezembro de 2019. A delegação do Ifap foi composta de 20 membros, entre os quais estavam docentes, técnicos administrativos e estudantes de cursos da EJA.

O evento teve como foco debater as práticas de EJA existentes na Rede Federal e os desafios que essa modalidade de ensino enfrenta. Esse debate envolveu mais 300 participantes de todo o país e foi realizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e apoiado pelo curso de especialização em EJA da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Um dos pontos de destaque da programação foi o protagonismo dos próprios estudantes, que tiveram espaço para socializar suas vivências nos cursos de EJA da Rede Federal. Entre eles estava Herberson Pelaes, estudante do curso técnico integrado em Logística, do Campus Santana.

Ao final do evento, foi elaborado de forma coletiva um documento descrevendo os desafios, necessidades, reivindicações e sugestões dos estudantes dos cursos da EJA para posterior envio ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

De acordo com o pró-reitor de Ensino do Ifap, Romaro Silva, “esse evento representa um importante passo para reformulação e ampliação das políticas para a Educação de Jovens e Adultos no Ifap. Nossa meta, de acordo com nosso PDI, é chegarmos em 2023 com no mínimo 10% do total de nossas vagas ofertadas para este público. Estamos focados também em realizar a versão estadual desde encontro aqui no Amapá em 2020".