Ifap matricula calouros a partir do dia 30

Publicado: Quarta, 29 de Janeiro de 2020, 11h30

Mais de 15 mil candidatos se inscreveram no Sisu para disputar as 670 vagas nos 17 cursos superiores da instituição

Na entrada do Campus Macapá, estão as listas com nomes aprovados na chamada regular do Sisu 2020

Na entrada do Campus Macapá estão as listas com nomes aprovados na chamada regular do Sisu 2020. Foto: Deice/Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu 15.708 inscrições de candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2020 para o total de 670 vagas ofertadas em 17 cursos de ensino superior, em quatro campi. Os candidatos aprovados na chamada regular devem agora realizar a matrícula, que começa nesta quinta-feira (30/1) e vai até terça-feira (4/2) nos campi Laranjal do Jari, Porto Grande e Santana e até quarta-feira (5/2) no campus Macapá - que não funcionará no dia 4 de fevereiro por conta do feriado de aniversário do município. Para ver as listas de aprovados  e saber mais, clique aqui.

O reitor em exercício e pró-reitor de Ensino, Romaro Silva, destaca que mais de 50% dos 15.708 candidatos inscritos em cursos do Ifap colocaram a instituição como primeira opção. "O que nos deixa honrados pela credibilidade que a comunidade tem colocado em nossos cursos e demonstra o resultado dos nossos esforços e de nossas políticas. Em menos de dez anos, assumimos a maior oferta de vagas via Sisu do estado do Amapá e, hoje, comemoramos a maior procura pela comunidade amapaense", afirmou. "Esperamos que nos próximos anos consigamos manter esses resultados e que as nossas políticas contribuam cada vez mais com os arranjos produtivos dos 16 municípios do estado do Amapá", completou.

Para se matricular, o candidato selecionado na chamada regular deve comparecer com a documentação necessária na Seção de Gerenciamento de Registro Escolar e Acadêmico do campus do Ifap para o qual se inscreveu. Caso não seja possível a presença do candidato, ele poderá ser representado por meio de procuração específica, acompanhada de documentos originais ou cópias autenticadas do documento de identidade e CPF do candidato e do procurador.

Na matrícula, o candidato selecionado irá preencher a Ficha de Matrícula para Curso Superior de Graduação, disponibilizada pela Secretaria Acadêmica do Ifap no ato da matrícula, e a declaração de que não possui vínculo em curso de graduação de uma ou mais Instituição Pública de Ensino Superior.

Documentação para matrícula

• Histórico Escolar e Diploma de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia)

• Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia)

• Carteira de Identidade (original e cópia)

• CPF (original e cópia)

• Certificado de Alistamento Militar e/ou Reservista (sexo masculino e maiores de 18 anos – original e cópia)

• Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação com a justiça eleitoral (obrigatório para maiores de 18 anos – original e cópia)

• 1 foto 3x4 (atual)

• Comprovante de residência atual (últimos três meses)

• Documentação específica dos candidatos das políticas e ações afirmativas

Lista de espera

Os candidatos não aprovados na chamada regular do Sisu e que se inscreveram em algum curso do Ifap em primeira ou segunda opção podem manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer às vagas que não forem preenchidas após a matrícula. O candidato deve acessar o Sisu durante o período especificado no cronograma (29/1 a 4/2) e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. O Instituto Federal de Amapá realizará chamadas públicas e convocatórias para preenchimento de vagas remanescentes a serem ocupadas pelos candidatos relacionados na lista de espera. Serão divulgados no portal do Ifap (ifap.edu.br/ensino/sisu) as informações e os procedimentos referentes às chamadas públicas e convocatórias.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria