Servidores iniciam curso “Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado”

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 11h49

Cerca de 140 servidores de todas as unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) estão inscritos no curso de formação inicial e continuada “Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado”, ofertado a distância (EaD) em parceria com o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSul). As aulas se iniciaram nesta semana e se estendem até novembro, no total de 280 horas-aulas.

Os objetivos são qualificar os professores do Ifap na prática pedagógica quanto aos recursos, instrumentos e estratégias em situações de inclusão de estudantes e promover aos técnicos administrativos da instituição o conhecimento sobre educação inclusiva, aprimorando o atendimento em ações que favoreçam a autonomia, equidade e segurança dos estudantes.

A oferta do curso pelo Ifap foi articulada em conjunto pelas pró-reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proext) e Gestão de Pessoas (Progep), que realizou as inscrições dos participantes a partir de um levantamento dos servidores interessados em todas as unidades. Equipes dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) dos campi, professores e técnicos administrativos estão entre os inscritos.

No Ifap, a coordenadora do curso é a tradutora Elisângela Morais, do Setor de Inclusão e Diversidade da Proext, e, no Ifsul, a coordenação-geral está sob a responsabilidade da professora Rosane Bom.

CRONOGRAMA DO CURSO

Componente curricular