Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Leitores Franceses

 

 

A parceria entre a Embaixada da França no Brasil e o Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) possibilitou a participação do Instituto Federal do Amapá - Ifap no Programa Leitores Franceses, desde a edição 2014-2015, de modo a favorecer trocas de conhecimentos e experiências pedagógicas e interculturais na área de língua estrangeira/francês, bem como fomentar a cooperação e mobilidade acadêmica com países de língua francesa, para alunos, servidores e comunidade externa. O trabalho pedagógico de ensino do francês fica a cargo de uma professora nativa a fim de permitir aos aprendentes da língua estrangeira a experiência real com os aspectos linguísticos e extralinguísticos da língua.

 

Breve Histórico

 

1ª EDIÇÃO – Programa Pesquisador Francês – Campus Macapá

Pesquisadora: Eva Claverie

Coordenadora: Lucinei Barros

 

A primeira edição realizada em 2014/2015, no Campus Macapá, possibilitou a realização de atividades fora da sala de aula. Dentre as quais, destaque-se a elaboração de momentos de práticas com a língua, como aulas de culinária de pratos típicos de regiões da França, que permitiram aos participantes do Programa um momento de aprendizagem fora do ambiente formal de ensino, ou seja, a inserção em situação real de uso da língua.

 

2ª EDIÇÃO – Programa Estagiário Francês – Campus Macapá e Santana

Estagiária: Géraldine Etinof

Coordenadora: Aldenise Borges

 

Na edição 2016/2017, ofertada nos Campi Macapá e Santana, os alunos puderam desenvolver a primeira “Mostra Cultural” do Programa, mediante a apresentação de corais musicais, declamações de poemas consagrados pela Literatura Francesa, produções de vídeos sobre a cultura de alguns países francófonos, além da exposição de imagens turísticas e degustação de pratos típicos da culinária destes. Deste modo, os alunos tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e obter experiência mais profícua quanto aos aspectos culturais da língua em estudo.

 

3ª EDIÇÃO – Programa Leitores Franceses – Campus Avançado Oiapoque

Leitora: Géraldine Etinof

Coordenadora Geral: Aldenise Borges

Coordenadora Local: Mayara Reis

 

Na terceira edição (2017/2018), ocorrida no Campus Avançado Oiapoque, município que faz fronteira com a cidade guianense, Saint-Georges, as atividades puderam se intensificar ainda mais em razão do contexto transfronteiriço. Além das aulas regulares em sala, foram desenvolvidos projetos que intensificaram as experiências culturais, dentre os quais:

 

La Journée de la Francophonie: Dia Internacional da Francofonia (20 de março), para divulgar a riqueza e a diversidade sociocultural da língua francesa no mundo, com enfoque sobre a culinária e curiosidades sobre alguns países francófonos nos cinco continentes do mundo.

 

Cineclube Francês: Cinco sessões realizadas, com a simulação real de um ambiente cinéfilo: sala de cinema, luzes, som e cheiro de pipoca, para oportunizar momentos de lazer cultural às comunidades interna e externa ao Campus, por meio da exibição de filmes em língua francesa, de forma a aprimorar a compreensão oral do idioma.

 

Mostra Intercultural Francesa: Atividades culturais com obras literárias e musicais em língua francesa, além de exposição gastronômica de países francófonos pelos alunos do curso, a fim de socializar a língua e a cultura francesa no contexto transfronteiriço.

 

4ª EDIÇÃO – Programa Leitores Franceses – Campus Laranjal do Jari

Leitora: Géraldine Etinof

Coordenadora: Aldenise Borges

Coordenadora Local: Suany Cunha

Plano de Trabalho (Objetivos) - outubro de 2018 a maio de 2019

Alunos e servidores aptos a participar das atividades de cooperação internacional promovidas pelo Instituto Federal do Amapá no sentido de receber alunos e professores de universidades, institutos e de liceus franceses, em atendimento ao processo de internacionalização da instituição.

Execução de projetos para promoção de atividades de ensino da língua e cultura francesa junto à comunidade interna e externa do campus do Ifap durante e depois da vigência do programa.

Alunos e servidores aptos a realizar exames de proficiência em língua francesa, bem como a participar de ações de cooperação e mobilidade acadêmica em países de língua francesa.

 

 

Fim do conteúdo da página