Cooperação entre Ifap e escola francesa promove formação e convivência entre os estudantes

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 11h04

Encontro Institucional “Brasil e França” incluiu palestra, exposição e convivência. Foto: Ifap

A primeira ação de cooperação entre o Instituto Federal do Amapá (Ifap) e o Lycée Professionnel Max Joséphine, situado em Caiena, na Guiana Francesa, foi realizado na sexta-feira (14/2), no Campus Avançado Oiapoque. O Encontro Institucional “Brasil e França”, ação de extensão promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext), teve a participação de estudantes dos cursos de Vendas e Comércio, além de estudantes franceses.

A programação incluiu palestra, exposição organizada pelos estudantes do Ifap e doações de livros para as bibliotecas de cada instituição de ensino. Também ocorreram momentos de convivência e troca de saberes, como a degustação de açaí, farinha de tapioca e outros produtos locais, e visita a um balneário de Oiapoque.

Na opinião da professora de Língua Portuguesa Valdira Harté, do Lycée Professionnel Max Joséphine, “o contato entre as duas instituições de ensino é muito produtivo pois, além de gerar a possibilidade de estágio e vivência entre uma região e outra, promove o encontro com culturas diferentes”.

Para a coordenadora do Centro de Línguas do Campus Avançado Oiapoque, Lilian Lobato, “a parceria firma o compromisso do Ifap junto ao setor de relações internacionais como possibilidade de aperfeiçoamento profissional de seus alunos, principalmente no que se refere à peculiaridade de Oiapoque em ter no cotidiano de seus profissionais a vivência diária entre as duas nações”.