Cursos técnicos integrados com vagas remanescentes terão sorteios de vagas

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 11h40
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai realizar chamadas públicas, nos dias 27 e 28 deste mês, para o preenchimento de vagas remanescentes dos processos seletivos nos cursos técnicos de nível médio na forma integrada presenciais ofertados nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana para ingresso no 1º semestre deste ano. No total, são 251 vagas divididas em sete cursos destinados a quem tenha concluído somente o ensino fundamental e pretende realizar o ensino médio integrado ao ensino técnico. Os candidatos terão que comparecer, com os documentos necessários, nos dias e horários definidos, nas unidades do Ifap onde desejam realizar o curso técnico. Os candidatos presentes participarão de um sorteio das vagas disponíveis. Para saber mais, acesse Ingresso/Estude no Ifap/Processos Seletivos.

Na impossibilidade de comparecimento do candidato à chamada pública, poderá ser representado por um de seus genitores, desde que munidos do documento original de identidade, ou cônjuge/companheiro(a) munido de certidão de casamento ou documento de união estável e documento original de identidade, ou procurador devidamente constituído pelo estudante, munido de instrumento particular de procuração com firma reconhecida e documento de identidade original e cópia. O candidato menor de dezoito anos deverá comparecer com o seu representante legal, desde que o mesmo se apresente munido de todos os documentos exigidos.

O preenchimento das vagas ocorrerá através de sorteio entre os candidatos inscritos, de acordo com a opção de concorrência de vaga escolhida no ato da inscrição. O candidato que for sorteado em uma das modalidades de concorrência deverá apresentar os documentos exigidos, observando documentações específicas para cada modalidade de concorrência. Terão direito a efetivarem matrícula os candidatos sorteados até o número de vagas disponíveis. Caso o número de candidatos presentes no sorteio por turma seja menor do que a quantidade de vagas oferecidas, não haverá sorteio. Nesse caso, o candidato deverá matricular-se de acordo com as demais do edital.

Cotas

Serão destinadas no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas ao sistema de ações afirmativas/cotas sociais, sendo reservadas aos alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, de acordo com a regulamentação em vigor. Dessas vagas, 50% são reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita e para as cotas de autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência da população do Amapá, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para cada curso haverá recipientes de acordo com ampla concorrência e ações afirmativas/cotas sociais, e de cada recipiente será sorteado inicialmente o nome do candidato para a vaga e realização da matrícula com a apresentação dos documentos exigidos. Caso haja vaga não ocupada em qualquer modalidade de concorrência de um determinado curso, esta será remanejada entre outras classes. As vagas que restarem após a aplicação do disposto acima serão ofertadas aos candidatos da ampla concorrência.

Calendário chamadas públicas cursos técnicos integrados

Dia

Porto Grande

Técnico em Agroecologia