Estudantes do Ifap participarão do Programa Pé-de-Meia do MEC

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 16h38 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2024, 11h07

Os estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Amapá (Ifap) cujas famílias integrem o Bolsa-Família poderão fazer parte do programa de incentivo financeiro-educacional Pé-de-Meia, uma iniciativa instituída pelo Ministério da Educação (MEC) que busca reduzir as taxas de retenção e evasão do ensino médio no Brasil através da melhoria das condições materiais dos estudantes. Durante todo o ensino médio, os participantes poderão receber um valor total de até R$ 9.200,00.

Na fase inicial, o Pé-de-Meia irá contemplar o estudante que atenda aos seguintes critérios: ter de 14 a 24 anos, ser membro de família integrante do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), priorizando famílias beneficiárias do programa Bolsa-Família, e estar regularmente matriculado em curso do ensino médio de qualquer unidade do Ifap.

Os pagamentos aos estudantes serão feitos ao longo dos três anos do ensino médio, mediante o cumprimento dos seguintes critérios:
- Serão pagos R$ 200 no início de cada ano para os estudantes que efetuarem sua matrícula na instituição;
- Os estudantes participantes que comprovarem frequência de 80% receberão R$ 1.800 divididos em nove parcelas de R$ 200;
- Os estudantes receberão R$ 1.000 ao comprovarem aprovação em cada um dos anos do ensino médio;
- Os estudantes que se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio receberão um valor de R$ 200.

De acordo com Gilceli Moura, diretora de Assuntos Estudantis do Ifap, “não será necessária nenhuma inscrição do estudante ao Programa, pois o Ifap já fez adesão ao Pé-de-Meia e encaminhará a lista de alunos matriculados na instituição ao MEC, e o ministério irá cruzar os dados com o sistema do Bolsa-Família. Por isso, é necessário que os responsáveis procurem pessoalmente um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no próprio município para atualizar seu cadastro, caso ainda não tenham realizado esse procedimento”.