Ifap abre inscrições para Programa de Assistência Estudantil

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 19h31 | Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2018, 11h54

A partir do próximo dia 26/2, todas as unidades do Ifap estarão com inscrições abertas para estudantes da instituição que desejem participar do processo de seleção do Programa de Assistência Estudantil (PAE). O PAE visa democratizar as condições de acesso, permanência e saída com êxito dos estudantes, através da concessão de cinco tipos de auxílios. Os interessados devem realizar sua inscrição de 26/2 a 2/3, nos horários de 9 às 12h e de 15 às 20h através do preenchimento do formulário de inscrição que será disponibilizado na Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae) ou setor equivalente do campus no qual o estudante estiver matriculado. O referido formulário poderá também ser impresso diretamente dos anexos do edital do PAE.

Os auxílios contemplados no edital do PAE destinam-se a estudantes presenciais do Ensino Médio (Integrado e Subsequente), do Ensino Superior (Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura) e a estudantes de Educação a Distância (EaD) especificamente da unidade de Pedra Branca do Amapari. Para estar apto a concorrer a um dos auxílios ofertados pelo edital, o estudante deve comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio), ou seja, R$ 1.421,50 (mil quatrocentos e trinta e um reais). As quantidades de auxílio destinadas a cada nível de ensino e a cada unidade do Ifap pode ser verificada abaixo:

Campus Macapá

Campus Avançado do Oiapoque

Campus Porto Grande

Centro de Referência em EaD
de Pedra Branca do Amapari

Campus Santana

Campus Laranjal do Jari

De acordo com o edital do PAE, as 5 modalidades de auxílios são as seguintes:

-Auxílio-transporte – concessão de valor financeiro mensal para o transporte durante o semestre/ano letivo que poderá variar de acordo com a situação de vulnerabilidade socioeconômica do requerente;

-Auxílio-alimentação – concessão de auxílio financeiro mensal para a refeição diária durante o semestre/ano letivo para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

- Auxílio-moradia – destina-se a despesas com aluguel de imóvel quando o campus não dispuser de alojamento ou quando houver alojamento, que seja insuficiente para todos;

- Auxílio material didático – caracteriza-se pela oferta de condições para aquisição, uma vez ao ano, de material didático conforme a necessidade do estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

- Auxílio uniforme – repasse de auxílio financeiro uma vez ao ano ao estudante para compra do uniforme padrão do Ifap (camisa, calça ou saia jeans, tênis, roupa de educação física, jaleco e agasalho) ao estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Além do preenchimento do formulário de inscrição e da apresentação dos documentos listados no edital, por parte dos estudantes inscritos, os técnicos do Ifap realizarão uma análise da situação socioeconômica dos mesmos podendo também agendar entrevistas e visitas domiciliares para confirmar as informações prestadas no ato da inscrição.

O resultado preliminar dos candidatos selecionados em cada unidade do Ifap será divulgado a partir de 8/3/2018. Após todo esse processo, o estudante selecionado deverá participar de reunião no dia 15/3 na qual assinará o Termo de Compromisso e receberá todas as informações acerca do PAE. Caso o aluno ou seu responsável legal não possa comparecer a reunião, o mesmo deverá apresentar documento que justifique sua ausência em no máximo 3 dias úteis.

Por Alexandre Brito, coordenador de Comunicação do Ifap