Ifap firma parceria com startup sul-africana para incentivar empreendedorismo inovador

Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 17h19

parceriastartup20 1

Reitor Romaro Silva com a cofundadora da Africa Makes Foundation, Cherise Dunn, no Gabinete da Reitoria

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) firmou parceria com a Africa Makes Foundation, uma das startups participantes do fórum Startup 20 Amapá ocorrido em Macapá-AP, de 23 a 26 deste mês. O foco é incentivar o empreendedorismo inovador entre os estudantes do Ifap, bem como o intercâmbio com jovens da África da Sul.

parceriastartup20 4

Pró-reitoras Alyne Lima e Cristina de Oliveira e a assessora Márcia Helena com Cherise Dunn, na assinatura do memorando

Nesta quarta-feira (28/2), foi assinado pela pró-reitora de Ensino do Ifap, Cristina Coutinho de Oliveira, e a cofundadora da Africa Makes Foundation, Cherise Dunn, um memorando de entendimento com o principal propósito de delinear os esforços colaborativos para apoiar empreendedores, aprimorar o engajamento da comunidade estudantil entre universidades e faculdades sul-africanas e brasileiras, inovação em produtos e serviços, processos de fabricação, acesso ao mercado, comércio e sustentabilidade geral dos negócios, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico.

Para o reitor do Ifap, Romaro Silva, este foi um dos principais resultados da participação do Ifap no Startup 20 Amapá. “Vemos que nossa educação apresenta resultados que estão conectados com um modelo inovador de negócios, onde a criatividade e a inovação estão alinhadas, o que foi percebido por essa empresa sul-africana. E, certamente, essa parceria trará ganhos diretamente para os nossos estudantes, para a formação e a consciência deles dentro da economia global”.

Na segunda-feira (26/2), Cherise Dunn visitou o Campus Macapá do Ifap, juntamente com outros participantes do Startup 20, e conheceu produtos, serviços e outros resultados de pesquisas em inovação apresentados por estudantes de diversos campi da instituição, como telhas feitas com fibra de coco verde e outros resíduos e novos produtos gastronômicos feitos a partir de ingredientes regionais, como geleias de frutas, hambúrguer e salsicha de peixe, entre outros.

Após a visita, Cherise Dunn, que é designer criativa, procurou a assessora de Relações Internacionais do Ifap, Márcia Helena Pereira, para tratar de propostas de parceria institucional. “Fiquei muito animada com o que vi dos projetos dos estudantes do Ifap. E acredito que essa parceria será positiva para ambas as partes“, afirmou ontem, na solenidade de assinatura, que também contou com a presença da pró-reitora de Extensão do Ifap, Alyne Lima.

Uma comissão de coordenação conjunta, composta por representantes do Ifap e da Africa Makes Foundation NPC, será estabelecida para supervisionar a implementação das ações. O comitê se reunirá regularmente para revisar o progresso, resolver quaisquer questões e adaptar estratégias conforme necessário para alcançar os objetivos propostos.

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria