Ifap inicia construção do novo PDI

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 17h45 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 11h39

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referente ao quinquênio 2024-2028. A solenidade de abertura oficial dos trabalhos de construção do novo documento acontecerá no dia 11 de agosto, às 9h, no auditório do Campus Macapá. Os interessados em acompanhar todo o processo de elaboração do PDI e os documentos relacionados podem clicar aqui.

O PDI é o documento que identifica as instituições de ensino superior enfatizando a missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional, bem como atividades acadêmicas a serem desenvolvidas no período de vigência do documento.

É dentro do processo de elaboração do PDI, por exemplo, que a instituição prevê a oferta de novos cursos em suas unidades e define os ritos a serem seguidos até que a oferta desses cursos seja realizada e a infraestrutura necessária ao funcionamento destes seja providenciada.

O atual PDI do Ifap dá conta das ações institucionais até dezembro de 2023. Por esse motivo, a Reitoria nomeou a comissão central, sob a presidência do professor do ensino técnico e tecnológico Eder Bart, e as respectivas comissões temáticas, que terão como atribuição principal elaborar o planejamento institucional nas seguintes áreas:

• Comissão de planejamento estratégico;
  • Comissão de elaboração do perfil institucional e da organização administrativa;
  • Comissão do Projeto Pedagógico Institucional e do plano de cursos e oferta de vagas;
  • Comissão de apoio ao processo de revisão do processo pedagógico institucional e do plano de oferta de cursos;
  • Comissão responsável pelo plano de infraestrutura;
  • Comissão de elaboração do plano de sustentabilidade e capacidade financeira;
  • Comissão de elaboração do plano de gestão de pessoas;
  • Comissão do plano de comunicação com a comunidade e apoio tecnológico;
  • Comissão do plano de gestão e risco do PDI.

A elaboração do planejamento em todas essas áreas é um passo estratégico para os futuros gestores da instituição, tendo em vista que o Instituto já deflagrou seu processo de consulta à comunidade para a escolha do novo reitor ou reitora e dos novos diretores ou diretoras-gerais de campi.

De acordo com Bart, "um ponto de grande relevância na construção do PDI Ifap 2024 - 2028 será a construção de forma participativa e multicampi, onde os campi serão representados por servidores e discentes pertencentes aos mesmos, buscando uma articulação institucional entre as áreas e os campi, a fim de fortalecer a identidade institucional e a otimização no uso de recursos. Outro ponto será a escuta à comunidade interna e externa, onde eles poderão se expressar apontando os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades que se apresentam ao Ifap. Esse canal de diálogo será aberto através das consultas públicas na apresentação de cada eixo temático do PDI elaboração".