Ifap integra programa Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 10h52 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 10h02

supercomputadorsantosdumont

Local de instalação do supercomputador Santos Dumont, na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis-RJ

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) faz parte do Programa Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) de Embaixadores do Supercomputador Santos Dumont, considerado a maior plataforma computacional da América Latina. Graças ao Acordo de Parceria Institucional entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o LNCC, o Supercomputador Santos Dumont terá um ponto focal em universidades e institutos federais em todo o país. Como embaixador do Ifap, foi indicado o professor Klenilmar Lopes Dias, do Campus Macapá.

Clique aqui para conhecer o Supercomputador Santos Dumont

klenilmar supercomputador2

Embaixador do Ifap, professor Klenilmar Lopes Dias

Considerando as pesquisas na área e os critérios para ser um embaixador, indicamos o professor Klenilmar Lopes Dias, que colaborará em suas submissões de projetos em diversos eixos, visando ao uso do supercomputador e promovendo o diálogo permanente com a equipe do supercomputador no LNCC, além de estimular a parceria institucional”, explicou o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, Romaro Silva.

Klenilmar Lopes Dias já participou do primeiro treinamento dos 45 embaixadores, ocorrido remotamente, no dia 8 de maio, com palestra dos professores Fabio Borges, Carla Osthoff e Tadeu Gome, do LNCC, e, presencialmente, do Encontro Nacional de Embaixadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, nos dias 27 e 28 de junho, em Petrópolis-RJ.

klenilmar supercomputador01

Encontro Nacional de Embaixadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis-RJ

O programa tem como objetivo formar um grupo de profissionais que irão potencializar o uso do supercomputador em suas respectivas instituições de ensino e pesquisa, atuando como facilitadores do processo. A intenção é promover a Computação de Alto Desempenho (HPC), reforçar o caráter nacional do LNCC e disponibilizar o Santos Dumont de forma ampla e democrática para acesso.

Os embaixadores serão treinados pelo LNCC por meio de uma edição especial da Escola Santos Dumont, buscando auxiliar os usuários de Computação de Alto Desempenho e estimulando o uso dos recursos computacionais do Santos Dumont em âmbito nacional. A atuação dos Embaixadores será um processo coletivo de construção, envolvendo tanto os embaixadores quanto a equipe técnica do LNCC, por meio de um esforço colaborativo que fortalecerá a área de HPC no país.