Vagas remanescentes de cursos técnicos subsequentes serão sorteadas durante chamadas públicas

Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 14h36
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) marcou chamadas públicas para o preenchimento de vagas remanescentes dos processos seletivos nos cursos técnicos de nível médio na forma subsequente, nas modalidades presencial e a distância, ofertados no campus Macapá, campus Porto Grande, campus Avançado do Oiapoque e Centro de Referência de Pedra Branca do Amapari para ingresso no 1º semestre deste ano. No total, são 84 vagas divididas em sete cursos. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio e terão que comparecer, com os documentos necessários, no dia 26 deste mês, entre 8h30 e 9h30, nas unidades do Ifap onde desejam realizar o curso técnico. Os candidatos presentes participarão de um sorteio das vagas disponíveis. Para saber mais, acesse Ingresso/Estude no Ifap/Processos Seletivos.

Na impossibilidade de comparecimento, o candidato poderá ser representado na chamada pública por um de seus genitores, desde que munido do documento original de identidade, ou cônjuge/companheiro (a) munido de certidão de casamento ou documento de união estável e documento original de identidade, ou procurador devidamente constituído, munido de instrumento particular de procuração com firma reconhecida e documento de identidade original e cópia. O candidato menor de dezoito anos deverá comparecer com o seu representante legal, desde que com os documentos exigidos.

O preenchimento das vagas ocorrerá através de sorteio entre os candidatos inscritos, de acordo com a opção de concorrência de vaga escolhida no ato da inscrição. O sorteio será realizado a partir das 10 horas. O candidato que for sorteado em uma das modalidades de concorrência deverá apresentar os documentos exigidos, observando documentações específicas para cada modalidade de concorrência.

Terão direito a efetivarem matrícula os candidatos sorteados até o número de vagas disponíveis. Caso o número de candidatos presentes no sorteio por turma seja menor do que a quantidade de vagas oferecidas, não haverá sorteio. Nesse caso, o candidato deverá se matricular de acordo com as demais do edital.

Cotas

Serão destinados no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas ao sistema de ações afirmativas/cotas sociais, sendo reservadas aos candidatos que tenham cursado integral e exclusivamente o ensino médio em escolas da rede pública de ensino, de acordo com a regulamentação em vigor. Dessas vagas, 50% são reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio) per capita e para as cotas de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência da população do Amapá, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para cada curso haverá recipientes de acordo com ampla concorrência e ações afirmativas/cotas sociais, e de cada recipiente será sorteado inicialmente o nome do candidato para a vaga e realização da matrícula com a apresentação dos documentos exigidos. Caso haja vaga não ocupada em qualquer modalidade de concorrência de um determinado curso, será remanejada entre outras classes. As vagas que restarem após a aplicação do serão ofertadas aos candidatos da ampla concorrência presentes ou representados.

Chamadas públicas
Dia Hora Local Endereço Local
26/2/2018

8h30 às 9h30 - Entrada  nos locais