Ifap se solidariza com a nação indígena Karipuna

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 12h43 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h25

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) vem a público manifestar sua solidariedade aos povos originários da comunidade do Manga, localizada no município de Oiapoque/AP, pelo feminicídio da adolescente Maria Clara Batista Vieira, da nação indígena Karipuna, no último dia 17 de setembro de 2023.

Maria Clara é mais uma vítima da misoginia que tem produzido dados alarmantes no Brasil e necessita ser combatida com políticas públicas mais efetivas para reverter esse grave quadro social e punir com celeridade os autores de crimes tão bárbaros.

Inúmeras violações ocorrem contra mulheres do Amapá e do Brasil sem que o agressor seja punido. Diante deste fato, nossa instituição, que tem entre seus princípios a luta pela dignidade da pessoa humana, não pode silenciar. Acompanharemos os trâmites processuais até que a justiça seja feita.

Nosso papel no combate ao machismo, misoginia e feminicídio segue e se fortalece para que, em memória de Maria Clara, todas as mulheres sejam respeitadas e tenham assegurado o seu direito à vida e à liberdade.

Diante do ocorrido, manifestamos nosso repúdio a todas as formas de violência contra as mulheres: seja física, psicológica, moral, sexual e/ou patrimonial. Reafirmamos, ainda, nosso compromisso social inegociável com o protagonismo feminino construído através da educação.