Jifap 2023 começa com apresentações esportivas e artísticas

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 12h09

Jifap202301

Apresentações esportivas e artísticas empolgaram as torcidas presentes no ginásio poliesportivo do Campus Macapá

Os Jogos do Instituto Federal do Amapá (Jifap) 2023 começaram nesta segunda-feira (26/6), com apresentações esportivas e artísticas que empolgaram as torcidas presentes no ginásio poliesportivo do Campus Macapá. Cerca de 300 alunos de cursos técnicos e de ensino superior presenciais estão inscritos na competição, que serve de seletiva para a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) e, desta, para etapa nacional do JIF 2023.

Veja aqui os álbuns de fotos e os boletins dos jogos

As equipes de voleibol foram as primeiras a entrar em quadra logo pela manhã. A primeira rodada começou com vitória do time do Campus Porto Grande sobre o de Macapá e de Laranjal do Jari sobre Santana na categoria masculina. Depois o time de Macapá venceu Santana e o time Laranjal do Jari ganhou de Porto Grande na categoria feminina.

A solenidade de abertura do Jifap 2023 começou ao final da segunda rodada das partidas de voleibol nas categorias masculina e feminina, por volta das 19h. Um vídeo com momentos de jogos de anos anteriores foi exibido em um telão.

É um momento de confraternização e de intercâmbio entre os estudantes das diversas unidades do Ifap e também um momento em que nossos alunos e alunas demostram todas as suas habilidade em nove modalidades esportivas, buscando uma vaga na etapa nacional dos jogos dos institutos federais”, declarou o professor Dennys Conceição, mestre de cerimônia, antes de chamar os componentes do dispositivo solene da abertura – o pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Sales, representando a reitora Marialva Almeida, o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, o professor Rodrigo Denuir, representando a comissão organizadora do Jifap 2023, e o estudante Artur Gomes da Silva, do curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial, do Campus Avançado Oiapoque, representando todos os estudantes do Ifap.

Entraram na quadra a banda marcial do Campus Macapá, os representantes das delegações que irão disputar o Jifap 2023 - Campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande/Pedra Branca e Santana - e as alunas Haryane Leão e Danielle Paula Britocarregando a tocha olímpica, em alusão ao espírito esportivo e à superação de limites. “São as primeiras atletas estudantes do Ifap a conquistarem uma medalha na disputa nacional envolvendo competidores de todos os institutos federais do país. Conquistaram medalha de bronze na modalidade vôlei de praia feminino nos JIFs 2022”, destacou o mestre de cerimônia.

A banda marcial do Campus Macapá tocou os hinos Nacional, do Amapá e do Ifap. O juramento do atleta foi conduzido pela aluna Danielle Paula Brito e acompanhado pelos alunos nas arquibancadas.

Após o encerramento do ato solene, a banda marcial tocou músicas populares, com direito à evolução e à coreografia. Houve ainda apresentação de dança pela estudante Maria Eduarda Silva Negrão, do Campus Avançado Oiapoque, e do grupo Recriarte, formado por alunos do Campus Laranjal do Jari.

O Jifap 2023 ocorrerá até sexta-feira (30/6) em 11 modalidades – as individuais Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez e as coletivas Basquetebol, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia.