CURSOS OFERECIDOS - Campus Santana - (CSU)

O Campus Santana oferece cursos em diferentes níveis: Formação Inicial e Continuada, PROEJA, Ensino Médio e Ensino Superior e nas modalidades presencial e a distância.

CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Segundo o Art. 3º do Decreto 5.154/2004, que regulamenta o Cap. III da LDB, “Os cursos e programas de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, incluídos a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização, em todos os níveis de escolaridade, poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social”.

O Art. 7º da Lei 11.892/2008 destaca que são objetivos dos Institutos Federais “...ministrar cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica”.

• Os cursos e programas de Formação Inicial e Continuada objetivam:

• Proporcionar aos trabalhadores o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social;
  • Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica;
  • Qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho;
  • Ampliar as competências profissionais de trabalhadores;
  • Despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência socioambiental.

Nível de escolaridade exigida: fundamental incompleto, fundamental completo, médio incompleto. Ensino médio completo e superior incompleto e superior completo.

Forma de ingresso: editais / por ordem de chegada

Duração média: entre 20 e 160 horas

CURSOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

O que é: PROEJA EM LOGÍSTICA

Nível de escolaridade exigida: ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

Duração média: 3 ANOS

CURSOS TÉCNICOS

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Entre os propósitos dos cursos técnicos estão o acesso imediato ao mercado de trabalho, a perspectiva de requalificação profissional ou mesmo a reinserção no setor produtivo.

Além disso, os cursos técnicos proporcionam ao aluno o desenvolvimento de habilidades práticas que representam um diferencial para aqueles que desejam continuar a sua formação profissional com a realização de um curso superior.

CURSO TÉCNICO INTEGRADO

O que é: INCLUI OS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO E OS CONTEÚDOS TÉCNICOS ESPECÍFICOS DE CADA ÁREA

Nível de escolaridade exigida: Fundamental Completo

Duração média: 3 ANOS

Os cursos técnicos integrados do Campus Santana são: COMÉRCIO EXTERIOR, LOGÍSTICA, MARKETING E PUBLICIDADE

CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE

O que é: É A FORMAÇÃO TÉCNICA PARA ALUNOS QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO FUNDAMENTAL E ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO

Nível de escolaridade exigida: Fundamental Completo

Duração média: 1 AO E MEIO

Os cursos técnicos concomitantes do Campus Santana são: MANUTENÇÃO E SUPORTE DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

O que é: É A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL PARA ALUNOS QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO

Duração média: 1 ANO E MEIO

Os cursos técnicos subsequentes do Campus Santana são: MARKETING, LOGÍSTICA E SERVIÇOS PÚBLICOS

CURSOS SUPERIORES

CURSO DE TECNOLOGIA

O que é: CAPACITAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR EM DIVERSAS ÁREAS NO EIXO DE GESTÃO QUE É A ESPECIFICIDADE DO CAMPUS SANTANA

Forma de Ingresso: ENEM

Duração Média: 3 ANOS

Os cursos superiores do Campus Santana são: COMÉRCIO EXTERIOR E RECURSOS HUMANOS

CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O que é: CURSOS DE CAPACITAÇÃO MODULAR PARA QUEM BUSCA QUALIFICAÇÃO EM FORMAS MAIS FLEXÍVEIS.

Duração média: 1 ANO E MEIO

Os cursos técnicos subsequentes do Campus Santana são: SERVIÇOS PÚBLICOS

Para informações sobre os cursos EaD do Campus Santana acesse: http://santana.ifap.edu.br/

Cursos FIC ofertados pelo IFAP - Campus Santana