Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

7.9 CURSOS OFERECIDOS - Campus Agrícola Porto Grande (CSU)

7.9 CURSOS OFERECIDOS

 

O Campus Porto Grande oferece cursos em diferentes níveis: Formação Inicial e Continuada, Proeja, Ensino Médio e Ensino Superior e nas modalidades presencial e a distância.

 


7.9.1 CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

O que é: Os cursos de Formação Inicial caracterizam-se como base para o ingresso na vida profissional ou no mercado de trabalho, habilitando o trabalhador para atuar em determinada área do conhecimento e contempla um conjunto de saberes que habilitam o cidadão ao prosseguimento de estudos ou ao exercício profissional. Já a Formação Continuada ou qualificação profissional é um processo permanente de aperfeiçoamento, qualificação e atualização das experiências profissionais adquiridas, que oportuniza ao trabalhador ampliar suas competências profissionais. O Curso de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional deverá atender demandas específicas da comunidade ou dos arranjos produtivos, sociais e culturais, em consonância com a realidade local e regional.

Nível de escolaridade exigida: os cursos FIC abrangem todos os níveis de escolaridade.

Forma de ingresso: Processo Seletivo.

Duração média: 08 – 160 horas.

Quais são: 2017 – Introdução à Administração I, Elaboração de Projeto de Investigação Científica, OBMEP: Somando novos talentos para o Ifap, Espanhol Básico I, Química Básica I, Treinamento de Tênis de Mesa, Canto Coral I, Inglês Básico I, Conceitos Técnicos Voltados para o Desenvolvimento da Agropecuária no Município de Porto Grande, Braille Básico, Língua Francesa, Educação Ambiental Patrimonial, Curso de Produção de Mudas e Instalações, Recuperação de Áreas Degradadas, Matemática Básica, Curso Básico de Xadrez, Importância da Adubação Orgânica na Produção Vegetal, Espanhol Inicial Básico – Para Adultos, Química Básica II, Curso de Reciclagem de óleo usado para produção de sabão artesanal, Inglês Instrumental para Profissionais da Educação.

2018 – Construção de material adaptado para alunos com deficiência visual, Espanhol Básico I, Informática Básica.

 


7.9.2 CURSOS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

 

O que é: É a forma de ensino oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental em estabelecimento de ensino devidamente reconhecido e que não teve acesso ou continuidade de estudos no ensino médio na idade própria. Os cursos são organizados de modo que o aluno, a partir de matrícula única na instituição, conclua simultaneamente o ensino médio e uma Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio; (art. 36-C, inciso I e art. 37 da Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Os cursos são realizados na modalidade presencial com aulas no turno da noite.

Nível de escolaridade exigida: Ensino fundamental completo.

Forma de ingresso: Processo Seletivo.

Duração média: Dois anos e meio a três anos e meio.

 


 7.9.3 CURSOS TÉCNICOS

 

O que é: São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Entre os propósitos dos cursos técnicos estão o acesso imediato ao mercado de trabalho, a perspectiva de requalificação profissional ou mesmo a reinserção no setor produtivo.

Além disso, os cursos técnicos proporcionam ao aluno o desenvolvimento de habilidades práticas que representam um diferencial para aqueles que desejam continuar a sua formação profissional com a realização de um curso superior.

 


7.9.3.1 CURSO TÉCNICO INTEGRADO

 O que é: Os cursos técnicos na forma integrada abrangem o ensino médio e a formação técnica e são destinados aos estudantes que concluíram o ensino fundamental. Ou seja, o estudante desenvolve estudos da formação geral de ensino médio e, ao mesmo tempo, da formação técnica. Os cursos são realizados na modalidade presencial em tempo integral com aulas em dois turnos.

Nível de escolaridade exigida: Ensino fundamental completo.

Forma de ingresso: Processo Seletivo.

Duração média: três anos.

Cursos: Agropecuária, Agroecologia, Agronegócio.

 


 7.9.3.2 CURSO TÉCNICO CONCOMITANTE

 O que é: Os cursos técnicos na forma concomitante abrangem a formação técnica e são destinados aos estudantes que estão cursando a partir do segundo ano do ensino médio em outra instituição. Os cursos são realizados nas modalidades presencial e a distância.

Nível de escolaridade exigida: Ensino fundamental completo

Forma de ingresso: Processo Seletivo

Duração média: de um ano e meio a dois anos

Cursos: Técnico em Informática para Internet EaD – Mediotec

 


 7.9.3.3 CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

 O que é: É a forma de ensino oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio em estabelecimento devidamente reconhecido, conferindo uma Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio (art. 36-B, inciso II, da Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Nível de escolaridade exigida: Ensino médio completo.

Forma de ingresso: Processo Seletivo.

Duração média: de um ano e meio a dois anos.

Cursos: Agronegócio, Agroecologia, Agropecuária.

 


7.9.4 CURSOS SUPERIORES

 

7.9.4.1 CURSOS DE TECNOLOGIA, BACHARELADO E LICENCIATURA

O que é: Os cursos superiores são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os cursos de graduação conferem diploma aos concluintes e podem ser: Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogos.

Nível de escolaridade exigida: Ensino médio completo.

Forma de Ingresso: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano correspondente ao ano da edição do Sisu.

Duração Média: de 05 a 07 anos.

Curso: Bacharelado em Engenharia Agronômica.

 


 7.9.5 CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

O que é: É uma forma de ensino/aprendizagem mediada por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes. A EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar, pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece à instituição de ensino para realizar as provas. Nessa modalidade, o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook etc.

Curso: Técnico em Agronegócio EaD.

Mais informações: http://porto.ifap.edu.br/index.php?option=com_content&view =article&layout=edit&id=235

 

 Sugestões/atualizações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página