Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acordo possibilita oferta de novos cursos para povos indígenas

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2024, 10h12

acordoIepeout2024 1Solenidade de assinatura ocorreu no dia 31 de outubro, no Campus Avançado Oiapoque

 

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) assinou Acordo de Cooperação Técnica com o  Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) para a oferta conjunta de cursos profissionalizantes em Agroecologia para povos indígenas do Amapá e norte do Pará.

 

A solenidade de assinatura ocorreu no dia 31 de outubro, no Campus Avançado Oiapoque, com a presença do reitor Romaro Silva, da diretora-geral Pamela Oliveira, do diretor-geral do Campus Macapá, Marcos Buraslan, e da coordenadora do Programa Oiapoque do Instituto Iepé, Rita Lewkowicz, além de representantes de comunidades indígenas de Oiapoque - Asurui Waiãpi, dos povos Waiãpi, e Gilmar André, do grupo de agentes ambientais indígenas dos povos da região do Oiapoque (Agamin).

 

Em 2018, Ifap e Iepé já tinham assinado um termo de cooperação que resultou na certificação de, aproximadamente, 80 indígenas como Técnicos em Meio Ambiente, dos povos indígenas do Oiapoque (Agamin) e do povo Wajãpi.

 

Nossa cooperação anterior, com foco na formação de agentes socioambientais indígenas, trouxe resultados importantes, capacitando profissionais que hoje atuam em suas comunidades. Com este novo acordo, esperamos ir ainda mais longe, desenvolvendo conhecimentos que respeitam e integram saberes tradicionais e tecnológicos, além de contribuir para a autonomia e valorização das práticas agroecológicas nas comunidades indígenas. Acreditamos que essa parceria não só reforça nosso compromisso com a educação inclusiva, mas também promove um modelo de desenvolvimento que respeita a diversidade cultural e ambiental da Amazônia”, afirmou o reitor Romaro Silva.

 

O Iepé é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 2002, que atua com oferta de capacitações, consultorias e outras ações voltadas ao fortalecimento e ao desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas, especialmente nas áreas de gestão comunitária e coletiva.

 

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página