Artesãs de Porto Grande se capacitam através do Programa Empodera Mulher

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 09h01 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 09h47

O projeto de extensão “Associativismo e o fortalecimento de lideranças femininas da Associação dos Artesãos de Porto Grande”, desenvolvido através do Programa Empodera Mulher, capacitou 15 mulheres com o propósito de fomentar o protagonismo feminino. Com duração de dois meses, o encerramento das atividades aconteceu na última quinta-feira (27/6) com participação das alunas na Feira Junina do Empreendedorismo Feminino.

O curso teve duração de dois meses e foi composto de palestras formativas e rodas de conversas sobre temas como, por exemplo, diversidade humana, articulação e fortalecimento na organização de mulheres, enfrentamento às desigualdades de gênero no mundo do trabalho, fortalecimento de lideranças e autonomia femininas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Célia Souza, o projeto atuou no “enfrentamento as desigualdades de gênero no mundo do trabalho, pois essas mulheres participantes da associação necessitavam de uma formação específica para atuar ativamente neste espaço associativo. O projeto também atendeu mulheres em situação de vulnerabilidades, das áreas urbanas periféricas e rurais do município de Porto Grande”.

Solane Gomes, artesã e participante da Associação dos Artesãos de Porto Grande, afirma que o projeto contribuiu para o encorajamento das mulheres. “O curso foi de grande valia, porque ele encoraja as mulheres a empreender, a se mostrar no mundo do trabalho. Também nos ensinou como divulgar nosso trabalho, como falar em público e como a associação deve funcionar. Nós conseguimos tirar nossas dúvidas durante o curso”, disse.

Feira do Junina do Empreendedorismo Feminino

A culminância do projeto foi realizada na Feira Junina do Empreendedorismo Feminino, organizada pela coordenadora do projeto, professora Célia Souza. Durante a ação, foram comercializados chaveiros, panos de prato, peças em crochê, peças em amigurimi, plantas ornamentais, óleos, sabonetes, velas, biojóias, peças decorativas em madeira.

No total, nove empreendedoras e alunas do curso puderam expor seus trabalhos e aplicar tudo o que foi aprendido durante as aulas. Também participaram da Feira a coordenadora Geral do Programa Empodera Mulher, Jaqueline Ramos, a diretora de Extensão de Arte, Cultura e Desporto da Pró-reitoria da Extensão (Proext), Suellen Macedo, e a coordenadora adjunta pedagógica do Programa Empodera Mulher, Deiziane Aguiar.

Confira o que foi exposto na feira:

Artesã Suani Gomes - Biojóias

Artesã Lenita Figueira (ao centro) - peças e biojóias de reaproveitamento de madeira e casca do coco

Artesã Michele Martins (ao centro) - peças lúdicas e decorativas

Artesã Raylice Cunha (sentada) - Laços, tiaras e enfeites para os cabelos

Artesã Maria Andresa Afonso (ao centro) - Peças de crochê, jogos de mesa, jogos de banheiro, bolsas, brincos

Artesã Maria Conceição da Silva (ao centro) - Artesanato decorativo do reaproveitamento da madeira e plantas ornamentais
 Artesã Joseane Sarmento (ao centro) - Chaveiros personalizados, panos de prato, bonecas de pano, peças em crochê e chapéus

Artesã Olinda Nelma Marinho (ao centro) - peças em crochê, peças decorativas para cozinha, banheiro e tapetes

Artesã Gloriaci da Costa  - Óleos de andiroba, copaíba, sabonetes, unguentos e velas

Por Jacyara Araújo, jornalista do Programa Empodera Mulher

Diretoria de Comunicação – Dicom