Assembleia Legislativa entrega moção de aplausos à reitora do Ifap

Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 11h46
Reitora Marialva e o deputado Furlan com o diploma da moção

Devido à implantação no campus Porto Grande do primeiro curso superior Bacharelado em Engenharia Agronômica do estado do Amapá, a reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Marialva Almeida, recebeu, nesta quarta-feira (7/3), moção de aplausos da Assembleia Legislativa (Alap). A competência e o compromisso na iniciativa motivaram o deputado Antônio Furlan a apresentar a moção, com base do artigo 138 do Regimento Interno da Alap. O requerimento foi aprovado por unanimidade durante a sessão.

Reitora na tribuna da ALMarialva Almeida foi convidada a falar sobre a atuação do Ifap na tribuna da Casa Legislativa. “O Instituto oferece mais de 36 cursos técnicos e 14 cursos superiores, com uma infraestrutura física que causa admiração a quem visita nossos campi e ainda uma qualificação ímpar de nosso corpo docente e técnico. Por tudo isso divido esse reconhecimento com todos os professores e técnicos do Instituto que lá se dedicam para que possamos ofertar educação de qualidade”, afirmou a reitora. Comentários dos deputados Edna Auzier, Charles Marques, Jory Oeiras e Cristina Almeida ressaltaram a importância da instituição para o desenvolvimento econômico do estado.

Tribuna da ALNo requerimento, o deputado Furlan lembrou que, apesar de ser tradicionalmente reconhecido por suas florestas amazônicas, o Amapá possui cerca de um milhão de hectares de Cerrado e tem sido encarado como uma “nova fronteira do agronegócio”. Além disso, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o norte e o sul do Amapá foram, justamente, com a região oriental de Tocantins, as mesorregiões que mais elevaram sua participação na área plantada. “Sabemos que a criação desse curso vai ao encontro da expectativa de crescimento da produção agrícola no Amapá com a formação e a qualificação dos profissionais na área, com vistas à criação de novas oportunidades de geração de emprego e renda, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais ainda existentes e geração de novas tecnologias e pesquisas”, afirmou o parlamentar.