Autoavaliação institucional será de 9 a 20 de outubro

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 08h41

Servidores técnicos-administrativos e docentes e estudantes matriculados nos cursos de graduação do Instituto Federal do Amapá (Ifap) poderão participar, no período de 9 a 20 de outubro, do processo de autoavaliação institucional. A pesquisa é desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e constitui um processo de análise integral que proporciona o autoconhecimento, o realinhamento, a reestruturação das ações, visando ao aperfeiçoamento institucional através dos seguintes eixos:  1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; 2.Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; 3 - Responsabilidade Social da Instituição; 4 – Comunicação com a Sociedade; 5 – Políticas de Pessoal; 6. Organização e Gestão; 7. Infraestrutura física; 8. Políticas de atendimento aos discentes; 9. Sustentabilidade financeira e 10. Planejamento e avaliação. Clique aqui para participar da pesquisa.

O Ifap tem desenvolvido seus processos avaliatórios através de um sistema de avaliação institucional, constituído de acordo com a estrutura estabelecida no Regimento da Comissão Própria de Avaliação, baseada no artigo 11 da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, regulamentada pela Portaria n° 2051, de 19 de julho de 2004 e com resolução aprovada pelo Conselho Superior do Ifap. O sistema é composto pela Comissão Própria de Avaliação, Subcomissão Própria de Avaliação do Campus de Macapá e Subcomissão Própria de Avaliação do Campus de Laranjal do Jari.

Sobre a CPA

A atuação da Comissão Própria de Avaliação se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Nesse sentido, a CPA do Ifap é um órgão colegiado, de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifap quanto aos níveis e modalidades de ensino. Ela tem atuação autônoma e amparo legal em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes nesta Instituição, de modo que a atividade da CPA consiste em autoavaliar, através dos eixos representativos do Sinaes (Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura), e diagnosticar, com o peso da anuência dos segmentos da instituição, os possíveis pontos fracos, medianos e fortes que a constitui, e, a partir dessa pesquisa, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, com vistas a uma educação de excelência.