Clube da Inovação será implantado em escolas estaduais

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 14h22

ClubedaInovacaoilustra1

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) vai implantar “Clubes da Inovação” em escolas de ensino fundamental da rede pública estadual em diversos municípios do Amapá. O Clube da Inovação” será um espaço de ensino e aprendizagem em que estudantes das turmas de 6º ao 9º ano terão papel de protagonistas em atividades de programação, robótica e cultura maker. Trata-se de um projeto de extensão do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Amazônia, aprovado em 10º lugar entre 98 propostas, na classificação geral do Edital nº 88/2022 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

O Clube da Inovação vai levar a esses estudantes das turmas de 6º ao 9º ano uma perspectiva do mundo conectado, baseado em dados, informações e algoritmos, para que possam se preparar para essas novas profissões, algumas que ainda nem existem, as chamadas profissões do futuro, que precisarão tanto do aspecto humanístico como tecnológico, a fim de trabalhar em sintonia para o desenvolvimento social, local e regional”, explica o professor Klessis Dias, um dos coordenadores do projeto, juntamente com o professor Klenilmar Dias e o técnico Eonay Gurjão.

EquipeClubeda Inovacao2023Klessis Dias, Klenilmar Dias e Eonay Gurjão, coordenadores do projeto Clube da Inovação”

As atividades - capacitações, palestras e oficinas práticas - serão desenvolvidas no contraturno das turmas nas escolas estaduais e irão atender, no mínimo, 380 estudantes, no período de março de 2023 até fevereiro de 2024. Para isso, foi estabelecido um Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed). As escolas ainda serão definidas pela Seed, podendo ser em diferentes municípios.

Os estudantes vão observar tecnologias que podem ser utilizadas para a melhoria da sua comunidade e a sua ppria formação, além de fazer uma série de atividades práticas, conhecer como funciona a realidade virtual, com o uso de óculos especiais, criar robôs autônomos com intelincia artificial. Ou seja, vão ter uma vivência prática da cultura de inovação tecnológica”, esclareceu Klessis Dias, destacando que o tema central das atividades será a sustentabilidade, como o tratamento de resíduos e a contaminação de plásticos nos rios e mares, “para que os estudantes tenham essa consciência desde a educação básica”.

De acordo com o coordenador, Clube da Inovação” vai ser institucionalizado como um projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). “A ideia é que a missão do Ifap de levar educação blica de qualidade possa ser alavancada com mais um grau de atuação dentro das atividades que a instituição proporciona para a comunidade”, destacou.

O pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, lembra que “os resultados positivo dos nossos servidores em editais da Setec/MEC evidenciam a qualidade das pesquisas que aqui vêm sendo realizadas, além do fortalecimento dos grupos de pesquisa”. Outro ponto de destaque, afirmou, é que “a participação dos nossos estudantes como bolsistas nos editais possibilitam uma formação plena".

BolsasO projeto irá receber o fomento de R$ 81.910,00 para equipamentos e bolsas. Os bolsistas serão selecionados entre os estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio e de graduação do Ifap, através de seleção simplificada que será realizada no mês de fevereiro. Serão duas bolsas de R$ 400 para estudantes de ensino médio-técnico e uma bolsa de R$ 600 para estudantes que estão cursando o nível superior, com duração de um ano. O projeto contará ainda com bolsas para coordenador (R$ 1.200), extensionista (R$ 600) e colaborador externo (R$ 550).

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria