Comissão inicia a implantação do Repositório Institucional do Ifap

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 09h07

Primeira reunião da comissão que vai implantar Repositório Institucional

Primeira reunião da comissão que vai implantar Repositório Institucional do Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou a implantação do Repositório Institucional, um tipo de biblioteca digital de acesso aberto que reunirá toda a produção científica da comunidade acadêmica e científica da instituição. A comissão de servidores formada para implantar o repositório realizou a primeira reunião, em agosto, na biblioteca do Campus Macapá. O próximo passo será trabalhar na configuração tecnológica e administrativa do software que irá abrigar o Repositório Institucional do Ifap, bem como a aprovação das políticas de gerenciamento e uso do acervo digital.

“Um repositório institucional de acesso aberto constitui um serviço de informação científica, em ambiente digital, dedicado ao gerenciamento da produção científica e acadêmica de uma instituição. O RI reúne, armazena, organiza, preserva, recupera e dissemina a informação científica produzida na instituição”, explica a bibliotecária do Campus Macapá, Suzana Cardoso, supervisora da Seção de Gerenciamento de Bibliotecas do Ifap.

Na reunião em agosto, a comissão discutiu o programa que irá armazenar a produção científica do Ifap, o “DSPACE”, software de código-fonte aberto que fornece facilidades para o gerenciamento de acervo digital. Também foram iniciadas as discussões sobre o gerenciamento e o uso do acervo digital.

Além de Suzana Cardoso, que preside a comissão, são membros os servidores Márcia Cristina da Conceição Santos Oliveira e Temístocles Raphael Gomes Sobrinho (representante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), professores do Campus Macapá; Elinielle Pinto Borges, bibliotecária do Campus Laranjal do Jari; Ailey Rodrigues Rocha, técnico de Laboratório, representante da Pró-Reitoria de Extensão; Alison Monteiro Castilo, técnico em Secretariado do Campus Avançado Oiapoque; Branca Lia Rosa Cruz, bibliotecária do Campus Macapá; Ruan Gabriel Araujo Ferreira, analista de Tecnologia da Informação da Reitoria; e Fabio Luis Diniz de Magalhães, bibliotecário do Campus Santana.