Edital abre seleção interna para projetos de extensão voltados a mulheres

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 17h20 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 09h44

O Programa Institucional Empodera Mulher, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), lançou o Edital nº 34/2023 de seleção interna de Projetos de Extensão na forma de cursos livres voltados à formação profissional, tecnológica e cidadã de mulheres, preferencialmente, em vulnerabilidade socioeconômica e/ou organizadas sob alguma forma coletiva, como em cooperativas e associações. O período para submissão de propostas inicia em 21/12/2023 e se estende até 21/1/2024 pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).

Submissão de Propostas

O Edital de Projetos de Extensão do Programa Empodera Mulher, que está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), selecionará seis projetos, um em cada uma das seis unidades de atuação do Ifap nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari, Pedra Branca e Porto Grande. Cada projeto deverá ofertar um curso com carga horária mínima de 40 horas pelo período de meses, entre o interstício de abril a julho de 2024.

Os projetos devem considerar: 1. Eixos tecnológicos do campus de suporte, obrigatoriamente, deve ser o campus de origem do coordenador; 2. Arranjos produtivos e culturais dos territórios; 3. Atendimento prioritário a grupos de mulheres já articulados e/ou organizados em associações, cooperativas entre outros. A seleção levará em conta para análise das propostas critérios estabelecidos no edital. A execução dos cursos livres será presencial e realizada pelas unidades educacionais nos municípios de atuação do Instituto e adjacências.

Fomento

A execução dos projetos de extensão apoiados pelo Edital 34/2023 do Programa Empodera Mulher será feita com recursos de fomento financeiro no valor de R$ 43,2 mil, em que cada projeto terá o desembolso de R$ 7,2 mil destinados ao custeio de bolsas mensais de coordenação no valor de R$ 1.500 e de extensão no valor de R$ 600, voltada a estudantes de graduação, e de insumos necessários à realização dos projetos no valor de R$ 3 mil. Serão escolhidos dois projetos por unidade educacional do Ifap, sendo um para cadastro reserva.

Os recursos de fomento são provenientes de adesão ao Programa Mulheres Mil, da destinação de Emenda Parlamentar pela deputada federal Aline Gurgel, da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 12456/2023 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Podem submeter projetos servidores efetivos ou temporários em efetivo exercício, que disponham da carga horária semanal assinalada no projeto. A inscrição deverá ser realizada pelo coordenador/proponente do projeto através do Suap, no endereço eletrônico: https://suap.ifap.edu.br/projetos/editais/, na opção: Edital para Seleção de Projetos de Extensão Programa Empodera Mulher - Edital Nº 34/2023/PROEPPI/IFAP (Adicionar Projeto).