Estudantes de Tecnologia em Alimentos lançam livro bilíngue com receitas típicas

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 12h28
Estudantes e professora que organizou o liro

Com receitas de comidas e sobremesas típicas da Amazônia, o livro bilíngue “The Taste of Northern Brazil” (O sabor do Norte do Brasil) foi lançado nesta quinta-feira (26/10), no hall do auditório do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e da IV Feira Amapaense de Matemática (Feamat). Trata-se de uma coletânea de textos escritos em Português e Inglês por estudantes do curso superior de Tecnologia em Alimentos do campus Macapá, com a organização da professora Michelle Yokono.

O livro tem 13 receitas completas que, com a tradução para o Inglês, poderão ser aprendidas mais facilmente pelo público internacional, sem contar a divulgação de ingredientes criados e, na maioria dos casos, produzidos somente na região amazônica, como farinha de piracuí e tucupi, além das frutas, como cupuaçu e taperebá. As receitas são bolinho de piracuí, bolinho de piracuí com macaxeira, bolo de cupuaçu, bolo de pupunha, creme de camarão ao leite de coco, maniçoba, mousse de açaí, mousse de taperebá, pato no tucupi, pudim de cupuaçu, pudim de macaxeira, sopa cremosa de macaxeira com camarão e tacacá.

Estudantes com a diretora de Extensão, Adrielma Bronze
A ideia do livro surgiu durante a disciplina Inglês Instrumental, no primeiro semestre do ano letivo de 2017, e deu origem ao projeto de extensão intitulado “Livro de receitas em Inglês”, aprovado pelo Departamento de Pesquisa e Extensão do campus Macapá.

Para a professora Michelle Yokono, a produção valoriza a cultura do Amapá, através da divulgação da culinária local. “O livro é uma ponte que une o conteúdo da área de alimentos ao ensino de Inglês e poderá ser utilizado em sala de aula como uma ferramenta profícua aos docentes de Língua Inglesa e, também, aos discentes que tenham interesse em aprofundar seu conhecimento nesta área específica e ampliar sua gama vocabular técnica em um segundo idioma”, afirmou a organizadora.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice