Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ifap abre seleção para oito vagas de professor do Parfor

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h47

Turma do Parfor durante atividade no campus Macapá. Foto: Arquivo Deice

Turma do Parfor durante atividade no campus Macapá. Foto: Arquivo Deice

 

Com oferta de oito vagas, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) abriu Processo Seletivo de Professor Formador para o Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor). Os professores selecionados irão desenvolver as atividades no curso de Licenciatura em Informática, ofertado no campus Macapá, a partir do primeiro semestre de 2020. As inscrições podem ser feitas até domingo (8/12), mediante envio da documentação em formato PDF para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com o assunto “PS PARFOR 2020.1”. Para ler o edital e saber mais, clique aqui.

Podem se inscrever professores pós-graduados (doutores, mestres ou especialistas) nas áreas de formação dos respectivos componentes curriculares, que são os seguintes: “Objetos de Aprendizagem Computacional”, “Aspectos Legais e Sociais de Informática”, “Libras”, “Braille”, “Inteligência Artificial na Educação” e “Estágio Supervisionado em Informática”. Para o componente “Trabalho de Conclusão de Curso”, estão aptos profissionais pós-graduados em qualquer área. Para cada componente é ofertada uma vaga, porém, será formado cadastro reserva de classificados, sem limite de vaga, podendo ser convocados durante a execução do programa.

A seleção será realizada através de análise de currículo, conforme a tabela de pontuação constante do edital. Na modalidade de bolsa para Professor Formador I, é exigido título de mestre ou doutor e experiência de, no mínimo, três anos no magistério. Para professor formador II, é exigido o título de pós-graduação lato sensu e experiência de, no mínimo, três anos no magistério. O candidato não pode acumular bolsas custeadas com recursos Capes /FNDE ou por quaisquer fontes de recursos públicos. No caso de servidores do Ifap, não podem estar licenciados ou afastados de suas funções na instituição e deverão apresentar documento comprobatório de período de férias durante a realização das aulas e das atividades do semestre.

Bolsas

No âmbito do Parfor, a bolsa é concedida pela Capes/MEC, sendo no valor mensal de R$ 1.300 para professor formador I e de R$1.100 para professor formador II. Para disciplinas de 40 horas, serão pagas três bolsas mensais e, para carga horária de 160, seis bolsas mensais. O candidato selecionado para ministrar componentes curriculares receberá o máximo de seis bolsas.

O recebimento de qualquer um dos tipos de bolsa vinculará o bolsista ao Parfor/Ifap presencial, que, além de ministrar disciplina, inclui o cumprimento de todas as atribuições inerentes ao vínculo. A concretização do pagamento integral de qualquer uma das modalidades de bolsas ocorrerá mediante a realização de todas as atividades previstas para a disciplina e ao cumprimento das atribuições.

O pagamento das bolsas será feito diretamente aos bolsistas pela Capes. O descumprimento de qualquer das obrigações por parte do bolsista implicará a imediata suspensão dos pagamentos. A suspensão poderá ser temporária ou definitiva. Quando houver comprovado descumprimento das obrigações, o bolsista deverá devolver o valor pago integralmente.

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página