Ifap supera média nacional do Ideb 2019
Nota 5 conquistada pelo Campus Laranjal do Jari é a maior entre as escolas públicas do estado do Amapá e demonstra sucesso no modelo da Rede Federal
Imagem de arquivo de estudantes do ensino médio do Ifap realizando prova. Foto: Dicom/Ifap
Pela primeira vez desde a conclusão das primeiras turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio, em 2015, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) registra participação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). E esta participação é positiva. Representado pelo Campus Laranjal do Jari, o Ifap conquistou nota 5 no Ideb do ensino médio brasileiro em 2019, atingindo a meta nacional e ultrapassando a média alcançada para todo o país, que foi de 4,2. Em âmbito estadual, o Ifap superou a meta esperada pelo Amapá, que era de 4,5, e ficou bem acima da nota geral, 3,4.
O resultado do Ifap demonstra que o modelo de educação profissional com investimento em qualificação de pessoal, tanto docente quanto técnico-administrativo, pesquisa, extensão e inovação tem ajudado o Amapá a melhorar a qualidade do ensino médio. Foram 675 estudantes formados pelo Ifap em cursos técnicos integrados ao ensino médio, de 2014 a 2019.
“Podemos destacar alguns fatores que propiciam a melhoria na qualidade do ensino de nossos alunos, dentre eles a formação integrada à educação profissional na forma integral. Contamos com 272 docentes, sendo 52% mestres e 10% doutores. Nossa infraestrutura conta com laboratórios para componentes curriculares da área básica e profissional”, enumerou o pró-reitor de Ensino, Victor Hugo Gomes Sales.
Outros condições apontadas pela gestão do Ifap são as políticas de assistência estudantil para evitar a evasão, participação dos alunos em eventos esportivos e científicos internos e externos, bem como acompanhamento pedagógico mais próximo dos alunos visando a aumentar o desempenho acadêmico. Também são citados a realização anual de cursos voltados para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o fomento à participação em projetos científicos a partir de concessão de bolsas com recursos internos e externos.
Comparado com as demais escolas públicas do Amapá, o Campus Laranjal do Jari se destaca em todos os parâmetros do Ideb, que leva em consideração a taxa de aprovação dos alunos no último ano do ensino médio e o desempenho deles em português e em matemática. Dentro da Rede Federal de Educação Profissional, o Ifap também aparece positivamente, estando entre as sete instituições com maior nota na região Norte e, de acordo com análise da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), entre as 74 melhores notas nacionalmente.
Para chegar à nota 5 no Ideb 2019, o Campus Laranjal do Jari apresentou o percentual de aprovação perto da totalidade (97,8%) dos alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2019 e a nota média de 5,2 na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicada no ano passado entre os alunos da unidade.
Do total de 185 alunos matriculados nos últimos anos do ensino médio no Campus, 159 realizaram a prova do Saeb, uma taxa de participação de 85,95%. Na prova de Matemática, a nota ou nível de proficiência dos alunos do Campus foi 294,59, enquanto de todos os estudantes que realizaram a prova no Amapá, entre escolas públicas e privadas, foi de 254,41, e nacionalmente, de 279,82. Em Português, o nível do Ifap, de 295,68, também superou o estadual, que ficou em 260,72, e o nacional, 280,45. Os dados são do Boletim da Escola disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com esses resultados, o Campus Laranjal do Jari aumenta a responsabilidade, pois, de acordo com os estudos do Inep, a projeção para a unidade do Ifap em 2021 é alcançar um Ideb de 5,2
“Esse resultado no Ideb que alcançamos, através do excelente trabalho do Campus Laranjal do Jari, é muito importante por vários fatores. Mas destaco o fato de ser raro uma instituição escolar localizada no interior do estado ter um destaque dessa proporção em um panorama estadual e regional. Leio esse dado com orgulho de saber que os adolescentes dos municípios onde atuamos podem ter acesso à educação de qualidade sem que sua família tenha que se sacrificar mandando esses alunos para outras cidades. Temos muito a melhorar, mas o resultado sinaliza que estamos em um bom caminho”, salientou a reitora Marialva Almeida.
Outros campi
O Ideb não contabilizou os demais campi do Ifap em 2019 e por isso a instituição foi representada apenas pelo Campus Laranjal do Jari. “O Campus Macapá teve número de participantes no Saeb insuficiente para que os resultados fossem divulgados. Porto Grande e Santana não aparecem porque suas turmas concluíram o ensino médio a partir de 2018 ou pela primeira vez no ano passado. Pedra Branca e Oiapoque não possuem ensino médio”, explicou Victor Sales.
De acordo com a Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019, do Inep, a divulgação dos resultados das escolas públicas no Saeb tem os seguintes critérios: o mínimo de dez estudantes presentes no momento da aplicação das provas e a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados conforme dados declarados ao Censo da Educação Básica 2019.
O diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, lamentou que a unidade não tenha alcançado a participação suficiente no Saeb segundo os critérios, embora cinco turmas tenham feito as provas. "Continuamos nos empenhando em manter a qualidade do ensino, tanto que o Campus Macapá é a primeira escola pública nos resultados do Enem, por exemplo, e isso mostra também que estamos no caminho certo fazendo o nosso papel na educação do estado", ponderou.
Saiba mais
Os resultados do Ideb 2019 foram apresentados pelo Inep no dia 15 de setembro deste ano. O índice vai de 0 a 10, calculado com base em dois fatores: taxas de aprovação dos alunos medidas no Censo Escolar e notas em provas de português e de matemática no Saeb. Para elevar o Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de alto desempenho dos alunos em português e matemática.
O Saeb é aplicado a cada dois anos, para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental (2º, 5º e 9º ano) e do 3º ano do ensino médio. As provas seguem as matrizes vigentes, preservando a comparabilidade entre edições e manutenção da série histórica de resultados do Saeb e, consequentemente, do Índice de Desenvolvimento da Educação. No final de 2019, mais de 7,6 milhões de estudantes matriculados em 292 mil turmas, em todos os sistemas de ensino das cinco regiões do país, realizaram as provas do Saeb.
Confira matéria exclusiva sobre o Campus Laranjal do Jari aqui.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Comunicaçao - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
registrado em:
Notícias
Redes Sociais