Ifap assina termo de cooperação técnica com instituição canadense

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 15h13 | Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2024, 11h30

Comitiva do Ifap participando do Word Federation of Colleges and Politechnics, realizado em abril deste ano em Toronto, Canadá.

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no dia 12 de dezembro, evento virtual para formalizar a assinatura do termo de cooperação técnica com a Escola de Idiomas Canadense ILSC, através da empresa Toronto First Steps. A solenidade foi transmitida pelo canal oficial do Ifap no Youtube e pode ser assistida na íntegra clicando aqui.

Estavam presentes na cerimônia o reitor eleito do Ifap, Romaro Silva, a diretora da agência de intercâmbio Toronto First Steps, Daniela Gomes, e a docente do Ifap Alyne Lima. O termo de cooperação técnica assinado tem um plano de trabalho com metas estabelecidas para os próximos cinco anos. Tais metas buscam promover ações de internacionalização com foco no aprendizado de línguas, visitas técnicas internacionais para servidores, além de ações de mobilidade destinadas tanto a servidores quanto a alunos do Ifap.

Essa parceria começou a ser articulada pela comitiva do Ifap que participou, no início deste ano, do encontro mundial dos institutos politécnicos, que aconteceu em Toronto no Canadá, e proporcionou a prospecção de diversas ações de internacionalização em benefício da comunidade do Ifap.

De acordo com o reitor Romaro Silva, “esta parceria é um anseio histórico dos nossos servidores e estudantes e é potencializada pelas próprias características geográficas de nosso estado, que possui uma região de fronteira com a Guiana Francesa. Por isso, estamos trabalhando para, ainda neste ano, lançar nosso primeiro edital que levará um de nossos técnicos administrativos para um intercâmbio em solo canadense, inaugurando, de fato, as ações propostas no termo de cooperação técnica que estamos formalizando hoje”.