Ifap conclui curso da Escola de Conselhos

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h36 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 10h30

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou, no último dia 16/10, a certificação de 36 conselheiros de direitos e conselheiros tutelares da criança e do adolescente que participaram do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) intitulado "Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente" realizado nos polos de Macapá e Porto Grande. O curso atendeu todos os estados da Amazônia Legal.

De acordo com pró-reitor de Extensão em exercício, Diego Belo, os concluintes do curso “estão de parabéns pelo seu empenho e dedicação superando diversas dificuldades até que fosse possível chegar a certificação. O Ifap se orgulha de poder ofertar essa formação tão importante para ajudar na garantia de direitos das crianças e adolescentes em toda a região norte do país”.

Sobre o Curso

O Instituto Federal do Rondônia (IFRO) coordenou a oferta e a gestão do curso para toda a Região Norte do país. Esta iniciativa tem à frente o Ministério dos Direitos Humanos e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Seu objetivo foi realizar a formação continuada de 4.500 conselheiros tutelares e de direitos em todos os estados da Amazônia Legal, além de suplentes e integrantes dos respectivos Conselhos. Com total de 200 horas, na modalidade semipresencial, as teleaulas aconteceram uma vez por mês e foram transmitidas ao vivo para todos os polos.

Escola de Conselhos do Amapá

A Escola de Conselhos é uma política pública em Direitos Humanos do Brasil. Está prevista no Programa Nacional de Direitos Humanos e em resoluções do Conanda. No Amapá, foi criada em 2015, no Ifap. Em 2016, foi realizado o primeiro curso de capacitação, com 120 alunos, em três turmas, de dez municípios amapaenses. No Campus Macapá foram duas turmas, com conselheiros dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuuba, Ferreira Gomes e Tartarugualzinho. No Campus Laranjal do Jari a turma foi formada por conselheiros de Laranjal do Jari e Vitória do Jari.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos - Deice