Ifap se destaca na Olimpíada de Matemática dos IFs

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 11h49

Omif 2024

Danilo Assunção, Rogério Ceni e Bethynna Silva representaram o Ifap na Omif 2024

Os estudantes Danilo Assunção, Rogério Ceni e Bethynna Silva, dos campi Macapá, Laranjal do Jari e Porto Grande do Instituto Federal do Amapá (Ifap), respectivamente, competiram na última fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) 2024, nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Cuiabá (MT). Na mochila de volta ao Amapá, trouxeram medalha, menção honrosa e certificação de participação.

Danilo Assunção, estudante do curso de técnico em Estradas do Campus Macapá, levou a medalha de bronze na Omif 2024. O aluno se destaca na instituição pelas inúmeras medalhas já conquistadas em olimpíadas de conhecimento. Danilo já ganhou prata no Concurso Canguru de Matemática 2023, prata na regional e de bronze na nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2022, bronze na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, bronze na Olimpíada Nacional de Ciências 2022 e ouro na etapa nacional da Olimpíada de Matemática Financeira 2022.

O professor Márcio Prado, do Campus Macapá, foi um dos professores que acompanharam os estudantes. Ele ressalta como a competição evidencia a quantidade de alunos dedicados interessados nos estudos. ‘’Sinto orgulho de fazer parte de uma Instituição Pública que proporciona a centenas de jovens do ensino médio uma gama de conhecimentos e oportunidades de aprendizagem, não só em sala de aula, mas também com eventos como esse da Olimpíada de Matemática. Nesses momentos vejo muitos jovens literalmente com fome de conhecimento, com livros e cadernos resolvendo questões, estudando. E isso é importante não só pra eles, mas para toda a comunidade na qual estão inseridos’’, disse

O aluno Rogério Ceni Reis, do curso técnico em Administração do Campus Laranjal do Jari, conquistou uma menção honrosa na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif). Essa é a primeira premiação na história do campus em uma Omif. “Gostaria de agradecer ao professor Luiz Fernando, que foi o responsável pela coordenação da competição no campus, pois me deu apoio e acompanhou durante a viagem, e também à minha professora de matemática Lucicleuma Lobato, que sempre me encorajou a competir”, declarou o estudante, que participou da segunda fase da Omif após ser selecionado na primeira etapa realizada em novembro de 2023.

Rogério também se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2023, onde foi premiado com menção honrosa nacional e medalha de bronze regional. Esse desempenho lhe garantiu um lugar no Programa de Iniciação Científica Jr., oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela Obmep. “Faço a versão on-line do programa, já que não há um polo presencial em Laranjal, e recebo uma bolsa de 300 reais mensais durante um ano”, explicou.

Bethynna Silva, do curso técnico em Administração do Campus Porto Grande, recebeu certificado de participação e também foi acompanhada pelo professor Marleson Ferreira. “No final do ano passado, a Bethynna se classificou para esse ano, em Cuiabá, e a gente conseguiu levá-la com verba do Campus Agrícola Porto Grande, para participar da segunda fase, que reuniu alunos do país todo. Estamos contentes pelo desempenho dela e, muito mais que isso, pela experiência de termos uma aluna nossa participando da Omif, conhecendo o IF em Cuiabá, tendo contato com outros professores do país todo e com alunos que têm a Matemática como referência, como inspiração para ver o mundo. Ela também teve a oportunidade de vivenciar as palestras e os minicursos ofertados no evento”, afirmou o docente.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Com colaboração do jornalista do Campus Laranjal do Jari Thiago Ferreira