Ifap debate racismo e inclusão de gênero no esporte
I Encontro do Neabi+ vai reunir órgãos públicos, estudantes e minorias para discutir e propor políticas inclusivas e antirracistas nas práticas esportivas
A promoção da equidade racial no Brasil é um compromisso permanente das agendas governamentais e sociais e é pela educação que ela encontra resultados. Com o propósito de estimular o debate sobre gênero, diversidade e políticas públicas antirracistas e de inclusão nas práticas esportivas, o Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizará uma programação de dois dias com a participação de órgãos governamentais, estudantes e de grupos minoritários, formados por pessoas que de forma excludente, por motivos como preconceitos de cor, etnia, classe social ou gênero, não têm seus direitos básicos garantidos.
O I Encontro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas, Povos da Floresta, Comunidade LGBTQIA+ e Identidades (Neabi+) traz o tema “Gênero, diversidade e políticas públicas: práticas esportivas na luta pelo antirracismo e políticas para inclusão da diversidade” e acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de forma presencial no Campus Santana do Ifap, com participação aberta aos públicos interno e externo. A programação está composta por palestras, debates, documentário e a exposição sobre Esporte na Comunidade Indígena, com inscrições on-line até o dia 16 de agosto pelo site eventos.ifap.edu.br e de forma presencial no Campus Santana.
//////FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO I ENCONTRO DO NEABI+//////
O Neabi+ é um núcleo de promoção, acompanhamento, planejamento e execução de políticas inclusivas pautado na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, do respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades, que visa eliminar o racismo em suas diversas estruturas, o preconceito e a Lgbtfobia em todas as suas formas discriminatórias.
Desde 2019, o Neabi+ executa, por meio da Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade (Coaid), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), ações referentes às leis que instituem a obrigatoriedade de inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo da rede de ensino, que institui o programa de fortalecimento, preservação e recuperação das línguas indígenas tradicionais do estado do Amapá, assim como demais políticas afirmativas para os povos da floresta, comunidade LGBTQIA+ e identidades.
O I Encontro do Neabi+ volta-se para os últimos acontecimentos do futebol, em que o racismo sofrido dentro e fora do campo tem ganhado evidência e trazido diversas discussões sobre o tema. “A vida dos seres humanos tem se mostrado ir muito além de questões estéticas e de saúde física, abrangendo também a saúde mental e atingindo diretamente a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. Paralelo a isso, temos a participação de pessoas trans no esporte e todas as discussões que envolvem a participação como categoria em competições.”, observa a coordenadora do Neabi+, Telma Adriana Lobato.
CALENDÁRIO INCLUSIVO
Junto com o I Encontro do Naebi+, a Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade está lançando o Calendário Inclusivo, que destaca as datas alusivas às questões de inclusão e diversidade, pautas que são implementadas pelo Ifap por meio do Neabi+ e do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), com ações em todos os campi.
Matéria completa
Download do Calendário Inclusivo
Ι PROGRAMAÇÃO Ι
17/8/2023
Manhã
9h - Abertura
9h30 – Mesa-redonda Representatividade feminina no esporte: barreiras e oportunidades no esporte amapaense
Tarde
14h – Documentário Gol contra o racismo: o jogo pela diversidade no futebol, produzido por estudantes do 3° ano do curso Técnico em Química do Campus Macapá: Melissa Roberta, Carlos Xavier, Tays Barros, Gabriela Marques e João Lucas
15h – Palestra Racismo no esporte: políticas públicas de inclusão e combate ao racismo, com o mestre em Educação Moisés de Jesus Bezerra – pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-raciais da Universidade Federal do Amapá (Unifap)
18/8/2023
Manhã
9h – Mesa-redonda Representatividade e Inclusão de pessoas trans no esporte amapaense
10h30- Palestra Políticas Públicas para combate ao racismo e discriminação no esporte (Secretaria de Esporte do Desporto e Lazer - Sedel)
Tarde
14h – Exposição Esporte na comunidade indígena
14h às 17h - Reunião com os coordenadores dos NEABI+ sobre a realização do evento e deliberação das indicações para o próximo encontro
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais