Ifap e Academia Amapaense de Letras assinam protocolo de intenções

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2024, 15h52 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 11h10
Ifap e Academia Amapaense de Letras assinam Protocolo de Intenções | Foto: Arquivo Edifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a Academia Amapaense de Letras assinaram no dia 22 de junho o Protocolo de Intenções entre as instituições visando aproximar a produção científica e literária da Academia junto à comunidade ifapiana e da sociedade em geral por meio da Editora do Ifap (Edifap). A assinatura aconteceu durante a cerimônia comemorativa pelos 70 anos da entidade literária.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, Welber Silva, a assinatura do protocolo “representa o primeiro passo de uma parceria que terá como fruto a publicação e divulgação de obras clássicas da cultura literária amapaense, que estará à disposição da sociedade”. Segundo ele, a partir de agora, “as instituições estarão caminhando juntas para promover espaços de divulgação e circulação de saberes diversos, por meio de feiras literárias, encontros acadêmicos, prêmios literários e obras", explicou.

Mesa diretora da Academia de Letras e representantes do Ifap | Foto: Arquivo Edifap

O reitor do Ifap, Romaro Silva, destacou que a intenção do Instituto por meio da Edifap neste protocolo é "potencializar a produção e o acervo da memória do Amapá e ao mesmo tempo fomentar a parte científica, cultural e histórica do estado". O reitor destacou que esta é a primeira possibilidade de trabalho entre as entidades e que o objetivo do Instituto é se tornar um canal de possibilidades e oportunidades para as instituições e para a população amapaense.

Para a supervisora da Editora do Ifap, Nayara Alves, a assinatura do protocolo traz benefícios às duas instituições. A expectativa é que nos próximos meses alguns trabalhos já sejam realizados em conjunto. “Esperamos a consolidação dessa parceria com excelentes frutos tanto à Edifap quanto para a Academia” destacou.

Segundo ela, há a “expectativa de em breve assinarmos o termo de cooperação técnica para que possamos realizar eventos de forma conjunta, inclusive a segunda edição do Tucuju Literário, bem como a publicação de obras de autores amapaenses, assim galgando destaque no cenário editorial”.

AAL

Fundada em 21 de junho de 1953, em homenagem ao dia do aniversário do escritor Machado de Assis, a Academia Amapaense de Letras é uma entidade civil, sem fins lucrativos e com o objetivo de promover o desenvolvimento literário, cultural, científico e artístico do Amapá.

Diretoria de Comunicação – Dicom