Ifap e Iapen assinam acordo para oferta de cursos a reeducandos do sistema prisional

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 16h40 | Última atualização em Quinta, 11 de Janeiro de 2024, 11h44

Ifap e Iapen assinam acordo de cooperação para cursos do Projeto 1,2,3 EJA | Foto: Jefferson Souza | Secom/Campus Macapá/Ifap

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen-AP) assinaram na manhã desta quinta-feira (21/12) o Termo de Cooperação Técnica para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a reeducandos do sistema prisional do estado. A oferta se dará por meio do Projeto 1,2,3 EJA do Ifap.

Por meio da parceria, será ofertado pelo Ifap o curso (FIC) de Assistente Financeiro, com carga horária total de 160h.   O público-alvo são os estudantes privados de liberdade, possibilitando aos reeducandos do instituto penitenciário uma qualificação profissional durante o período de cumprimento da pena, concomitante aos estudos regulares.

Assinatura reuniu equipes envolvidas no processo de construção do acordo | Foto: Jefferson Souza/Campus Macapá/Ifap

Participaram da assinatura o reitor em exercício do Ifap, professor Romaro Antonio Silva, e o diretor-presidente do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Júnior. A solenidade de assinatura contou ainda com os representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap (Proeppi), Welber Carlos Andrade da Silva e Alyne Cristina Sodré Lima; o coordenador-geral do Projeto 1,2,3 EJA, Ricardo Aires, acompanhado da equipe coordenadora do Polo Macapá

Gestores assinam acordo de cooperação | Foto: Jefferson Souza / Secom Campus Macapá

Por parte do Iapen-AP, estavam presentes a chefe interina da Unidade de Assistência Escolar e Profissional (UNAEP), Maria Elanes, e a coordenadora da Coordenadoria de Tratamento Penal (COTRAP), Anny Karolynne Oliveira Silva.

O diretor-presidente do Iapen disse ver com muita esperança a presença do Projeto 1,2,3 EJA e da educação no sistema penitenciário. Segundo Luiz Carlos, para a concretização da iniciativa foi “reunida uma equipe que acredita na educação como instrumento de transformação do ser humano, como também um mecanismo de melhoria do sistema”.

Para ele, o sistema prisional não deve apenas garantir o cumprimento das penas, mas deve permitir que as políticas públicas existentes de educação possam mudar a realidade  dos internos. “Vocês fazem parte desta nossa ideia de transformar vidas dentro do instituto [penitenciário]”, disse o diretor-presidente à equipe gestora do Projeto 1,2,3 EJA.

Já o reitor do Ifap, professor Romaro Silva, destacou que “o sistema prisional também é uma certa dívida do estado com a população”. Segundo ele, “na maioria das vezes as pessoas que adentram o sistema, por uma medida punitiva, por erros cometidos, os seus atos estão também diretamente relacionados à ausência do estado no fomento à educação”.

Neste sentido, para o reitor, o acordo de cooperação “é um marco para a nossa instituição” e abre portas para outras iniciativas que visem a ressocialização, bem como gera uma expectativa de que os reeducandos que ingressarão no curso de formação inicial e continuada possam vir a ingressar no futuro em cursos de formação técnica ou superior do Ifap.

Coordenação de Comunicação - Projeto 1,2,3 EJA