Ifap e Iapen assinam acordo para oferta de cursos a reeducandos do sistema prisional
Ifap e Iapen assinam acordo de cooperação para cursos do Projeto 1,2,3 EJA | Foto: Jefferson Souza | Secom/Campus Macapá/Ifap
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen-AP) assinaram na manhã desta quinta-feira (21/12) o Termo de Cooperação Técnica para oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a reeducandos do sistema prisional do estado. A oferta se dará por meio do Projeto 1,2,3 EJA do Ifap.
Por meio da parceria, será ofertado pelo Ifap o curso (FIC) de Assistente Financeiro, com carga horária total de 160h. O público-alvo são os estudantes privados de liberdade, possibilitando aos reeducandos do instituto penitenciário uma qualificação profissional durante o período de cumprimento da pena, concomitante aos estudos regulares.
Participaram da assinatura o reitor em exercício do Ifap, professor Romaro Antonio Silva, e o diretor-presidente do Iapen, delegado Luiz Carlos Gomes Júnior. A solenidade de assinatura contou ainda com os representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap (Proeppi), Welber Carlos Andrade da Silva e Alyne Cristina Sodré Lima; o coordenador-geral do Projeto 1,2,3 EJA, Ricardo Aires, acompanhado da equipe coordenadora do Polo Macapá.
Por parte do Iapen-AP, estavam presentes a chefe interina da Unidade de Assistência Escolar e Profissional (UNAEP), Maria Elanes, e a coordenadora da Coordenadoria de Tratamento Penal (COTRAP), Anny Karolynne Oliveira Silva.
O diretor-presidente do Iapen disse ver com muita esperança a presença do Projeto 1,2,3 EJA e da educação no sistema penitenciário. Segundo Luiz Carlos, para a concretização da iniciativa foi “reunida uma equipe que acredita na educação como instrumento de transformação do ser humano, como também um mecanismo de melhoria do sistema”.
Para ele, o sistema prisional não deve apenas garantir o cumprimento das penas, mas deve permitir que as políticas públicas existentes de educação possam mudar a realidade dos internos. “Vocês fazem parte desta nossa ideia de transformar vidas dentro do instituto [penitenciário]”, disse o diretor-presidente à equipe gestora do Projeto 1,2,3 EJA.
Já o reitor do Ifap, professor Romaro Silva, destacou que “o sistema prisional também é uma certa dívida do estado com a população”. Segundo ele, “na maioria das vezes as pessoas que adentram o sistema, por uma medida punitiva, por erros cometidos, os seus atos estão também diretamente relacionados à ausência do estado no fomento à educação”.
Neste sentido, para o reitor, o acordo de cooperação “é um marco para a nossa instituição” e abre portas para outras iniciativas que visem a ressocialização, bem como gera uma expectativa de que os reeducandos que ingressarão no curso de formação inicial e continuada possam vir a ingressar no futuro em cursos de formação técnica ou superior do Ifap.
Coordenação de Comunicação - Projeto 1,2,3 EJA
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais